sexta-feira, 26 de julho de 2013

BELO HORIZONTE SERÁ A CAPITAL DO CAFÉ DO MUNDO - 09 A 13 SETEMBRO


Organização Internacional do Café
 
Bach - Coffee Cantata ''Schweigt stille, plaudert nicht'' BWV 211- 5min.
Chorus (S-T-B) ''Die Katze lässt das Mausen nicht'':

Die Katze lässt das Mausen nicht,
Die Jungfern bleiben Coffeeschwestern.
Die Mutter liebt den Coffeebrauch,
Die Großmama trank solchen auch,
Wer will nun auf die Töchter lästern!

Madeleine Vogt, soprano
Matthias Schubotz, tenor
Holger Krause, bass

Members of the Gewandhausorchester Leipzig

Semana Internacional do Café abre inscrições para produtores
Publicado em 19/08/2013 na seção eventos :
: Versões alternativas: Texto PDF


Produtores rurais e profissionais do setor da cafeicultura já podem fazer as inscrições para participar do 8º Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à atividade, e que faz parte da Semana Internacional do Café, um dos principais eventos da cafeicultura mundial em 2013. Além da feira, a Semana também terá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), que contará com delegações de mais de 70 países.

A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtores de Minas Gerais. Já o acesso à reunião da OIC é exclusivo para as delegações oficiais de cada país-membro.

Para solicitar o credenciamento antecipadamente e visitar o Espaço Café Brasil, os interessados devem acessar o site do evento. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20,00 pelo credenciamento. A feira vai apresentar exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops.

A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas Gerais -- por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) --, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.

Campeonato de baristas

Uma das principais atrações das feiras internacionais de café é o campeonato de barista (especialista em preparar bebidas com café). Durante a Semana Internacional do Café, será realizado o 13º Campeonato Brasileiro de Baristas. Cada competidor terá 15 minutos para preparar e servir aos juízes: quatro espressos, quatro capuccinos e quatro drinques de assinatura. Nenhum ingrediente que contenha álcool é permitido. O acesso ao campeonato é gratuito para visitantes credenciados.

Seminários e palestras

Diversos eventos técnicos serão promovidos durante a Semana Internacional do Café, dentro do Espaço Café Brasil. Um deles é a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais, apoiada por duas das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade no mundo: o Coffee Quality Institute (CQI) e a Specialty Coffee Association of America (SCAA). Durante o encontro, especialistas internacionais mostrarão pesquisas recentes sobre os cafés naturais -- tipo de processamento em que o fruto seca com a casca no terreiro e que, entre outras qualidades, confere mais doçura à bebida.

Os participantes terão ainda a oportunidade de provar os melhores cafés nacionais brasileiros que passam por esse método. As outras edições foram realizadas no México e em países da África. Entre os palestrantes da conferência em Belo Horizonte estará o mexicano Manuel Diaz, mestre em torra de café e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições internacionais.

Também participam do evento o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, que representa estudos e provas profissionais de cafés de qualidade, e o professor-doutor na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores especialistas em cafés naturais no Brasil. A quarta edição da conferência será realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no Mundo.


Outros eventos

Além da conferência internacional, visitantes nacionais e internacionais poderão participar de mais de dez encontros e palestras durante a Semana Internacional do Café, com conteúdos exclusivos e participação de especialistas do mercado. A maior parte da programação técnica será realizada pela primeira vez em Minas Gerais.

Um dos eventos de bastante procura é a Rodada de Negócios & Coffee of The Year 2013, em que compradores e empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café e a compra das sacas. Para os que se interessam em conteúdo e assuntos do mercado de café, haverá o DNA Café 2013 -- Seminário Internacional, nos dias 9 e 10 de setembro, com 12 horas de conteúdo sob o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável de toda a cadeia do café, com foco em temas relevantes para o dia a dia de produtores, técnicos, profissionais do setor e estudantes da área.

