sábado, 26 de outubro de 2013

ILHA DE TRINDADE - ESPÍRITO SANTO - MARINHA DO BRASIL


 CISNE BRANCO 
- HINO DA MARINHA BRASILEIRA
 
 CISNE BRANCO  - 27min.
  
Ilha de Trindade - Espírito Santo - Mergulho - 4min
 
A Ilha de Trindade a 1.167 km de Vitoria - 5min.
 
 
Ilha de Trindade - Primeira Expedição Científica -
 
 
 
Vitória - Viagem à Ilha de Trindade - 10min.
 
 
 
 Túnel - Ilha de Trindade - ES 22s
 
 
 
Pôr do Sol 24s
 
Pôr do Sol atrás das montanhas - 40s
 
Ilha de Trindade - Pesca Submarina - 4min
 
 
UFO - OVNI - 1958 - Ilha da Trindade 
 
 
A Caminho de Trindade - 6min
 
Ilha de Trindade - 
Projeto Horizonte Resgata Eldorado Brasileiro - 7min
 
Ilha de Trindade  2/4 - Caminhos da Reportagem- 13min.
 
Mergulho na Ilha de Trindade - 10min.
Globo Mar - Ilha de Trindade Marinha do Brasil.
O Globo Mar esteve em um trecho do Brasil que pouca gente conhece. Ele é tão longe da costa que só dá para chegar por barco, atravessando e águas internacionais: as ilhas de Trindade e Martim Vaz. Abastecido por fragatas da Marinha a cada dois meses, o local é completamente desabitado, um desafio total para quem tem que chegar lá. Depois de sair da costa do Rio de Janeiro, a fragata Greenhalgh ganha a companhia de um helicóptero, que não fica no navio quando este está atracado por uma questão operacional.A ilha da Trindade fica a quase 1,2 mil quilômetros do litoral brasileiro. Junto com Martim Vaz, é a fronteira leste do país, o primeiro pedaço de Brasil para quem vem do Atlântico Sul. Junto com a tripulação de mais de 200 homens do navio, vão os militares que irão guardar a ilha pelos próximos quatro meses.

 
Vista da chegada à Ilha da Trindade, em que aparecem as cores das formações rochosas

Trindade e Martim Vaz

A praia das Tartarugas, onde há desova de tartarugas verdes em Trindade
Trindade e Martim Vaz

Trindade e Martim Vaz está localizado em: Oceano Atlântico
Trindade e Martim Vaz
Localização no Oceano Atlântico
20° 31' 29" S 29° 19' 29" O
Location Trindade and Martim Vaz Archipelago.png
Geografia física
País Brasil Brasil
Localização Oceano Atlântico
Arquipélago Trindade e Martim Vaz
Ponto culminante 600 (ou 1968 pés) m
Área 9,2  km²
Trindade e Martim Vaz.jpg
Vista parcial do arquipélago
Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico, sendo um território pertencente ao município de Vitória (Espírito Santo), cuja sede fica localizada a cerca de 1 200 quilômetros a oeste do arquipélago. De todas as ilhas do arquipélago, apenas a Ilha da Trindade é habitada, sendo que a única localidade existente na ilha é o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), que é uma guarnição militar mantida pela Marinha do Brasil. O Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade é o local habitado mais remoto do Brasil, estando situado a 1 025 km de distância da localidade mais próxima, que é a guarnição mantida pela Marinha na Ilha de Santa Bárbara, no Arquipélago dos Abrolhos.

Já as Ilhas Martim Vaz, são conhecidas por serem o ponto extremo leste de todo o território brasileiro, sendo juntamente com o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, um dos dois primeiros locais onde acontecem o nascer do sol e o pôr do sol no Brasil.

 O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), separadas por 48 quilômetros, que somam uma área total de 10,4 km². As ilhas são consideradas, pelos navegadores, como um imenso paredão no meio do Atlântico. No reinado de D. Manuel I de Portugal, a ilha de Martim Vaz foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova. No ano seguinte, o navegador português Estêvão da Gama visitou a ilha vizinha e chamou-a Ilha da Trindade.1 As ilhas permaneceram na posse de Portugal até a independência do Brasil, altura em que passaram a ser brasileiras. Em 1890, o Reino Unido ocupou Trindade, mas os ingleses abandonaram as ilhas em 1896, depois de um acordo entre os dois países, que contou com mediação portuguesa.

