sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O homem que plantava arvores (portugues) Parte 1.avi



Enviado por em 02/11/2010

O homem que plantava arvores (portugues) Parte 2.avi


Enviado por em 22/10/2010

O Home que Plantava Árvores

Categoria:Educação

Licença padrão do YouTube

O Homem que Plantava Arvores.wmv



Enviado por em 22/10/2010

O Home que Plantava Árvores

Categoria:

Educação

Palavras-chave:

Licença:

Licença padrão do YouTube

Neutralização de Carbono com plantio de Árvores


Enviado por em 30/08/2011

Neutralização de Carbono com plantio de árvores, Hoje em Dia

Categoria:

Sem fins lucrativos/ativismo

Palavras-chave:

Licença:

Licença padrão do YouTube

Mudas produzidas em tubetes plástico.

Enviado por em 16/09/2011

Vídeo: Resposta ao e-mail.
01) Produzir mudas de café é como produzir mudas de árvores nativas?
Resposta de Solano Aquino
Hoje as mudas são produzidas em substratos próprios para cada espécie e em tubetes plásticos, garantindo a qualidade da muda e um melhor desenvolvimento a campo.

Categoria:

Sem fins lucrativos/ativismo

Palavras-chave:

Licença:

Licença padrão do YouTube

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FLORES COMESTÍVEIS


  • Flores Gourmets

     
    O assunto realmente não é novo mas continua ficando lindo a mesa...

    Flores Comestíveis!
    Na verdade já nos alimentamos regularmente de outras flores como o Brócolis, Couve-flor e Alcachofra mas pouco adicionamos pequenas flores em nossos pratos abandonando uma opção saudável e bastante colorida.
    O mais engraçado que a maioria delas se desenvolve bem em um bom vaso de barro maiorzinho, ou seja, uma varanda e você pode colher suas próprias flores.


    Antes de qualquer coisa é importante frizar que as flores cultivadas como ornamentais apresentam vários produtos impróprios para consumo humano como fertilizantes e inseticidas. As flores cultivadas para consumo seguem o mesmo processo de outras hortaliças e legumes aí sim para o consumo humano. Atualmente nas feiras livres tem sido bem fácil achar flores comestíveis ou uma opção é plantá-las!

    Mão a terra e cores no prato!!!

    Mas preste bem atenção,procure conhecer bem as plantas pois algumas podem ser tóxicas.

    As Flores deliciosas...


    Capuchinha (Tropaeolum majus)
    Dizem que seu uso foi descoberto com a nouvelle cuisine... hoje é a mais utilizada. Muito rica em vitamina C e Vitamina A, alem de Carotenóide.
    Planta perene. Fácil de cultivar e muito coloridas. Sementes também utilizadas como "pimenta".

    Capuchinha (Tropaeolum majus): os gourmets costumam usar as flores em saladas, no lugar da pimenta. As flores vermelhas, amarelas e laranja podem ser ainda recheadas com queijo e cebolinha-francesa. 

    Planta inteira comestível. 

    Requer bastante sol.
    Muito utilizada para saladas frescas, recheadas, cristalizadas, como guarnição. Gosto apimentado, alguns dizem lembrar Agrião.

    Rosas

    O cultivo das rosas é bem fácil mas o problema está nas formigas! Apaixonadas por rosas, elas tendem a devastar a roseira. Tome uma atitude e proteja sua roseira, a opção de um anel de tecido e graxa pode parecer estranho mas é bem eficiente.
    Suas pétalas são muito utilizadas em xaropes, decoração de doces e salgados, geleias, sorvetes, manteigas e até gelos. A água de rosas é um uso tradicional para suas pétalas.

     











    Lavanda
    Plantio comum sem muitas exigências, requer min. 4 horas de sol.
    Utilizada para chás, bolos, biscoitos, xaropes, cheescakes, vinho, vinagretes entre outros. A lavanda tem um sabor peculiar com alguma lembrança cítrica.
    Violetas

    Violetas (var. Viola odorata)
    A var. Viola odorata foi a primeira espécie a chegar no Brasil pelo seu uso na culinária. Suas pétalas açucaradas eram um tradicional acompanhamento para chás e cafés.

