"História do Café no Espirito Santo no Brasil e no Mundo"
(Pollyanna Demoner Zanotti /
Edilberto Moreira de Sousa Neto)
O CAFÉ E SUAS ORIGENS.
Arbusto da família das Rubináceas, gênero coffea, do qualhá várias espécies e variedades.Do ponto de vista econômico, as espécies mais importantes são a coffea arábica, vinda do planalto da Etiópia e a coffearobusta, vinda da floresta equatorial da África.Da coffea arábica vem as principais variedades cultivadas na América Central e do sul.O ponto de partida, apesar de todas as espécies se originarem na África,foi na Arábia.
O cafeeiro
foi introduzido no início do século XV
O café
é a semente do cafeeiro,
é a semente do cafeeiro,
arbusto de tronco delgado,
As flores perfumadas,
brancas como neve,
se destacam no verde brilhante das folhagens.
Os frutinhos surgem ao cair das pétalas e são verdes no início. Em seguida vão crescendo e à medida que crescem, tomam coloração amarela,vermelha,bem viva e posteriormente, vermelha escura.É parecida a cerejas, na cor e na forma.A terra roxa ou massapê, o clima quente e úmido foram as principais condições encontradas pelo café, no Brasil.
É difícil imaginar as grandes modificações que o café provocou na vida econômica e hábitos do povo ao entrar no nosso país.Seca todo o humor frio, fortifica o fígado, alivia os hidrópicos por sua qualidade purificante,igualmente soberana contra sarna e a corrupção do sangue, refresca o coração e o bater vital dele, alivia aqueles que tem dores de estômago e que tem falta de apetite, é igualmente bom para as disposições frias,úmidas do cérebro.
Apesar de excelentes qualidades
atribuídas à fruta exóticado Oriente,
não foi fácil a aceitação do café em centros
civilizados europeus no século XVI.
A começar pela sua origem.Vindo da Abissínia (Etiópia), no norte da África, terra de muçulmanos, exatamente da região de Kafka, de onde vem onome, o café era tido como alimento vindo do lado herege do mundo,junto a um“estimulante pecaminoso”,consumido por elementos pagãos que iam de contra a religião católica.
Além de razões religiosas,
também era temido devido a ameaça econômica,
pois os mercadores de vinho viam no café
um sério concorrente, passando a desacreditá-lo.
Frederico, o grande,
para melhor controlar o comércio em desenvolvimento,
tornou o monopólio estatal,hoje comercializado
somente pelo governo.
SUPOSIÇÕES SOBRE A ORIGEM DO CAFÉ.
Da descoberta da Etiópia – ao Brasil, o café levou em média cinco séculos.Graças a um pastor que notou diferenças no comportamento das ovelhas que comiam frutas vermelhas.Segundo a lenda, que em dado momento do século III depoisde cristo, um pastor de cabras, de nome kaldi, certa noite ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho.
Ao sair para as procurar, estas estavam saltitantes próximo a um arbusto, onde mastigavam frutos, dando estes estranha energia que Kaldi nunca vira antes.Dizem que ele próprio experimentou os frutos, se enchendo também de energia.Kaldi levou essa maravilhosa“dádiva divina”ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo ser “obra do demônio”.
O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos foram esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparadoos mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.
Notícias dos maravilhosos poderes
da bebida se espalharam de um monastério
a outro e aos poucos se espalhou por todo o mundo.
O livro “The Complete Book of Coffee” corrobora essa lenda,dando nomes aos personagens e explicando o surgimento do processo de torrefação e infusão do café para ser bebido.Este detalhe e muitos outros não são tratados neste artigo. No ano de 900, o valor medicinal do café era proclamado conforme registrado na antiga enciclopédia "Arab Scholar Avicenna ".
O britânico historiador Sir Henry Blount alega que os espartanos bebiam café, mas não há indícios claros com relação aeste fato.Toda história do café começa na Etiópia Central, no Iêmem, hoje Arábia, no século VI , quando a fruta era comida in natura. Na escola, Sir Henry, quando menino, ouviu também a lenda de pastor de cabras ,observando que os animais ficavam agitados efelizes, quando comiam a fruta parecida com cereja e então passou a experimentá-la
Da África foi em direção a Ásia. No século XIII, já era encontrado na Arábia, no século XVI começou a ser torrado e moído.Mas foram os pérsas os primeiros a fazerem a bebida.Diziam eles, que o café facilitava a digestão e aliviava o espírito.Enquanto isso, comerciantes europeus da Holanda,Alemanha e Itália certamente estavam exportando grãos e também tentando introduzir a lavoura em suas colônias.Os holandeses foram os primeiros a iniciar o cultivo comercial no Sri Lanka, em 1658, e então em Java, em 1699, e por volta de 1706, eles estavam exportando o primeiro café de Java e estendendo a produção para outras partes da Indonésia.
Em 1714, os holandeses bem-sucedidos presentearam LuísXIV da França com um pé de café que cresceu numa estufa em Versailles e quando deu frutos, as sementes foram espalhadas e as mudas foram levadas para o cultivo na ilha de Réunion, na época denominada de Ilha de Bourbon.A variedade de arbustos de café que se desenvolveu daquela árvore em Paris se tornou conhecida como o café de Borbon e foi a fonte original de grãos hoje conhecidos no Brasil, como Santos eno México como Oaxaca.
A ERRADICAÇÃO DO CAFÉ.
Mas sua verdadeira erradicação se deu em 1258, onde o café viajou para a Arábia, através do porto de Mocha, situada no Mar Vermelho.Espalhou juntamente com a cultura do Islam, pelo oriente médio. No século XVI ,espalhou pela Europa, onde era consumido por homens ricos, devido o controle do cultivo do café pertencerem aos árabes, que mantinham o controle no cultivo desta planta.Havia poucas árvores na Índia, que eram cultivadas por um peregrino muçulmano, mas era exportada ainda pelo porto de Mocha.
Depois do fim do domínio muçulmano na Europa e no oriente, os franceses notaram que podiam obter café da Índia e tentaram plantar no sul da França, mas as mudas não agüentaram, devido a geadas. No século XVII, os holandeses levaram da Índia mudasde planta para o Ceilão e região a leste da Índia, onde o solo vulcanizado de Java se mostrou perfeito para a espalhagem do café.
O CAFÉ NA EUROPA.
Entrou na cidade de Veneza primeiramente, grande mercado de especiarias e artigos de luxo, centro difusor de produtos finos distribuídos a cortes européias. Depois, os países interessados e que dispunham de frotas,como no caso da Holanda, Inglaterra, França e Portugal, passarama trazê-lo da África, através de navegações que então aconteciam por oceanos Indico e Atlântico.
Em Londres, foi tão imensa sua aceitabilidade, que foi originado na época os coffe-houses, sendo ponto de encontro de altos comerciantes , banqueiros ,políticos e intelectuais.Se tem idéia de aproximadamente 3000 coffee-houses por volta de 1708, todas localizadas em Londres.
Prosseguiu na Itália, França e em Portugal,
Vincent van Gogh
Café Terrasse - 1887
É só lembrar o Café Procope,de Paris,
ponto de reunião dos célebres revolucionários franceses.
Na Alemanha, a moda do café teve tanta repercussão, que ocompositor Johann Sebastian Bach compôs, em 1732, a "Cantata do Café" , em que exaltava as qualidades da bebida. No início do século XVIII, o produto já era aceito por muitas pessoas, fornecido por plantações do Haiti, colônia Francesa, que estimulara o cultivo em grande escala. ponto de reunião dos célebres revolucionários franceses.
Embora muito divulgado,
o produto não foi banalizado.
Guardou um forte apelo de bebida exótica,
rara e cobiçada.
O PRIMEIRO COFEE-HOUSE.
Em 1650, o primeiro coffee-house abriu suas portas em Oxford , Inglaterra , seu proprietário, um turco-judeu chamado Jacob. Na França, o primeiro coffee-house abriu em 1672. Por volta de 1843, havia uns milhares de coffee-houses, em praticamente toda a Europa e as colônias americanas.
Na América nessa época, somente umas pequenas quantidades de grãos de café foram importadas para as colônias.Foram introduzidos grãos por holandeses e Franceses, em grande quantidade, e coffee-houses foram abertos em NovaYork ,Boston, Baltimore, Filadélfia, e em outras partes.
A maioria eram mais como tavernas do que os coffee-houses genuínos, que serviram não somente o café mas também o chocolate, as cervejas inglesas e os vinhos.Alugavam também quartos aos marinheiros e aos viajantes.
Um coffee-house famoso em Nova Inglaterra era o Green Dragon, em Boston.Ele era popular com os oficiais britânicos, mas com o passar dos anos, veio ser o lugar de recolhimento de JohnAdams,Paul Revere e outros revolucionários.
História do Café no Espírito Santo no Brasil e no Mundo
Apanhado geral sobre como o café chegou
ao estado do Espírito Santo.
Li
Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/21132678/
Historia-do-Cafe-no-Espirito-Santo-no-Brasil-e-no-Mundo
Historia-do-Cafe-no-Espirito-Santo-no-Brasil-e-no-Mundo
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário