sábado, 22 de fevereiro de 2014

FRUTAS AMARELAS - BENEFÍCIOS


Frutas Amarelas - 2min.

As Cores Amarelas de Nossas Frutas!

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405


 
frutas amarelas
 

Nos alimentos de cor amarela há antioxidantes em comum ajudando assim a saúde dos nossos olhos. Cada fruta de cor amarelado têm uma ou mais substâncias que beneficiam diferentes funções do nosso organismo.

Esses alimentos têm algo em comum e ao consumir de formas variadas eles podem trazer um mesmo benefício: a proteção da visão.

Frutas como pêra, banana, melão amarelo, entre outras frutas, contêm zeaxantina e luteína, caratenóides que reforçam as proteções do sistema imunológico, com grande ação antioxidante na área dos olhos, reduzindo assim as infecções, catarata e até mesmo uma possível cegueira.

Em relação ao maracujá foram feitas pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que comprovam que ele realmente acalma e ainda age como antioxidante. Foram estudados quatro tipos de frutas, inclusive o maracujá azedo, o mais consumido no Brasil em forma de sucos.
Esse efeito calmante se deve à presença de alcalóides, que tem propriedade anti-hipertensiva. Passiflorina é o nome de um dos alcalóides presentes no maracujá, indicados nos casos de insônia, estresse, pressão alta e ansiedade.

As substâncias sedativas estão em maior quantidade nas folhas, por isso, chás preparados com essa parte da planta também agem como calmantes. Podem aliviar até dores de cabeça, já que dilatam os vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação no cérebro e baixando a pressão arterial.
As sementes do maracujá possuem ótimas quantidades de ácidos graxos poli-insaturados, como ácido linoléico (ômega 6) e palmítico, e menor quantidade de linolênico (ômega 3). Essas substâncias ajudam na manutenção das membranas celulares e da transmissão dos impulsos nervosos. As sementes podem ser incluídas em receitas de tortas, molhos e bolos.

Até a casca da fruta pode ser aproveitada em forma de farinha, que é capaz de diminuir a glicose sanguínea e o colesterol. A farinha de maracujá é rica em pectina que retarda o esvaziamento gástrico, melhorando o trânsito intestinal e controlando a glicemia, sendo assim aliada dos diabéticos.

O abacaxi tem como principal função melhorar a digestão, amenizando assim a sensação de peso no estômago e previne a prisão de ventre. A bromelina é a substância responsável por facilitar esse processo digestivo, é uma enzima que participa das reações bioquímicas, acelerando assim a digestão.
A bromelina age no estômago quebrando as proteínas ingerida e também ativa a circulação sanguínea. Concentra-se no miolo do abacaxi, a parte central e mais durinha da fruta.

A banana é rica em potássio sendo uma aliada da saúde do coração. Um estudo publicado na revista americana Archives of Internal Medicine, feito com quase 3 mil pessoas, mostrou que aumentar a ingestão de potássio e restringir a de sódio diminui em até 50% os problemas causados pela hipertensão, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.

Uma banana média fornece um terço da necessidade diária recomendada de potássio. Estudos comprovam a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive do coração. Há ainda duas substâncias que promovem o bem-estar: o aminoácido triptofano e a vitamina B6. Ambos os nutrientes participam da produção de seretonina, hormônio que causa sensação de relaxamento e melhora do humor.

No melão os nutrientes obtidos são diferentes de acordo com o tipo de melão escolhido: há uma boa quantidade de betacaroteno no melão cantalupo, o melão amarelo há luteína e zeaxantina.
Os dois tipos são compostos de muita água, eliminando assim a retenção de líquidos no organismo, e consequentemente, combatendo inchaços. O melão cantalupo oferece maior quantidade de vitamina C, que ajuda na formação de colágeno (proteína que sustenta pele e ossos) e de potássio, mineral que controla a quantidade de água nas células.

O melão é rico em vitaminas A e do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e potássio. É calmante, diurético e anticoagulante, regulando o funcionamento intestinal e pode prevenir problemas hepáticos.