    Planta resistente, facilmente multiplicável por suas folhas.
    Usada em doces, chás, bolos, geleias, manteigas aromáticas ou guarnições. Ah, mastigar a flor de violeta é bom para limpar a voz e os pulmões - E cante feliz!


    Amor perfeito
    Flores comestíveis.
    Flores mais delicadas, são boas para adornar até serem "degustadas". Usam também em sopas (no final, ao serem servidas navegando), doces, saladas de frutas. Seu sabor é ligeiramente adocicado.

    Hibiscos (Hibiscus sabdariffa lineo)
     

    O Hibisco é uma planta riquissima em usos que atravessou a história.

    De origem Asiatica hoje se tornou comum em muitos solos como no México, Jamaica, Sri Lanka. Tem gente que chega a chamá-los de nativos, tamanho o tempo que convivem com essas flores confundindo a cabeça até dos locais!
    Usa-se o cálice seco e pétalas.

    Também em saladas, bebidas, geleias e xaropes. Seu uso deve ser comedido pois ele é um pouco acido e de sabor bem marcante.
















  • Flor de cebolinha
    Bom cultivo em vasos menores.
    Sabor levemente acebolado, bom para "enriquecer" o sabor.

    Flor de Alho
    Mesma linha de uso da Flor de Cebolinha.

    Dente de leão
    Sol e espaço, gosta de solos drenados.
    Utilizar as flores jovens em saladas. Sabor doce, parecido com mel.

    Girassol

    O cultivo do girassol ''e bem simples e requer bastante sol.

    O Girassol precisa de espaço para crescer, abuse de bons vasos.
    Pétalas comestíveis pois o pólem pode causar alergia a pessoas que tem tendência..

    As pétalas tem um sabor levemente agridoce, usa-se passar pelo vapor alguns segundos para tirar o amargo, mas eu uso muito agua e sal (igual as beringelas).

    - Os capítulos ,que muitos chamam de sementes, quando frescos,dão um leite da melhor qualidade - bom para quem está amamentando, pois fortalece e aumenta em volume e a qualidade. Basta bater-los no liquidificador com um pouco água filtrada(depois de bem lavados,claro) - Coe e acrescente mais água se estiver muito grosso -Adoce e adore!


    Flores de abóbora
    Flor da abobrinha (Cucurbita pepo): as flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas
    As abóboras ocupam um grande espaço para crescer mas também crescem sobre qualquer coisa! As flores devem ser colhidas logo cedo para não murcharem.
    A resistência das flores é excelente para serem recheá-las.



    Cravos
    Pesquisando mais detalhadamente vi que dá tanta variedade que sinceramente dá um post completo... por hora...
    Cravo (Dianthus Sp): as pétalas das flores, que nascem no verão, são usadas em saladas de fruta. Também podem ser passadas pelo processador e misturadas com creme de leite ou nata  


    Flores de temperos tradicionais
    Você também pode usar as flores do Alecrim e Manjericão para saladas. Normalmente nos atemos só as folhas e esquecemos as flores!

    Ainda achei mas nunca provei... Gerânios, Borago, Camomila (só chá), Calêndula (olha, mais que chá e travesseiros de Visconde de Mauá), Cravos, cravos, cravos de tudo que é tipo de pétalas e cores, Petunia, Anthirrinum majus... e mais uma infinidade. Vale a pena começar a se aprofundar no assunto. Existem livros fascinantes!

    ***Achei também este video com a herborista Sabrina Jeha, do Viveiro orgânico Sabor da Fazenda, para o Globo Rural. O vídeo é sobre capuchinhas, amor-perfeito e calêndulas.

    Na culinária


    Pizza de Flores de Abóbora
    Uma maravilhosa ideia para toppings de pizza é muzzarella de bufala e flores de abóbora. A criançada adora colher e preparar a pizza... comer então! O preparo é bem fácil, cubra a pizza com flores de abóbora, a muzzarella em pedaços e um fio de azeite por cima e já pro forno... voilá! A pizza está pronta!!!

    Outras ideias tentadoras:
    Tartar de salmão com Capuchinha
    Saladas verdes com flores
    Vinagrete de Maracujá e flores de Amor-perfeito
    Geleia de Rosas
    Gelatina de agua de flor de Azahar
    Salada de Crisantêmos
    Ai... quanta beleza deliciosa...



FLores para todos os gostos e paladares!

Não é do conhecimento de muitos, mas estamos cercados de flores em nossos jardins e na natureza que servem tanto para agradar aos olhos quanto ao paladar.

Como servir as Flores?

  •      - Saladas de flores;
  •      - Decorar saladas com flores;
  •      - Decorar pratos com flores;
  •      - Repelir Insectos (Crisantemo);
  • As pétalas de certas flores 
    podem ser tomadas como calmantes
    ou até antidepressivos, 
    e sem os efeitos colaterais 
    que trazem os fármacos químicos.
  • warning40.gif (23336 bytes)Muita atenção! É preciso ter algum conhecimento para utilizar flores na culinária ou infusões, pois algumas são venenosas, tóxicas ou até mortais. Na dúvida não as utilize. Ou consulte algum especista em botánica.

Muitas flores servem tanto na alta culinária para tornar mais belos e atraentes nossos pratos como na medicina popular como tratamento para diversas moléstias como a ansiedade e a insónia.

Mas temos que tomar cuidado, pois muitas plantas são venenosas e mortais para os seres humanos. assunto esse que vamos tratar a seguir.

Viola ou Amor Perfeito
 As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido

Anthirrinum majus:  
De sabor suave a ligeiramente amargo. Para usar como guarnição ou adorno

 Calêndula:
 De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.  

 Camomila:
 Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor identico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis

 Capuchinha:
   O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.

 Cravina: 
 As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse. 

 Cravo Túnico alto dobrado:
 De sabor ligeiramente amargo as pétalas das flores de cor amarelo-limão e cor tangerina são as mais apreciadas. 

 Gerânio ou Sardinheira:
 As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado 

 Girassol:
 Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reacções alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agri-doce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água.

 Petúnia:
 As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição. 

 Primulas: 
Planta de flor comestível
As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado. 

 Violetas:
 As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açucar.

 Veja mais sobre plantas medicinais
na secção
Ervas Medicinais!

)

A tendência de utilizar flores e pétalas na gastronomia vem crescendo nos últimos anos.
As flores comestíveis têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa.
Aqui você vai conhecer dez espécies que podem ser cultivadas no seu jardim. .


Calêndula
  - Calêndula (Calendula officinalis): as pétalas desta flor rústica têm um sabor amargo e um pouco picante. Use-as cruas em saladas agridoces e salgadas. As pétalas também são um complemento especial para sobremesas à base de ovo como pudins e bolos ou podem ser corante para quiches, arroz, iogurte e queijos. As pétalas combinadas com as folhas são bons aromatizantes para bebidas.




2 Gerânio (Pelargonium sp): várias espécies de gerânios se diferenciam pelas  fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral.





Rosa (Rosa sp): passe no processador as pétalas de rosas e dê um toque a doces, doces em caldas e geleias. Inteiras, as pétalas são usadas em saladas de fruta ou em molhos com frutos do mar. Os botões de rosa podem ser conservados em vinagre como pickles.


   - Tulipa (Tulipa Sp): são comestíveis não só os bulbos mas também as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com purê de batata, atum ou cebolinha-francesa.

Lavanda (Lavandula officinalis): estas pequenas flores são excelentes aromatizantes para pães recheados, tortas doces e bolos. Basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.

Violeta (Viola odorata): são as preferidas da pastelaria francesa. As flores cristalizadas são usadas como geleia ou recheio de bombom. Além disso, são usadas para fazer licor. 

Primulas
Violetas

Flores Comestíveis

Flores Comestíveis - Curiosidades

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.
A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta selecção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.

Flores Comestíveis - Dicas Gastronómicas e Culinárias

Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores.
Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.

Faça cubos de gelo com flores.

Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.


Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.

Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

A flor de borago, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas

 Margarida (Bellis perennis): suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos.

Floresomestíveis - letr

Abobrinha e Abóbora - São as mais conhecidas, também conhecidas como flor de cambuquira. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.

Agave americana - Planta das américas Central e do Sul: sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida da qual, destilada, origina-se a tequila ou o mescal.

Allium schoenoprasum - É a popular cebolinha, ou, como chamam os ingleses, chives, usada em salada.

Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão - Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

Althaea rósea - De origem chinesa, é também chamada de rosa-de-Jericó. Suas flores são grandes, e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas, e a cor de vinho para escurecer o vinho.

Amor-Perfeito - Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Anethum graveolens - Conhecido também como endro ou aneto, e os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.
Anthemis tinctoria, ou camomila amarela - Vinda do sul e centro da Europa, sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.

- Averrhoa carambola, ou carambola - Suas flores são usadas em saladas; seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem formato de uma estrela. Podemos fazer suco para beber. Seu suco é bom para tirar manchas das mãos e de roupas. No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses a trouxeram da Índia, e sua origem provável é africana. De seu fruto verde fazem-se picles.

Flores Comestíveis - letra B

- Bauhinia purpúrea - Suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea, e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.

- Borago - As pétalas formam uma estrela de 5 pontas, de cor violeta. Boa para saladas e aromatizar vinagres.

- Borago officinalis, ou borragem - As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.

Flores Comestíveis - letra C

- Calendula officinalis - É a popular calêndula. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão; usada também como corante de manteiga e queijo.

- Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Curcubita pepo Duchesne - É a nossa conhecida abóbora. Podemos comer suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha, ou ainda recheada de queijo forte, ou ainda em sopa, especialmente a de milho.

Flores Comestíveis - letra D

Dianthus cayophyllus - É a nossa conhecida cravina. Suas flores podem ser digeridas em saladas, torta de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podemos enfeitar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Flores Comestíveis - letra H

Helianthus annuus, ou o famoso girassol - Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos, e suas flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos.Cura Sinusite

Flores Comestíveis - letra M

Myrtus communis - É a murta, e suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.

Flores Comestíveis - letra N

Nastúrcio (Capuchinha)- Sua origem é peruana, sendo levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.

Flores Comestíveis - letra P

Pelargonium capitatum, ou gerânio - Muito usado em saladas.

Flores Comestíveis - letra R

Rosa - Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada; Em cremes e mousses, combinadas com suco de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico. 

Flores Comestíveis - letra T

- Tabebuia heptapyla - É o ipê-rosa ou piúva. A flor cor-de-rosa é comestível. Planta da Mata Atlântica e floresce de junho a setembro.
Tabebuia impetiginosa, ou ipê-roxo - Como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

- Tropaealum majus - Também conhecida como chaguinha ou capuchinho. De flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. Começaram a ser usadas no Oriente; flores, folhas e semente têm gosto apimentado.

Flores Comestíveis - letra V

Viola odorata - Violeta verdadeira (não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em saladas; cristalizada, usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Mini-Jardim de Flores Comestíveis - Linha Jardim de Flores
Agora você pode cultivar em casa suas próprias flores comestíveis, com a certeza que estarão livres de agrotóxicos ou produtos químicos. E o que é melhor: mesmo em pequenos espaços, até mesmo na sacada ou varanda do apartamento! O Mini-Jardim de Flores Comestíveis permite o cultivo de 8 tipos diferentes de flores, de forma organizada e prática, ocupando pouco espaço.


E se você tem mais espaço disponível, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas!