Características


Ilhas de Martim Vaz

É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com altitude máxima de 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com altitude máxima 65 metros e a Ilha do Sul, com 122 metros de altitude máxima) e vários rochedos menores, como o Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares). A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento.

 A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias. Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, mostrando um campo minado nem sempre emerso, desconhecido e pouco registrado nas cartas náuticas, a área apresenta altas probabilidades de naufrágio para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira segura de desembarque é nas ilhas é através de helicóptero, pelo fato de as ilhas serem literalmente verticais mas planas na parte superior, como um chapadão.

Ilha de Trindade

Brasão do Principado da Trindade (1895)
Trindade é uma ilha vulcânica na costa do estado do Espírito Santo, Brasil, que, junto com Martim Vaz, forma um arquipélago. Com 9,2 quilômetros quadrados de área, o seu território está compreendido no município de Vitória. Encontra-se a 1 167 quilômetros de distância do continente.

História


História de Martim Vaz

Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martim Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e doze marinheiros perderam suas vidas.

 Em 1960, uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero. Mais recentemente, em 2007, houve outros pousos por helicóptero da aviação naval para a substituição da bandeira nacional lá hasteada. O pesquisador Evaristo Scorza encontrou, nas ilhas, algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.

História de Trindade


Mapa da Ilha da Trindade na obra The Cruise of the Alerte de E. F. 
Knight.
A frota de Estêvão da Gama, a caminho da Índia, na latitude de 20º S, descobriu, a 18 de maio de 1502, uma ilha que denominou de Ilha da Trindade.2 Vários foram os visitantes ilustres que lá estiveram, sendo o mais conhecido o astrônomo inglês Edmund Halley, que chegou a tomar posse da ilha em nome da monarquia britânica (1700). Em 1895, mais uma vez, tentaram os ingleses obter a posse dessa estratégica posição no Atlântico Sul, porém os esforços diplomáticos brasileiros, aliados ao apoio da diplomacia portuguesa, reintegraram a posse da Ilha da Trindade ao Brasil.

Para afirmar, 
de uma vez por todas, 
a soberania brasileira sobre a ilha, 
foi erigido um marco na data de 24 de janeiro de 1897. 

Séculos XX e XXI

Batalha de Trindade, em setembro de 1914.
Embora não tenha população permanente, desde 1957 o arquipélago sedia o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), guarnecido por 32 homens da Marinha do Brasil, metade dos quais revezados a cada bimestre. Além da guarda desse território insular brasileiro, esses homens executam a coleta de dados maregráficos e meteorológicos daquela região do Atlântico Sul. Em 14 de Setembro de 1914 aconteceu a famosa Batalha de Trindade; uma ação entre navios durante a Primeira Guerra Mundial. A batalha ocorreu ao largo da costa do Brasil na ilha de Trindade entre a Kaiserliche Marine alemã e a Royal Navy britânica.

Geografia

Foto de satélite da NASA de Martim Vaz em falsa cor.
A ilhas Trindade e Martim Vaz se localizam a 1 200 km da costa de Vitória, no centro do Atlântico Sul. O arquipélago é formado por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte e a Ilha do Sul) e vários rochedos menores (como o Rochedo Agulha) espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 10,4 km². As ilhas alcançam uma altitude máxima de seiscentos metros acima do nível do mar em Trindade. Duas grandes ilhas compõem a maior parte da área terrestre de e dão o nome à Trindade e Martim Vaz: Ilha Trindade (9,2 km²), ao sul e a Ilha Martim Vaz (0,3 km²) ao norte.

 As outras ilhas são muito menores e de difícil acesso. Trata-se das ilhotas de Martim Vaz, que são a Ilha do Norte e a Ilha do Sul e rochedos localizados a 48 km a leste da Ilha Trindade.