OIC

A Organização Internacional do Café (OIC) é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, congregando Governos exportadores e importadores para, mediante cooperação internacional, enfrentar os desafios com que o café se depara no mundo todo. Seus Governos-Membros representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo mundial.
A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente de mercado, dando melhores condições a todos os participantes do setor.
A fim de contribuir em termos práticos para o desenvolvimento de um setor cafeeiro mundial sustentável e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento, ela:
  • • Possibilita que, em reuniões de alto nível, os Governos e o setor privado troquem opiniões sobre questões cafeeiras e sobre as condições e tendências do mercado e coordenem políticas
  • • Elabora projetos que beneficiem a economia cafeeira mundial e pleiteia seu financiamento
  • • Promove a qualidade do café através de seu Programa de Melhoria da Qualidade do Café
  • • Promove a transparência do mercado, fornecendo uma vasta gama de estatísticas sobre o setor cafeeiro mundial
  • • Desenvolve o consumo de café e seus mercados através de atividades inovadoras de desenvolvimento de mercado
  • • Incentiva o desenvolvimento de estratégias para ampliar a capacidade das comunidades locais e dos pequenos cafeicultores
  • • Promove programas de treinamento e informação para ajudar a transferência de tecnologias relevantes ao café
  • • Disponibiliza informações sobre instrumentos e serviços financeiros para ajudar os produtores e
  • • Proporciona informações econômicas, técnicas e científicas objetivas e abrangentes sobre o setor cafeeiro mundial
A OIC fica estabelecida em Londres desde 1963, sob os auspícios das Nações Unidas, devido à grande importância econômica do café.

A OIC fica estabelecida em Londres desde 1963, sob os auspícios das Nações Unidas, devido à grande importância econômica do café.

linha do tempo 50 anos

  • 1962

    Sob os auspícios da ONU em Nova Iorque, foi negociado o 1o Acordo Internacional do Café.
  • 1963

    É estabelecida a Organização Internacional do Café em Londres, e entra em vigor por um período de cinco anos, o 1º Acordo Internacional do Café.
    • 1968

      O 2º Acordo Internacional do Café entra em vigor. Assim como o anterior, continha disposições para a aplicação de um sistema de quotas capaz de impedir a entrada de café no mercado em quantidades superiores às necessidades do consumo.
      • 1973

        Foi criado um banco de dados, que recebeu o nome de COFFEELINE, para disponibilizar ao público uma vasta gama de informações sobre o café.
        • 1976

          Entra em vigor o 3º Acordo Internacional do Café. Uma das principais características desse Acordo era que ele dispunha a suspensão do regime de quotas quando os preços estivessem fora de um intervalo acordado entre produtores e consumidores.
        • 1983

          Entra em vigor o 4º Acordo Internacional do Café..
        • 1994

          Entra em vigor o 5º Acordo Internacional do Café, que valorizava as discussões sobre a economia cafeeira mundial; a divulgação de informações sobre o setor cafeeiro, enfatizando o papel da OIC como Organismo Internacional de Produto Básico acompanhando e monitorando projetos cafeeiros a serem financiados pelo Fundo Comum dos Produtos Básicos (FCPB); e a promoção de intercâmbio de informações entre os países Membros.
          • A OIC lança programas de promoção de consumo de café na China e na Rússia que serão implementados durante o decurso de Acordo de 1994.
        • 1996

          Foi implementado o primeiro projeto de cooperação com o Fundo Comum visando ao incremento do potencial de produção do café gourmet – com um financiamento no valor de 1,4 milhões de dólares.
        • 1999

          Foi estabelecida a Junta Consultiva do Setor Privado, que trouxe para os debates internos da OIC as principais associações do setor privado de café nos países produtores e consumidores.
          • Foi criado um Grupo de Negociação para, sob a presidência do Sr. Arnoldo López Echandi, da Costa Rica, redigir o texto de um novo Convênio.
        • 2001

          Entra em vigor o 6º Acordo Internacional do Café com novos objetivos, tais como: incentivar os Membros a desenvolver uma economia cafeeira sustentável; promover o consumo; fomentar a qualidade; e fomentar programas de treinamento e informação para auxiliar a transferência de tecnologia entre os países Membros.
          • É realizada em Londres, a 1ª Conferência Mundial do Café, um evento integrante do novo Acordo de 2001 e que tem como fundamento a promoção dos objetivos deste.
        • 2002

          A OIC cria uma iniciativa para melhorar o balanço entre a oferta e a demanda mundiais de café visando a superar a crise de preços baixos do produto com a introdução de iniciativas de promoção, melhoria de qualidade e o estabelecimento de um programa de diversificação.
          • Implementa-se o Programa de Melhoria da Qualidade do Café com o objetivo de aprimorar a qualidade do café fornecido ao mundo
          • A OIC lança o CoffeeClub Network, uma rede colaborativa baseada na Internet que tem por objetivo promover o consumo de café
          • A Junta Consultiva do Setor Privado dá apoio a dois programas com o objetivo de disponibilizar informações cientificamente seguras sobre o café no domínio público: o Programa “Positively Coffee” e o Programa de Educação sobre o Café para Profissionais da Saúde.
          • 2003

