sábado, 7 de maio de 2016

FOLHAS DE MARACUJÁ - Benefícios





A Flor Bela de Maracujá

Folhas de Maracujá - 5 min.

Folhas do Maracujá
O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa "alimento dentro da cuia". Existem vários gêneros de maracujá.

As flores são características. O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical. As propriedades químicas características do maracujá são: alcaloides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina. Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, anti-inflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc). Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorroidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises. A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha.

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos. A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais. As folhas do maracujá têm substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos neurolépticos, potentes tranquilizantes usados no tratamento de doenças mentais graves como a esquizofrenia.

Uso interno:
Folhas e raízes: para insônia, excitação nervosa ou irritabilidade.
Chá por decoção: Uma xícara, uma a três vezes ao dia.

Para alcoólicos e toxicômanos: Preparar 100 g de folhas por infusão, num litro d'água, adoçando com mel ou adoçante dietético. Tomar um copo quatro vezes ao dia. O fruto é excelente para fazer suco, pois ainda assim conserva seus princípios ativos.

Este vídeo é propriedade exclusiva de reyjuniorvideo100.
E os direitos autorais são reservados.
É proibido qualquer tipo de reprodução ou cópia não
autorizada ficando sujeitas as penas da lei.

Qualquer cópia pirata encontrada deverá ser comunicada
diretamente com e-mail...: reyjuniorvideo@gmail.com
Canal no YouTube.: juniorvideo100
viver é aceitar cada minuto como um milagre que não poderá ser repetido.
A vocês internautas rey das plantas...
Chá das folhas de maracujá - 3 min.

O chá de folhas de maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia. Além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade o chá de folhas de maracujá é tão potente que seu uso atualmente anda sendo combinado com outros procedimentos para acabar com o vício das drogas e do alcoolismo.

Chá das folhas de maracujá
O maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A árvore que dá origem ao maracujá, que é nativa do Brasil, é do tipo trepadeira, ou seja, se desenvolve se enroscando em outras árvores.
Resultado de imagem para Flores de Maracujá imagens.
   

            Resultado de imagem para Flores de Maracujá imagens   Resultado de imagem para Flores de Maracujá imagens

As folhas
Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas, sendo então um poderosíssimo calmante natural. Nos tratamentos contra insônia o chá de folhas de maracujá também é indicado, pois provoca relaxamento e combate a excitação nervosa.

Quando fazer uso do chá
O chá de folhas de maracujá possui várias propriedades medicinais benéficas à saúde, funcionando como anti-inflamatório e analgésico, além de funcionar como depurativo do sangue. O consumo feito pelas crianças é aconselhado, uma vez que o chá de folhas de maracujá, assim como o suco da fruta, funciona como um potente vermífugo.

Mulheres na menopausa também devem consumir o chá, pois ele alivia os calores e as alterações do humor típicas da época. Quem sofre com hipertensão arterial e estresse também pode tomar o chá e conferir seus benefícios.

Mas o melhor efeito do chá é com certeza sua capacidade calmante quase sedativa, tão vigorosa que anda sendo utilizada nos tratamentos de dependentes químicos e dos alcoólatras, pois ajuda eles a suportar o desejo de consumir as drogas e ingerir bebidas alcoólicas. O uso frequente do chá também diminui a intensidade das crises de abstinência.

Receita desta infusão
Para uma pessoa normal o aconselhado é o consumo de uma à três xícaras de chá por dia, não ultrapassando o período de uma semana sem pausa. Para fazê-lo é muito fácil: Coloque 200 ml de água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá. Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos. Coe e beba adoçado com açúcar mascavo, se preferir.

Para ajudar no combate ao vício em drogas e alcoolismo a quantidade ingerida por dia deve ser maior, cerca de 1 litro, mas o preparo é basicamente o mesmo: Coloque um litro de água previamente fervida em um recipiente e acrescente cerca de 100 g de folhas secas de maracujá. Tampe, mantenha a mistura abafada por dez minutos coe e beba. Tome quatro copos diariamente.

Vale lembrar que o indicado é que as folhas sejam secadas à sombra, para continuarem com as propriedades medicinais contidas nela.
 
BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DO MARACUJÁ

Passiflora incarnata ou quadrangularis

Descrição : Da família das Passifloráceas, trepadeira arbústica, cujos galhos alcançam até 10 metros de comprimento e que se fixam no apoio por meio de gavinhas. As folhas são alternas, inteiras, ovadas, lisas e pontudas, com pecíolo contendo 2 ou 3 pares de glândulas e 2 estípulas ovais. AS flores são grandes, auxilares e de coloração azul lilás. O fruto é uma baga oval, alongada, de casca fina, do cor amarela e vem resistente, contendo em seu interior numerosas sementes de cor escura, cercadas de um arilo mucilaginoso, esbranquiçado, translúcido e doce acidulado.

A espécie Passiflora adulis comporta 4 variedades, tem os frutos esféricos e pequenos e cresce na beira de estradas, pastos e terrenos cultivados. Floresce e frutifica em agosto. Em geral, reproduz-se por sementes, que são palntadas em caixotes de madeira e as mudas mais vigorosas são transplantadas para um canteiro definitivo. Para se ter o fruto é necessário plantar várias mudas, pois o pólen das flores de umas fecunda as flores de outras, visto que as flores são bissexuadas, isto é, não são auto fecundáveis. A polinização das flores é feita pela abelha mamangaba, que faz ninhos em tocos de madeira mole, que e devem ser colocados perto da planta. É uma planta tipicamente tropical, e se desenvolve em região de clima quente e úmido, com solos profundos, bem drenados, férteis e com baixa acidez. As folhas devem ser colhidas quando aparecem os primeiro frutos maduros, e estes somente quando estão completamente maduros.

Parte utilizada: Folhas, flores, frutos, sementes.

Plantio : Multiplicação: sementes para formação de mudas;

Cultivo: suporta qualquer clima, mas desenvolve-se melhor em climas temperados. Prefere solos profundos, secos e adubados com matéria orgânica. A irrigação deve ser feita na época da falta prolongada da chuva. O espaçamento deve ser de 2m X 4m, com tutoramento das plantas por cercas ou parreiras;

Colheita: colhem-se as folhas na época da floração, os frutos maduros e as flores quando estiverem completamente abertas.

Origem : América tropical.

Modo de conservar : As folhas devem ser secas ao sol, em local ventilado e em umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano. Os frutos podem ser guardados na geladeira e o arilo das sementes é consumido fresco.

Propriedades : Sedativa, antiespasmódica, sonífera, tonificante, refrescante.

Indicações : Combate ansiedade, nervosismo, stress, insônia, dores e espasmos diversos.

Princípios Ativos : flavonoides, pectina dentre outros.

Contraindicações/cuidados: pessoas que apresentam hipotensão (pressão sanguínea baixa).

Efeitos colaterais: pode abaixar a pressão.

Modo de usar:

Para eliminar excesso de ácido cianídrico liberados pelos glicosídios cianogênicos: Decocção de 6 a 10 g de folhas verdes (3 a 5 g folhas secas) em 250 ml de água, destampado . Beber uma xícara a noite para induzir o sono ou até 3 vezes ao dia.

Estado depressivo em virtude de alcoolismo; ansiedade; estados nervosos; insônia : em 1 xícara de chá , coloque 1 colher de sopa de folha bem picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 2 xícaras de chá ao dia, de preferência uma à noite, antes de se deitar.

Hemorroidas; reumatismo; inflamações cutâneas; erisipela : coloque 2 colheres de sopa de folhas fatiadas em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Aplique as regiões afetadas, com gaze ou pano. No caso de hemorroidas, pode-se ainda adicione a água morna e fazer banho de assento.

Pertubações nervosas da menopausa; histeria; normalizador da pressão arterial : coloque 2 colheres de sopa de folhas bem picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe me maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, e se necessário, uma à noite, antes de se deitar.

Geleia : corte pela metade 1 kg de frutos maduros e retire com uma colher as sementes. Passe por uma peneira para extrair das sementes. Passe por uma peneira para extrair das sementes a parte do melaço arilo acidulado, apertando com um garfo. Reserve e coloque em uma panela as metades dos frutos, cobrindo-as com água e cozinhe até que amoleça bem a polpa. Desligue o fogo e espere amornar. em seguida, retire com uma colher a polpa das cascas e passe por uma peneira, obtendo uma massa. Coloque em uma panela essa massa, as partes do melaço que estava reservado e adicione 3 colheres de açúcar. Misture bem e leve para cozinhar em figo brando, mexendo sempre, até adquirir a consistência de geléia Deixe amornar e coloque em vidros, fechando hermeticamente.


Folhas de Maracujá
Postado por PortalNatural.com.br em 30 de novembro de 1999

O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa “alimento dentro da cuia”. Existem vários gêneros de maracujá. As flores são características.

O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical.

As propriedades químicas características do maracujá são: alcaloides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina.

Uso Medicinal:

Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, anti-inflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc).

Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorroidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises.
A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha.

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos.

A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes.

O New England Journal of Medicine publicou estudos mostrando que as pessoas cuja dieta era pobre em potássio, foram consideradas três vezes mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentavam com frutas ricas naquele elemento. A pesquisa afirmou também, que uma porção diária de frutas e vegetais frescos pode reduzir em 40% os riscos de derrame cerebral, independente de outros fatores.

Conhecidas pesquisas da Universidade John Hopkins, EUA, sugerem que o aumento no consumo de potássio pode contribuir para baixar facilmente a pressão sanguínea das pessoas em geral, servindo como alternativa para os remédios ou drogas de hipertensão não muito acentuada.

Craig C. Frank, da Associação Dietética Americana, e epidemiologista da Universidade Estadual de Louisiana, EUA, reforça o mesmo conceito: “A adição de uma fruta a mais na dieta oferece maior proteção contra a morte causada por derrames cerebrais.”

As folhas do maracujá têm substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos neurolépticos, potentes tranquilizadores usados no tratamento de doenças mentais graves como a esquizofrenia. Segundo o Dr. J. Roberto Leite, da Escola Paulista de Medicina, substâncias sedativas e tranquilizantes foram encontradas nos extratos de folhas secadas à sombra.






Preparação e emprego:
Uso externo:
Artritismo e gota: Chá das folhas por decocção, sob a forma de banhos quentes ou sob a forma de cataplasmas.

Hemorróidas: Uso externo. Folhas trituradas, aplicadas sobre os tumores hemoroidais, ou chá por decocção, sob a forma de clister.

Uso interno:
Folhas e raízes: para insônia, excitação nervosa ou irritabilidade.

Chá por decocção: 
Uma xícara, uma a três vezes ao dia.

Para alcoólicos e toxicômanos:
 Preparar 100 g de folhas por infusão, num litro d’água, adoçando com mel. 
Tomar um copo quatro vezes ao dia.

O fruto é excelente para fazer suco, 
pois ainda assim conserva seus princípios ativos.




Resultado de imagem para Flores de Maracujá imagens


Belíssima flor de Maracujá

Maracujá doce - A flor da paixão - 4 min.



Plantação de Maracujá - 5 min.



Conheça os benefícios da casca do maracujá- 8 min.


26 abril, 2011

Maracujá exótico

Frutos de ''pé'' de maracujá
nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

A aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar. O maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato é semelhante à genitália masculina. 

A dona de casa, Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, é a proprietária do maracujazeiro e explica como tudo começou. "Minha filha me deu as sementes há dois anos. No começo até recusei, pois maracujá dá em todo lugar, mas ela insistiu disse que seria um bom lugar para descansar embaixo da sombra e acabei aceitando", acrescentou.

 Ela alega que a semente é parecida com a semente do maracujá tradicional, contudo, acha que não é maracujá. 
"Estou curiosa para saber que gosto tem !
Segundo dona Maria, os frutos começaram a brotar no mês passado e a descoberta foi feita por seu filho que imediatamente comunicou o fato. "Mamãe, está nascendo um pé de pica no nosso quintal!", contou. 


O desenvolvimento da planta deve-se também a extrema dedicação da vizinha Maria Elizabeth da Cruz, que diariamente regava o maracujazeiro. "Eu sempre regava o pé, mas nunca imaginei que fosse ficar nesse formato. É muito estranho e engraçado. Parece muito com aquilo". 

Dona Maria Rodrigues afirma que várias pessoas mostraram-se interessadas no cultivo deste exemplar. "Vou distribuir as sementes para as pessoas que me pediram". A visitação tornou-se frequente, porém, sempre sob os olhares atentos da dona. E dentre os curiosos estava o jornalista ribamarense Edson Rêgo, que propôs a divulgação do fruto. 

Totalmente Orgânico 
O fato mais intrigante é que Maria Rodrigues nega qualquer tipo de manipulação. "Eu só plantei e ela ficou assim. Meus vizinhos já batizaram de maracujá pica", ressaltou. 

Os engenheiros agrônomos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ficaram surpresos com o fato. Os técnicos da Aged optaram por analisar a planta e posteriormente elaborar um parecer a fim de esclarecer as possíveis causas para a anomalia do maracujazeiro. 


"Morro e não vejo tudo!"

kkk...



Fontes:
juniorvideo100 
Publicado em 27 de jan de 2013
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/maracuja.html#
http://lilliverdi.blogspot.com.br/2011/04/pe-de-pica-morro-e-nao-vejo-tudo.html
 Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.