No pêssego há betacaroteno, luteína e zeaxantina antioxidantes que auxiliam na proteção da saúde dos olhos é triplicada: enquanto o betacaroteno transforma-se em vitamina A, que previne a cegueira noturna e a conjutivite, a luteína e a zeaxantina reduzem o risco de catarata e infecções.
O pêssego é rico em fibras, carboidratos, vitaminas do complexo B, fósforo, manganês, cobre e iodo. Age como diurético e desintoxicante e é excelente para prevenir problemas pulmonares. Também tem vitamina B3, conhecida como niacina, essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

A pêra contêm mais fibras que a maçã e é uma ótima opção para regular o funcionamento do intestino e controla as taxas de colesterol. A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal. Mesmo não sendo ingerida e absorvida pelo corpo humano, possui uma nobre função reguladora e é indispensável ao organismo.

A fibra presente na pêra é a do tipo solúvel, que dissolve-se em água, formando um gel viscoso. Esse gel permanece por mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade. Também absorve toxinas, mantendo o tubo digestivo saudável.

 Carambola

Carambola é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, chamada de Averrhoa carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.
 
 
 Carambola
Classificação científica
 
 
 
Carambola
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Oxalidaceae
Gênero: Averrhoa
Espécie: Averrhoa carambola




 

A árvore da carambola  é de crescimento lento (perene) e caracteriza-se por ter tronco curto e bastante ramificado, possui uma forma espessa e suas folhas decíduas estão dispostas em espiral. Conseguem alcançar até 15 metros de altura aos 25 anos de idade. Os frutos são vistosos, com uma forma oblonga, possuem uma pele fina que varia de verde a amarelo, dependendo do grau de maturação. Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos. É um fruto adstringente e suculento com sabor doce e azedo. Cortado em fatias em secção transversal o fruto tem a forma de uma estrela.


A fruta é muito apreciada por ser saborosa, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e por conter baixas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g). A carambola ainda é rica em antioxidantes, por ser uma potente fonte primária e secundária de polifenóis antioxidantes. Oferece diversos benefícios para a saúde tais como: auxilia no combate a febre, é eficaz contra escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite. As sementes trituradas servem como um sedativo em casos de asma e cólicas. Porém, por ser uma fruta que contém ácido oxálico, pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de insuficiência renal, podendo produzir vômitos, causar náuseas e até mesmo confusão mental quando consumidas.

A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. As formas de consumo de carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geléias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero. A carambola ocasionalmente é usada para limpeza (o suco de fruta é usado para remover manchas) e polimento de metais.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carambola
http://www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp?menu=145
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452004000200001
http://www.seagri.ba.gov.br/Carambola.htm


 Nutricionista Audrey Chaves dos Santos
Fonte:  ANutricionista.Com -
 Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BANANA É DELICIOSO REMÉDIO


 
 
 Benefícios da Banana Verde - 5min.
18 Benefícios da Banana- 4min.
 
Os Benefícios da Biomassa - 31min.
 
As Propriedades  Medicinais da Banana - 6min.

Depois de ler isso, você nunca mais verá a banana do mesmo modo

Bananas possuem três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose, combinados com a fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação de energia.


Depois de ler isso, você nunca mais verá a banana do mesmo modo

Pesquisas já mostraram que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não é à toa que a banana é a fruta número 1 dos maiores atletas do mundo. Mas energia não é a única forma que uma banana pode nos ajudar a manter a forma. Ela também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições, tornando-se uma obrigação estar na nossa dieta diária.

Depressão

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor depois de comer uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazer você se sentir mais feliz.

TPM

Esqueça as pílulas – coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, o que pode afetar o seu humor.

Anemia

Ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão sanguínea

Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-se perfeito para combater a pressão arterial. De fato, a Food and Drug Administration, dos EUA, acaba de permitir que a indústria da bananas oficialmente informe a habilidade da fruta em reduzir o risco de pressão arterial e acidentes vasculares cerebrais.

Força cerebral

200 estudantes de uma escola de Twickenham (Inglaterra) tiveram a ajuda de bananas no café da manhã antes dos exames, em uma tentativa de elevar a capacidade mental. A pesquisa mostrou que frutas com elevado teor de potássio podem ajudar a aprendizagem, fazendo com que os alunos fiquem mais “alertas” durante os exames.

Prisão de ventre

Com um elevado teor de fibra, bananas podem ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema sem recorrer à laxantes.

Azia

Bananas têm um efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal 

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados e evita as náuseas.

Picadas de mosquito

Antes de passar pomada ou creme no local da picada de insetos, experimente esfregar a área afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.

Ressaca

Uma das maneiras mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite acalma e hidrata todo o sistema.

