Mandrágora
Mandragora officinarum L.
|
A mandrágora (Mandragora officinarum L.)
é uma planta da família das Solanaceae.
São-lhe atribuídas propriedades medicinais:
O uso da raiz da planta é muito antigo, encontrando-se citado nos textos bíblicos em Gênesis 30:14 e Cantares 7:13. Segundo lendas medievais, as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto; se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz "gritaria" tão alto que o mataria.
Outra lenda refere que a mandrágora
Na ficção
- Essa planta também foi citada por Shakespeare em Romeu e Julieta, e acredita-se que o remédio que Julieta tomou para fingir estar morta tenha sido extraído dela. Excerto da obra é citada no início da versão estendida de Jealousy (1990) da dupla Pet Shop Boys.
- Também é citada em Conquista Sangrenta (Flesh & Blood), filme dito como o primeiro dirigido por Paul Verhoeven nos Estados Unidos, mesmo sendo totalmente rodado na Europa. Em uma cena Steven, interpretado por Tom Burlinson e Agnes, Jennifer Jason Leigh, se apaixonam, logo após comer da raiz de mandrágora nascida do esperma caído ao chão de um homem nu enforcado.
- Também é citada em Harry Potter, onde são citadas suas raízes, que devido à aparência, deu-lhe a fama de se assemelhar a uma figura humana que grita ao ser retirada do solo. Na saga, poção de mandrágora pode curar petrificação.
- Na série Mahou Sentai Magiranger existe um personagem chamado Mandra Boy, que se assemelha a uma mandrágora, e que logo no terceiro episódio (no qual participa efetivamente) aparece sendo puxado de dentro de um vaso deixando suas raízes de fora. Isso faz o Mandra Boy soltar um grito ensurdecedor, deixando os Magiranger caídos no chão.
- Citada também no jogo Ragnarok para o computador, nele ela é um monstro que ataca com suas raízes, tem a aparência parecida com victreebel do anime Pokémon, mas com uma caveira no meio.
- Citada também no jogo Odin Sphere para o console Playstation 2, onde deve-se arrancá-las do solo para a confecção de poções com diferentes finalidades.
- No mangá (história em quadrinhos japonesa) Mx0, as mandrágoras assumem forma "humana" devido a estarem em um fictício campo mágico, também referindo-se ao fato da sua forma se assemelhar à figura humana.
Batata da mandrágora
Flores da mandrágora
Frutos mandrágora
Mandrágora fruto/semente
A planta mandrágora
Pablo Picasso
Li
Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário