Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.
Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.
A flor de borago, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas
Margarida (Bellis perennis): suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos. Floresomestíveis - letr |
Abobrinha e Abóbora - São as mais conhecidas, também conhecidas como flor de cambuquira. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.
|
Agave americana - Planta das américas Central e do Sul: sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida da qual, destilada, origina-se a tequila ou o mescal.
|
Allium schoenoprasum - É a popular cebolinha, ou, como chamam os ingleses, chives, usada em salada. |
Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão - Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.
|
Althaea rósea - De origem chinesa, é também chamada de rosa-de-Jericó. Suas flores são grandes, e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas, e a cor de vinho para escurecer o vinho. |
Amor-Perfeito - Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.
|
Anethum graveolens - Conhecido também como endro ou aneto, e os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor. |
Anthemis tinctoria, ou camomila amarela - Vinda do sul e centro da Europa, sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.
|
- Averrhoa carambola, ou carambola - Suas flores são usadas em saladas; seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem formato de uma estrela. Podemos fazer suco para beber. Seu suco é bom para tirar manchas das mãos e de roupas. No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses a trouxeram da Índia, e sua origem provável é africana. De seu fruto verde fazem-se picles. |
Flores Comestíveis - letra B |
- Bauhinia purpúrea - Suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea, e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.
|
- Borago - As pétalas formam uma estrela de 5 pontas, de cor violeta. Boa para saladas e aromatizar vinagres.
|
- Borago officinalis, ou borragem - As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.
|
Flores Comestíveis - letra C |
- Calendula officinalis - É a popular calêndula. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão; usada também como corante de manteiga e queijo.
|
- Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.
|
Curcubita pepo Duchesne - É a nossa conhecida abóbora. Podemos comer suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha, ou ainda recheada de queijo forte, ou ainda em sopa, especialmente a de milho.
|
Flores Comestíveis - letra D |
Dianthus cayophyllus - É a nossa conhecida cravina. Suas flores podem ser digeridas em saladas, torta de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podemos enfeitar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.
|
Flores Comestíveis - letra H |
Helianthus annuus, ou o famoso girassol - Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos, e suas flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos.Cura Sinusite
|
Flores Comestíveis - letra M |
Myrtus communis - É a murta, e suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.
|
Flores Comestíveis - letra N |
Nastúrcio (Capuchinha)- Sua origem é peruana, sendo levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.
|
Flores Comestíveis - letra P |
Pelargonium capitatum, ou gerânio - Muito usado em saladas.
|
Flores Comestíveis - letra R |
Rosa - Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada; Em cremes e mousses, combinadas com suco de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico.
|
Flores Comestíveis - letra T |
- Tabebuia heptapyla - É o ipê-rosa ou piúva. A flor cor-de-rosa é comestível. Planta da Mata Atlântica e floresce de junho a setembro. |
Tabebuia impetiginosa, ou ipê-roxo - Como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.
|
- Tropaealum majus - Também conhecida como chaguinha ou capuchinho. De flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. Começaram a ser usadas no Oriente; flores, folhas e semente têm gosto apimentado.
|
Flores Comestíveis - letra V |
Viola odorata - Violeta verdadeira (não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em saladas; cristalizada, usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.
Mini-Jardim de Flores Comestíveis - Linha Jardim de Flores
Agora você pode cultivar em casa suas próprias flores comestíveis, com a certeza que estarão livres de agrotóxicos ou produtos químicos. E o que é melhor: mesmo em pequenos espaços, até mesmo na sacada ou varanda do apartamento! O Mini-Jardim de Flores Comestíveis permite o cultivo de 8 tipos diferentes de flores, de forma organizada e prática, ocupando pouco espaço.
E se você tem mais espaço disponível, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas!
O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte. O conjunto de suporte e vasos é bem leve e delicado.
Com o Mini-Jardim de Flores Comestíveis você leva a natureza para sua casa e ainda produz lindas flores comestíveis mesmo em pequenos espaços!
O Mini-Jardim de Flores Comestíveis contém:
01 suporte plástico na cor verde - medidas 38 cm X 27 cm
08 vasos plásticos nº1 na cor verde - medidas: 10 cm de diâmetro (boca) e 8 cm de altura
08 envelopes de Sementes Isla (01 Goivos, 01 Amor-Perfeito Crespo Sortido, 01 Capuchinha Anâ Singela, 01 Áster Pluma de Avestruz, 01 Calendula Dobrada sortida, 01 Centáurea Cyanus, 01 Cravina Anã Singela e 01 Hesperis Matronalis Sortida)
01 folheto explicativo
Atenção: Fotos meramente ilustrativas. Os substratos e as mudas plantadas não acompanham o conjunto
Orientações de Plantio:
1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:
* 1 parte de terra vegetal
* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)
* 1 parte de areia
Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)
2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar.
3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.
4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.
Como Cuidar de seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis:
* Quanto ao local para colocar seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis, procure, se possível, um lugar onde haja a incidência de sol por três horas diárias. Pode até ser uma sacada ou a varanda do apartamento. O sol da manhã é o melhor para as plantas. E lembre-se: as flores são delicadas e devem ser protegidas contra ventos fortes.
* Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O tempo de germinação de cada planta varia (veja no verso das embalagens das sementes), bem como o tempo para floração. Use sempre as informações do envelope.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, pois o excesso de umidade facilita a proliferação de fungos e pode apodrecer as raízes.
* Os principais inimigos que atacam as plantas são os fungos, pulgões e as cochonilhas.
Fungos podem ser evitados tomando cuidado para não exagerar nas regas. Muita umidade favorece seu surgimento. Já as cochonilhas e os pulgões são pequenos insetos que se alojam geralmente nas folhas e sugam a seiva da planta. As cochonilhas ainda liberam uma substância que deixa as folhas com aparência de enceradas, atraindo fungos e formigas.
Eles podem ser combatidos com receitas naturais, como calda de fumo, chá de cavalinha e emulsão de óleo.
Adubações periódicas devem ser feitas com adubo orgânico a cada 30 dias. Atenção: nunca use produtos químicos ou inseticidas nas plantas.
Conheça as flores
que compõem seu Mini Jardim
de Flores Comestíveis:
Goivos Dez Semanas Sortido Anão
Nome Científico: Matthiola incana; sin.: Cheiranthus incanus
Nomes Populares: Goivo, goivo anão
Amor-perfeito Crespo Sortido
Nome Científico: Viola tricolor
Nomes Populares: Amor-perfeito crespo, violeta-borboleta, pensamento
Capuchinha Anã Singela Sortida
Nome Científico: Tropaeolum majus
Nomes Populares: Capuchinha, nastúrcio, chagas
Áster Pluma de Avestruz Sortida
Nome Científico: Callistephus chinensis, Áster chinensis
Nomes Populares: Áster, rainha-margarida, áster-da-China
Calêndula Dobrada Sortida
Nome Científico: Calendula officinalis
Nomes Populares: Calêndula, mal-me-quer, maravilha-do-jardim
Centáurea Cyanus Sortida
Nome Científico: Centaurea cyanus
Nomes Populares: Centáurea, botão de bacharel
Cravina Anã Singela Sortida
Nome Científico: Dianthus chinensis
Nomes Populares: Cravo-da-China, tapete persa
Hesperis Matronalis Sortida
Nome Científico: Hesperis matronalis
Nomes Populares: Hespéris, violeta-das-damas, juliana-dos-jardins, mãe-da-noite
|
|