quinta-feira, 12 de junho de 2014

ABELHAS - POLINIZAÇÃO



Reino das Plantas - 52min.

A Vida das Abelhas - 17min


Posted by on June 12, 2014
abelhas

Abelhas podem aumentar a produtividade na agricultura, dizem especialistas

Segundo analistas e estudiosos no assunto, os apicultores recebem pólen e mel das abelhas. Ao mesmo tempo, a polinização poderia render colheitas lucrativas para os agricultores. A prestação de serviço com abelhas para polinização ainda é incipiente na Europa.


Aa abelhas podem aumentar a produtividade na agricultura, 
dizem especialistas no assunto.

As reclamações de apicultores, ambientalistas e pesquisadores sobre o sumiço em massa das abelhas e o temor pela perda de espécies de frutas e legumes que não seriam mais polinizados parece, inicialmente, paradoxal. Pois, ao mesmo tempo, no mundo inteiro, a população de abelhas produtoras de mel cresceu cerca de 7% nos últimos anos.
abelhas-feminino-sagrado.01-jpg

Segundo o biólogo Peter Rosenkranz, da Universidade de Hohenheim (sul da Alemanha), a razão desse crescimento é o aumento do número de apicultores. Em “95% das colmeias pertence à apicultura”, conta. Dessa maneira, os apicultores podem determinar quantas abelhas estão livres para voar sobre gramados e campos.
Em contrapartida, eles precisam conviver com grandes perdas todos os anos, pois muitos desses insetos voltam debilitados devido a produtos químicos e ao parasita conhecido como Varroa Destructor. E, no inverno, uma grande quantidade desses insetos morre. Em determinados anos, essa taxa chega a 30% da população total. Na primavera, ela precisa der substituída.
apicultor

Apicultores alertam sobre o sumiço de abelhas
A quantidade populacional nas espécies selvagens também é um grande problema. Somente na Alemanha, existem mais de 500 espécies selvagens, entre elas estão também os zangões (conhecidos também como mamangabas em países como Brasil e Portugal). Principalmente em regiões de atividade agrícola intensa, onde são usadas grandes quantidades de pesticidas, quase não há mais abelhas.

Lucro para todos
Com a polinização das plantas pelas abelhas, os apicultores recebem pólen e mel. Ao mesmo tempo, o processo rende colheitas lucrativas para os agricultores.  Segundo Rosekranz, essa é uma situação onde todos lucram, mas ainda há “um potencial inexplorado para aumentar a produtividade” sem o uso de pesticidas ou adubo, ou seja, “sem poluir o meio ambiente.” Para isso, são necessárias mais abelhas.
E justamente esse é o objeto de pesquisadores que publicaram recentemente um artigo na revista científica Plos One. Eles reivindicam mais desses insetos nas plantações destinadas à produção de biocombustíveis, ou seja, de milho, de girassol e de colza.
abelhas-02

Para Rosenkranz, essa medida seria bastante útil. A produtividade de colza pode ser incrementada entre 30 e 40 %, “quando colmeias são formadas seguindo um plano determinado.” Ou seja, os agricultores deveriam comprar de apicultores a quantidade de abelhas que necessitam para polinizar o campo.
Os insetos ficam encarregados do resto. A polinização como prestação de serviço é uma tendência que está começando na Europa, afirma o biólogo. Em outros países, como Estados Unidos ou China, essa prática já é conhecida há vários anos.

Mel e biocombustível
Nesse processo, a principal questão é o tipo de plantação onde se deve usar as populações de abelhas para polinização. Um bom mel é produzido a partir de colza ou girassol. Mas milho “não é uma planta particularmente desejada pelas abelhas”, conta Rosenkranz. Assim, os apicultores também não ganham dinheiro com esse cereal.

Abelhas são ótimas “prestadoras de serviço”
Por isso, eles defendem que as plantas escolhidas para a produção de biocombustíveis sejam também “uma fonte de alimento para insetos polinizadores e interessantes para a apicultura”.
Segundo o especialista, existem alternativas. Teoricamente, é possível plantar flores entre as plantações de cereais destinadas à produção de combustível. Mas essa opção diminuiria entre 30 e 40% a produtividade. Porém, em vez da monocultura, o campo teria mais variedade de espécies e por isso ficaria mais saudável para as abelhas.
Entretanto, para Rosenkranz, os agricultores não veem a variação de espécies como algo positivo. Segundo ele, é difícil convencê-los a desistir de 5 até 10% dos seus lucros em favor de um campo ecológico florido.

abelhas-04

Pesquisadores do Centro Tecnológico Agrícola Augustenberg, em Karlsruhe (LTZ, da sigla em alemão), testam diversas combinações de flores. Por um lado, para ter um significado ecológico, elas precisam ser atraentes para as abelhas. Por outro, para uma maior produtividade, devem poder ser utilizadas na produção de energia.  DW.DE




Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com