domingo, 26 de maio de 2013

BRIGADEIRO MARAVILHOSO: A CARA DO BRASIL


 
 
AULA: COMO FAZER DOCINHOS: BRIGADEIROS,CAJUZINHOS... - 10m
BRIGADEIRO - 1minuto
 
 
BRIGADEIRO FÁCIL-3m


BRIGADEIRO  DE COLHER  8m

Brigadeiro, 

o docinho mais famoso ,a cara do Brasil

Brigadeiro, negrinho ou trufa brasileira, essa gostosura tinha mesmo que ser uma invenção nossa. 

Não é à toa que esse docinho de festa é a cara do Brasil.



 

O brigadeiro é o doce mais popular do Brasil

Que o brigadeiro é o doce mais famoso do Brasil, disso não resta dúvida. O que muita gente não sabe é que essa guloseima é uma invenção deliciosamente brasileira. O docinho tem por ingredientes básicos o leite condensado e o chocolate em pó e é encontrado em praticamente todas as festas de aniversário, seja de criança ou de adulto.

Sobre sua origem pouco se sabe, mas, considerando o fato de que o leite condensado já existia no final do século 19, há a possibilidade de o brigadeiro ter começado a ser preparado em meados da década de 20, provavelmente com outro nome, ou até mesmo antes, com outro ingrediente no lugar do leite condensado, como o açúcar. Conta-se que, no período após a Segunda Guerra Mundial, devido a dificuldade de se conseguir leite e açúcar para o preparo de doces, descobriu-se que a mistura de leite condensado com chocolate, ovos e manteiga resultava nesse docinho tão delicioso.

Quanto ao nome brigadeiro , a história mais popular é a que atribui a origem do nome do doce ao Brigadeiro (posto de hierarquia militar) Eduardo Gomes

 Em 1946 e 1950, ele candidatou-se à Presidência da República e, na sua primeira campanha, o docinho era distribuído ou vendido nas festas realizadas pelos aliados, para a arrecadação de fundos. O docinho fez tanto sucesso que seus aliados e eleitores começaram a chamá-lo de brigadeiro, em homenagem ao candidato, que usava o slogan "vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro". Apesar do sucesso dos brigadeiros, Eduardo Gomes perdeu a eleição para Gaspar Dutra.

No Rio Grande do Sul, o brigadeiro é chamado de "negrinho", por causa da sua cor marron, porém não se sabe se este vocábulo já era utilizado antes de 1941, ano em que Eduardo Gomes tornou-se Brigadeiro, ou de 1946, ano de sua candidatura.

Com o tempo, a receita do brigadeiro ganhou novos ingredientes, como o chocolate granulado, para enfeitá-lo, e o creme de leite, que o deixa menos açucarado. Mais recentemente, o brigadeiro tornou-se um doce chique, com novas receitas a partir da original, sendo comum encontrá-lo preparado com chocolate meio amargo ou cacau em pó, vendido nas melhores confeitarias do Brasil. Em outros países, a exemplo da França, o brigadeiro é conhecido como "trufa brasileira".


Delicioso e afamado, não é à toa que o brigadeiro é a cara do Brasil!


Aos apaixonados por brigadeiro, 
como eu, deixo a minha receita, que é simples e rápida de preparar!

Ingredientes:
1 Colher de sopa de manteiga ou margarina
1 Lata de leite condensado
4 Colheres de sopa de chocolate em pó
1 Pacote de chocolate granulado

Modo de preparo:
Aqueça a panela em fogo médio e acrescente a manteiga. Junte o leite condensado e o chocolate em pó, mexendo sem parar até desgrudar da panela. Espere esfriar um pouco e despeje a mistura em um recipiente untado. Faça pequenas bolas com as mãos, passando a mistura no chocolate granulado antes de colocar nas forminhas.

 
 

O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES - 30:10

O Homem que Plantava Árvores 

 
Esta animação delicada e única,
 vencedora do OSCAR® de filme curto de animação,
 é um tributo ao trabalho árduo e à paciência.

Conta a história de um homem bom e simples, um pastor que, em total sintonia com a natureza, faz crescer uma floresta onde antes era uma região árida e inóspita. As sementes por ele plantadas representam a esperança de que podemos deixar pra trás um mundo mais belo e promissor do que aquele que herdamos.




Enviado em 06/01/2012-Licença padrão do YouTube