Nervos

Bananas são ricas em vitamina B, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Excesso de trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia da Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Olhando para 5.000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os que trabalhavam sob maior pressão eram mais propensos a ser obesos. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, é preciso controlar os nossos níveis de açúcar no sangue através da ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas.

Úlceras

A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais, devido à sua textura macia e suave. Ela também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você a compara com uma maçã, por exemplo, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes outras vitaminas e minerais. Nada melhor do que fechar o artigo com a frase: “Uma banana por dia mantém o médico longe!” [TheMindUnleashed]

Leia mais em
 http://misteriosdomundo.com/depois-de-ler-isso-voce-
nunca-mais-vera-banana-mesmo-modo#ixzz2tzknQb8i
Licença padrão do YouTube

  



domingo, 16 de fevereiro de 2014

TRANSGENIA – A GENÉTICA QUE O HOMEM CRIOU


Trangênicos - Como produzir um Organismo - 4min.
 
 
Novas Pesquisas - Conexão Ciência - 21min.

TRANSGENIA – A GENÉTICA QUE O HOMEM CRIOU

Tudo começou quando o austríaco Gregor Mendel, monge agostiniano, interessado em Ciências, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas produzindo novas variedades de peras e maçãs. Realizou no período de 1856 a 1865 experiências com ervilhas, cuja finalidade era compreender como ocorria a transmissão hereditária das características dos pais para os filhos.

Em 8 de março de 1865, a Sociedade de História Natural de Brünn, Áustria, recebeu o trabalho de Mendel no qual constava as suas leis de hereditariedade decorrentes das experiências com ervilhas. O trabalho de Mendel ficou quase que desconhecido do universo científico até o início de 1900, quando foi redescoberto. Hoje, Mendel é reconhecido pelo resultado dos seus estudos que culminou com grandes conclusões científicas, e é considerado o pai da Genética.

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA GENÉTICA

É intermediada pela manipulação de genes de forma artificial com o emprego de um conjunto de técnicas envolvendo duplicação, transferência e isolamento de genes. A engenharia genética tem como finalidade o melhoramento genético. Sua importância reside em produzir indivíduos que desempenhem melhor as suas funções e, também, na produção de substâncias úteis ao ser humano.

 O QUE É TRANSGENIA
A transgenia consiste no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados por meio da introdução na carga genética ou genoma – DNA (deoxyribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico) – de um organismo receptor, de genes alterados de indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. A manipulação científica do patrimônio genético começou a ser desenvolvida há mais de trinta anos por meio da engenharia genética. Esta permite o desenvolvimento de técnicas que possibilitam modificações genéticas para o melhoramento de indivíduos e que impeça o surgimento de características impróprias. A alteração do processo reprodutivo normal permite o surgimento de características novas que ampliam as qualidades dos indivíduos modificados, tornando-os, inclusive, mais resistentes as doenças.

DISCORDÂNCIAS DA TRANSGENIA NA AGRICULTURA
Há estudiosos e inclusive publicações que relatam a história da transgenia da agricultura brasileira como abrupta e inconsequente, influenciada por decisões políticas, havendo posições discordantes de ministros do governo. De uma maneira geral, os críticos chamam a atenção para os riscos que abrangem os seguintes aspectos:

1 – ambiental (dentre tantos impactos que possam ocorrer, há a possibilidade de desenvolvimento de resistência das ervas daninhas, alterações no ciclo de carbono e hidrogênio, diminuição da diversificação biológica e perturbações nos ecossistemas);

2 – humanos e sociais (submissão aos imperativos mercadológicos, direito humano inalienável de se alimentar, garantia da soberania alimentar, diminuição da suficiência da agricultura familiar, e, necessidade da segurança alimentar).

A sociedade civil brasileira deveria participar, por meio de instrumentos democráticos como o plebiscito, o referendo, a consulta popular, sobre a formulação da política ambiental que é a Política Nacional de Biotecnologia. É bom mencionar que em alguns países da Europa os transgênicos são proibidos, o que traduz a conscientização e a mobilização da sociedade civil desses países interferindo nesse assunto que lhe afeta diretamente.