            A reunião do Conselho Internacional do Café é realizada em Cartagena, Colômbia, para comemoração dos 40 anos da Organização.
            • É lançado o programa Guia Detalhado para Promoção do Consumo de Café em países produtores com o objetivo de aumentar a demanda de café. O programa serve como um catalisador de investimentos superiores a 30 milhões de dólares no aumento do consumo interno em paíse produtores.
          • 2005

            É realizada a 2ª Conferência Mundial do Café em Salvador, Brasil.
          • 2006

            É estabelecido um Grupo de Trabalho para, sob a presidência do Sr. Saint-Cyr Djikalou, da Côte d’Ivoire, examinar propostas relativas ao futuro do Convênio.
          • 2010

            É realizada a Conferência Mundial do Café, na Guatemala, que contou com a participação de mais de 1.400 delegados.
        • 2011

          Entra em vigor o 7º AIC. O Acordo fortalecerá o papel da OIC como fórum para consultas intergovernamentais, facilitará o comércio internacional através de maior transparência e maior acesso a informações relevantes, e promoverá uma economia cafeeira sustentável em benefício de todos os seus participantes, em particular os pequenos cafeicultores nos países produtores de café.
          • É lançado o 1º Fórum Consultativo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro cujo tema foi “Gestão de risco da volatilidade dos preços do café verde”.
        • 2012

          O Conselho Internacional do Café aprova um Novo Plano de Ação para a Promoção e Desenvolvimento de Mercado
          • É lançado o 2º Fórum Consultativo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro cujo tema foi “ O papel que as associações de produtores, governos e outras entidades desempenham, ou poderiam desempenhar, para tornar os instrumentos de gestão de risco e de financiamento mais acessíveis e de aplicação mais fácil para os pequenos e médios cafeicultores”.
        • 2013

          Os 38 projetos implementados pela OIC e financiados pelo FCPB atigem um montante de 105 milhões de dólares
          • A reunião de comemoração dos 50 anos da Organização ocorrerá em Belo Horizonte, Brasil. Para a ocasião do evento, foi criada a Semana Internacional do Café, que abrigará a reunião e a feira internacional de café, Espaço Café Brasil, em homenagem à OIC.

        Brasil


        Localização: América do Sul
        Capital: Brasília
        Extensão territorial: 8.515.767,049 Km²
        Idioma: Português
        População total (2012):198.360.943 habitantes
        Total do PIB (2011): R$ 4,1435 trilhões
        Moeda: Real
        Governo: República federal, República constitucional, Presidencialismo
        Presidenta: Dilma Rousseff
        Maiores cidades brasileiras:
        São Paulo (SP): 11.376.685 habitantes
        Rio de Janeiro (RJ): 6.390.290 habitantes
        Salvador (BA): 2.710.965 habitantes
        Brasília (DF): 2.645.532 habitantes
        Fortaleza (CE): 2.500.194 habitantes
        Belo Horizonte (MG): 2.395.785 habitantes

        Oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 193 milhões de habitantes). Único país onde se fala a língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo.

        Os estados estão distribuídos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A divisão é a mesma desde 1970, quando o espaço brasileiro foi modificado pela última vez. Os limites das regiões coincidem com as fronteiras dos estados que delas fazem parte.

        Cafés no Brasil
        O café, no Brasil, destaca-se econômica e socialmente desde a chegada das primeiras mudas vindas da Guiana Francesa, em meados do século XVIII. Diante de sua rápida adaptação ao solo e clima, o produto adquiriu importância no mercado, transformando-se em um dos principais itens de exportação, desde o Império até os dias atuais. A princípio restrita aos Estados do Pará e do Maranhão, no Norte e Nordeste do país, a produção de café se expandiu e, atualmente, são 15 Estados produtores, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia.

        Devido à diversidade de regiões ocupadas pela cultura do café, o País produz tipos variados do produto, fato que possibilita atender às diferentes demandas mundiais, referentes ao paladar e até aos preços. Essa diversidade também permite o desenvolvimento dos mais variados blends, tendo como base o café de terreiro ou natural, o despolpado, o descascado, o de bebida suave, os ácidos, os encorpados, além de cafés aromáticos, especiais e de outras características.

        A cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo em relação a questões sociais e ambientais, havendo uma preocupação em garantir a produção de um café sustentável. A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e todas as pessoas envolvidas na cafeicultura e pune rigorosamente qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras.