Geologia

A ilha de Trindade tem numerosos centros vulcânicos. A atividade vulcânica mais recente aconteceu há aproximadamente 50 000 anos no Vulcão Paredão no ponto mais ao sudeste da ilha. Essa atividade consistiu em fluxo piroclástico que acumulou um cone de cinzas. Na Ilha de Trindade ocorreram cinco vulcões acima do nível do mar. O vulcão denominado Complexo de Trindade é o mais antigo dos cinco e caracteriza-se por possuir rochas intrusivas e piroclásticas. Na Enseada da Cachoeira, podem-se reconhecer as rochas mais antigas da ilha. Há, também, a formação Morro Vermelho, resultada de uma erupção explosiva com derrames de lava denominada ankaratríca.3

Outras formações que se destacam são a Formação Valado, onde ocorre rochas piroclásticas; o Morro do Paredão, que representa as ruínas de um vulcão. O Morro do Paredão corre o risco de desaparecer devido à ação erosiva das águas oceânicas. É o único resto reconhecível de um vulcão no Brasil.3 Trindade possui uma série vulcânica que se caracteriza por ser altamente subsaturada em sílica. Juntamente com a série vulcânica de Fernando de Noronha, é a série vulcânica oceânica mais subsaturadas em sílica do Atlântico.3

Flora e fauna

A pesquisa ambiental acerca do ecossistema da ilha encontra-se a cargo da equipe de pesquisas do Museu Nacional desde 1916. De acordo com estudos da instituição, existem 124 espécies botânicas vasculares na ilha, catorze das quais endêmicas. A principal espécie vegetal é a samambaia gigante. A principal espécie animal terrestre na ilha é o caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma), 4 que ocorre até mesmo nos picos mais altos. No passado, foram deixados para trás cabras, porcos e outros animais domesticados. Como eles perturbavam, o ambiente natural, a Marinha, com base em relatórios do Museu Nacional, erradicou as espécies exóticas 5 .

Existem também aves marinhas. No mar, é grande a variedade de espécies, mas a mais famosa é a de um peixe, o cangulo preto, conhecido entre a guarnição da Marinha do Brasil como "pufa" ("pufavô me pegue!"), que ataca em cardume, tal como as piranhas, ao menor sinal de sangue. A ilha é local de desova de grande contingente da tartaruga-verde (Chelonia mydas) e área de alimentação da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

Ilha da Trindade - Lendas e tesouros

Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Vista de um "pirajá" na ilha; fotos de ovni feitas em 1958 em Trindade (destaque)
 
LUCAS CEMBRANELLI free-lance para a Folha Online

De 1822 a 1889, Trindade passou a ser ponto de desembarque de navegadores ingleses e portugueses. Foi nesta época que começaram a surgir os boatos de tesouros supostamente guardados na ilha. São todas lendas que alimentam os sonhos de marinheiros até hoje, mas que nunca foram encontrados. Entre lendas e histórias contadas por marinheiros na ilha de Trindade, o paraíso brasileiro isolado no oceano Atlântico, a mais conhecida é a do tesouro da “Catedral de Lima”.

Dizem que, no século 17, piratas ingleses saquearam um barco espanhol com centenas de objetos de prata e ouro roubados da catedral de Lima, após a independência do Peru. Os piratas teriam escondido a riqueza no túnel esculpido pelas águas no paredão de 200 metros de altura que existe em Trindade. Porém, até hoje, ninguém conseguiu encontrar nenhum vestígio deste tesouro.

 Outra lenda
Em janeiro de 1958, o fotógrafo Almiro Baraúna viajava pelo litoral brasileiro a convite da Marinha no navio de guerra “Almirante Saldanha” para acompanhar uma expedição de caça submarina. Por volta do meio-dia do dia 16 de janeiro, próximo de Trindade, o fotógrafo registrou em sua câmera um objeto voador em forma de disco que, segundo ele, passava pelo céu com um estranho movimento ondulatório. Foram batidas seis fotos, mas como o objeto se movimentava muito rápido, só quatro imagens, que foram reveladas no próprio navio, ficaram boas. De volta à terra, as fotos foram liberadas para publicação em jornais do mundo inteiro e, até hoje, continuam a ilustrar revistas e livros sobre ufologia.

Ligações externas


 
 
 
 ECOTRIBO - Pôr do Sol na Montanha - 3min.
 
 
 
Pôr do Sol na Praia de Camburi -3min.
 
A Ilha da Montanha - 69min.
Li-Sol-30
 
 Origem: 


Enviado em 01/07/2011- Licença padrão do YouTube 
 Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/aventura/ilha_da_trindade-lendas.shtml