 
 EMBRAPA E COPERSUCAR NA AGRICULTURA

Na agricultura, por meio de pesquisas com os transgênicos, tem sido obtido o cultivo de espécies vegetais necessárias ao consumo humano, de melhor qualidade. Entre essas espécies estão: as adaptadas a algumas regiões, as resistentes à seca e às pragas.
No Brasil, sem mencionar as entidades da iniciativa privada, duas são as principais instituições dedicadas ao estudo de cultivares transgênicos.  Uma é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a outra é a Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar). É oportuno mencionar a Lei 8.974/95 que possibilitou a criação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTBio) que tem a responsabilidade de estabelecer instruções para a produção de transgênicos e da concessão de permissão para o cultivo no meio ambiente.

ANIMAIS TRANSGÊNICOS
Os primeiros mamíferos, na década de 1980, nos quais a transgenia foi realizada com sucesso foram os camundongos. Em 1985, dentre os animais de produção, suínos, coelhos e ovinos, foram os pioneiros a serem geneticamente modificados. Depois destes, a transgenia foi bem-sucedida nos bovinos, caprinos, aves e peixes.

A transgenia tem sido vista como possibilidade na pecuária, como produtora de animais de musculatura dupla. Isto é, o crescimento muscular, duas a três vezes, maior do que apresentam os animais geneticamente não modificados.

Na agropecuária conta-se com a transgenia para o incremento da produção animal. Diferentemente do que acontece na natureza, a alteração que ocorre por seleção natural é promovida por meio do manuseio genético cujo resultado é obtido em intensidades maiores em prazos mais curtos.


OS MEDICAMENTOS TRANSGÊNICOS

O mais conhecido é a insulina transgênica. Esta denominação, até certo ponto, é incorreta. Esta insulina resulta da introdução do gene produtor de insulina na bactéria Agrobacterium, passando, então, a haver produção de insulina. Há quem diga que esta insulina é mais vantajosa do que a produzida artificialmente. Enfim, a credibilidade científica é favorável a aplicação transgênica para a produção deste tipo de insulina.

Pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual do Ceará produziram duas cabras geneticamente modificadas que produzem leite com uma proteína humana capaz de estimular a imunidade contra a AIDS e câncer. Há possibilidade da produção do medicamento originário do leite das cabras transgênicas ser produzido no laboratório Biomanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz.


MEU PENSAMENTO COMO CONCLUSÃO
Embora haja comprovações despojadas de dúvidas sobre os benefícios prestados pela transgenia ao ser humano, há, porém, pontos a serem esclarecidos. Pontos estes que devem ultrapassar as fronteiras da demagogia política e serem comuns ao conhecimento e domínio do público.

Parece que a aplicação dos transgênicos na agricultura oferece um extenso rosário de críticas. Cabe aos formadores de opinião e aos detentores do poder de ensinar, lançar à sociedade como um todo e aos alunos em particular, o tema e as suas intercorrências para que possam exprimir para os órgãos de decisão qual o melhor caminho a ser tomado para o pleno benefício da população.

 
DR. EDVALDO TAVARES, MÉDICO, BRASÍLIA/DF – DIRETOR EXECUTIVO DO SISTEMA RAIZ DA VIDA
www.raizdavida.com.br
Autor:Dr. Edvaldo Tavares
 
 
Trangenia Vegetal - Ronaldo JB Pinto - 13min.
 
 
 Trangenia - 4min.
 
 
Trangênicos...
 
 
Os alimentos trangênicos - prós e Contras - 7min.

 
 
Trangênicos - 9min.


 Fontes:
 http://www.raizdavida.com.br/site/portugues/transgenia-a-genetica-que-o-homem-criou/
 Licença padrão do YouTube
 

MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS E ANIMAISi - CONEXÃO CIÊNCIA



Melhoramento genético de plantas e animais
 
O programa Conexão Ciência
fala sobre o melhoramento genético de plantas e animais, fundamental
para o salto na produção e produtividade da agropecuária brasileira.
Recursos da biotecnologia têm permitido avanços na pesquisa e aumentado a
qualidade de vida das pessoas. O melhoramento genético e a pesquisa têm
aperfeiçoado cada vez mais a técnica, com resultados positivos para
toda a sociedade. O convidado é Leonardo Boiteux, pesquisador da
Embrapa.






SPublicado em 16/02/2014 na seção tecnologia :
: Versões alternativas:
Texto
PDF 
TV NBR
Links referenciados- Conexão Ciência
www.embrapa.br/imprensa/na_tv/conexao-ciencia
conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr





































Publicado em 11/02/2014-Licença padrão do YouTube

 Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.