O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte. O conjunto de suporte e vasos é bem leve e delicado.
Com o Mini-Jardim de Flores Comestíveis você leva a natureza para sua casa e ainda produz lindas flores comestíveis mesmo em pequenos espaços!
O Mini-Jardim de Flores Comestíveis contém:

01 suporte plástico na cor verde - medidas 38 cm X 27 cm
08 vasos plásticos nº1 na cor verde - medidas: 10 cm de diâmetro (boca) e 8 cm de altura
08 envelopes de Sementes Isla  (01 Goivos, 01 Amor-Perfeito Crespo Sortido, 01 Capuchinha Anâ Singela, 01 Áster Pluma de Avestruz, 01 Calendula Dobrada sortida, 01 Centáurea Cyanus, 01 Cravina Anã Singela e 01 Hesperis Matronalis Sortida)
01 folheto explicativo
Atenção: Fotos meramente ilustrativas. Os substratos e as mudas plantadas não acompanham o conjunto
Orientações de Plantio:
1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:


* 1 parte de terra vegetal
* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)
* 1 parte de areia
Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)
2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar.
3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.
4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.
Como Cuidar de seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis:


* Quanto ao local para colocar seu Mini-Jardim de Flores Comestíveis, procure, se possível, um lugar onde haja a incidência de sol por três horas diárias. Pode até ser uma sacada ou a varanda do apartamento. O sol da manhã é o melhor para as plantas. E lembre-se: as flores são delicadas e devem ser protegidas contra ventos fortes.
* Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O tempo de germinação de cada planta varia (veja no verso das embalagens das sementes), bem como o tempo para floração. Use sempre as informações do envelope.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, pois o excesso de umidade facilita a proliferação de fungos e pode apodrecer as raízes.

* Os principais inimigos que atacam as plantas são os fungos, pulgões e as cochonilhas.
Fungos podem ser evitados tomando cuidado para não exagerar nas regas. Muita umidade favorece seu surgimento. Já as cochonilhas e os pulgões são pequenos insetos que se alojam geralmente nas folhas e sugam a seiva da planta. As cochonilhas ainda liberam uma substância que deixa as folhas com aparência de enceradas, atraindo fungos e formigas.
Eles podem ser combatidos com receitas naturais, como calda de fumo, chá de cavalinha e emulsão de óleo. 
Veja mais receitas naturais
para combater pragas no site 
www.jardimdeflores.com.br   
Adubações periódicas devem ser feitas com adubo orgânico a cada 30 dias. Atenção: nunca use produtos químicos ou inseticidas nas plantas.

Conheça as flores 
que compõem seu Mini Jardim 
de Flores Comestíveis:

Flores Comestíveis
Goivos Dez Semanas Sortido Anão
Nome Científico: Matthiola incana; sin.: Cheiranthus incanus
Nomes Populares: Goivo, goivo anão

Amor-perfeito Crespo Sortido
Nome Científico: Viola tricolor
Nomes Populares: Amor-perfeito crespo, violeta-borboleta, pensamento

Capuchinha Anã Singela Sortida
Nome Científico: Tropaeolum majus
Nomes Populares: Capuchinha, nastúrcio, chagas

Áster Pluma de Avestruz Sortida
Nome Científico: Callistephus chinensis, Áster chinensis
Nomes Populares: Áster, rainha-margarida, áster-da-China

Calêndula Dobrada Sortida
Nome Científico: Calendula officinalis
Nomes Populares: Calêndula, mal-me-quer, maravilha-do-jardim

Centáurea Cyanus Sortida
Nome Científico: Centaurea cyanus
Nomes Populares: Centáurea, botão de bacharel

Cravina Anã Singela Sortida
Nome Científico: Dianthus chinensis
Nomes Populares: Cravo-da-China, tapete persa

Hesperis  Matronalis Sortida
Nome Científico: Hesperis  matronalis
Nomes Populares: Hespéris, violeta-das-damas, juliana-dos-jardins, mãe-da-noite



 
 Fonte
PLANTAR'TE
 http://feeds.feedburner.com/IdeiasPlantadas
http://www.laborall.eu/flores.htm
http://www.floresrosas.com.pt/flores-comestiveis.htm 
http://www.lojadojardim.com/Produto-A---Kits-para-Cultivo-Mini-Jardim-Mini-Jardim-de-Flores-Comestiveis-versao-565-600.aspx