        As leis brasileiras
         estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

        Ano a ano aumentam os investimentos em certificações, que promovem a preservação ambiental, melhores condições de vida para os trabalhadores, melhor aproveitamento das terras, além de técnicas gerenciais mais eficientes das propriedades, com uso racional de recursos. O volume expressivo de cafés sustentáveis produzidos anualmente e a alta qualidade e diversidade das safras brasileiras fazem do Brasil um fornecedor confiável e capaz de atender às necessidades dos compradores internacionais mais exigentes.
        Informações sobre produção

        Produção Brasileira 2012: 50,83 milhões de sacas Produção Mineira 2012: 26,9 milhões de sacas Exportamos (Brasil) para mais de 60 países, principalmente USA, Europa e Japão. Exportação brasileira de café 2012: US 6,46 bilhões Exportação Mineira de café 2012: US 6,46 bilhões Consumo Brasileiro 2012: 20,3 milhões de sacas, sendo o 2º maior consumidor mundial

        Minas Gerais

        Localizado na região Sudeste, Minas Gerais possui a segunda maior população do país, formada por 20 milhões de habitantes que estão distribuídos por 853 municípios. Na capital, Belo Horizonte, vivem 2,45 milhões de habitantes. A extensão territorial do Estado representa 7% do território brasileiro, superior à de países como a França, a Suécia, a Espanha e o Japão.

        Terceira maior economia do país
        O perfil econômico de Minas Gerais é diversificado, sendo que o setor de serviços respondeu por 61% do Valor Adicionado estadual, o segmento industrial respondeu por 30% e a agropecuária, 9%. Para o melhor aproveitamento do potencial de crescimento econômico, o Estado divide o território em dez regiões de planejamento. Em todas elas há concentrações urbanas importantes com a infraestrutura necessária, o que favorece a implantação de novos empreendimentos.

        Destaques Econômicos
        Maior produtor nacional de café
        Maior área brasileira de floresta plantada
        Maior produtor nacional de leite
        Maior produtor nacional de morango
        Maior rebanho nacional de equídeos
        Maior produtor nacional de batatas
        Maior produtor e exportador mundial de ferronióbio
        Maior produtor brasileiro de minério de ferro
        Maior produtor brasileiro e exportador de ferro-gusa
        Maior polo de empresas de biotecnologia do Brasil
        Maior produtor nacional de aço
        Maior produtor de cimento
        Segundo polo automotivo do país
        Segundo polo de fundição do Brasil
        Segundo maior rebanho bovino do Brasil
        Segundo produtor nacional de açúcar
        Segundo produtor nacional de feijão
        Terceiro produtor nacional de etanol
        Terceiro produtor nacional de cana-de-açucar

        Agronegócio
        Maior produtor de café do Brasil, Minas Gerais possui também a maior bacia leiteira, ocupa o terceiro lugar no ranking de produção de cana-de-açúcar e é o quarto produtor nacional de milho. O Estado detém o maior rebanho de equinos e o segundo rebanho de bovinos do País. O clima favorável ao cultivo, o solo fértil e as grandes reservas de água sustentam uma agricultura eficiente e bastante diversificada.

        Café, maior produtor do país
        Líder na produção de café no Brasil, responsável por 51% do total. O café lidera as vendas internacionais do agronegócio mineiro e mantém a condição de segundo produto da pauta de exportação do Estado, depois do minério de ferro. Além da posição de destaque nas exportações brasileiras, Minas Gerais também possui unidades de importantes indústrias torrefadoras do País, como a Três Corações Alimentos, Café Bom dia e Café Toko, listadas entre as dez maiores empresas do setor, segundo o ranking da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

        Regiões Cafeeiras

        Distribuição espacial com logomarcas oficiais das 4 regiões

        Sul de Minas
        A cafeicultura é explorada, economicamente, há dois séculos. Representa aproximadamente a metade da produção mineira, com diversos portes de produtores e níveis tecnológicos. Parte da topografia é plana e outra parte é ondulada/ montanhosa, que resulta em pequena área mecanizada. Produz cafés de excelente qualidade. Tem Indicação Geográfica para a Região da Serra da Mantiqueira. Principais municípios produtores: Três Pontas, Carmo da Cachoeira e Nepomuceno.

        Cerrado
        Região plana. A cafeicultura iniciou-se na década de 70 do século passado. Sua topografia permite a mecanização da maioria das operações e é, por isso, tipicamente empresarial. Situada numa região de baixa umidade relativa no período da colheita, produz cafés de boa qualidade e tem Indicação Geográfica. Representa aproximadamente 20% da produção do Estado. Parte importante da produção é irrigada. Principais municípios produtores: Patrocínio, Monte Carmelo e Rio Paranaíba.

        Zona da Mata
        Teve a produção comercial iniciada há aproximadamente 150 anos e representa aproximadamente um quarto da produção mineira. Com uma topografia ondulada/ montanhosa na quase totalidade, é intensiva em mão de obra, com praticamente 100% das operações manuais. Historicamente conhecida pela baixa qualidade de seus cafés, teve nos últimos anos, um avanço significativo nesse aspecto, tendo ganhado importantes concursos em nível nacional e internacional. Tem alta concentração de pequenos produtores. Principais municípios produtores: Manhuaçu, Espera Feliz e Lajinha.

        Chapada de Minas (Vale do Jequitinhonha):
        Iniciou-se na atividade também na década de 70, do século passado. Situa-se nas partes altas do Alto Vale Jequitinhonha - chamadas chapadas -, onde a topografia é plana e permite mecanização. A maior das explorações é empresarial, sendo algumas áreas irrigadas. É pouco expressiva em volume, representando aproximadamente 5% da produção mineira. Principais municípios produtores: Capelinha, Angelândia e Novo cruzeiro.

        IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais pela primeira vez no Brasil!
         IV CONFERÊNCIA  INTERNACIONAL DE CAFÉS ARÁBICAS NATURAIS 
        PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL



        SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
         -50 ANIVERSÁRIO DA OIC

        Em 2013, Belo Horizonte será a capital do café do mundo
        Semana Internacional do Café reunirá representantes de mais de 70 países50 reunião aniversário da OIC e da Feira Internacional são as principais atraçõesBelo Horizonte (2013/03/18) - A Semana Internacional do Café será um dos maiores eventos do setor cafeeiro, em 2013. Programado para acontecer a partir de 09 de setembro a 13 no Expominas, em Belo Horizonte, o evento irá sediar (Organização Internacional do Café) 50 º aniversário reunião da OIC, juntamente com a 8 ª edição do Espaço Café Brasil. Isso faz parte dos esforços da Minas Gerais Governemnt para a internacionalização do Estado, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atracção de investimento e de desenvolvimento do turismo.

        A Semana Internacional do Café é promovido pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), o Sebrae - o corpo principal do agronegócio em Minas Gerais fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva - ICO, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Café Editora.


        ICO é a principal organização intergovernamental do setor no mundo. Minas Gerais foi escolhida para sediar a 50 reunião da organização aniversário, o que raramente ocorre fora de Londres, sede da organização, como a refletir sobre a importância do Estado no setor cafeeiro, uma vez que responde por mais de 50% da produção brasileira - a maior produção em todo o mundo. Durante a reunião da OIC, os chefes de Estado e de centenas de delegados de 70 países estarão na capital do estado para discutir a produção ea direção do mercado de café. Membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, proporcionando a indústria com melhores condições. Os países-membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades relativas ao comércio internacional de café e desenvolver políticas e soluções adequadas.


        Por exemplo, durante a crise do preço baixo que abalou o setor entre 2000 e 2004, ICO desenvolveu uma metodologia para melhorar o equilíbrio entre a oferta ea demanda em todo o mundo, incluindo iniciativas destinadas a ampliar o consumo, melhorando a qualidade e estabelecer um programa de diversificação. O último, por sua vez, incluiu ações em direção a projetos específicos para a geração de renda adicional para os agricultores - por exemplo, através da introdução de novas culturas, sem eliminar a si mesmo café.

        Espaço Café Brasil-Primeira vez em Minas Gerais, em sua 8 ª edição, o Espaço Café Brasil, ou Coffee Espaço Brasil, é uma plataforma de negócios para o mercado de café. O hotel dispõe de áreas de exposição e atrações para os agricultores, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, baristas, empresários e consumidores. A feira atrai os principais compradores e fornecedores em todo o mundo. Em 2012 teve 6.500 visitantes, entre compradores e profissionais, e mais de 100 marcas apresentando novos produtos e tendências. Junto com a exposição, há atrações como rodadas de negócios, seminários e workshops.

        Belo Horizonte


        Informações gerais
        Área: 330,95 Km²
        Altitude: 800 metros
        População: 2.395.785 habitantes (2012)
        IDH: 0,839
        PIB per capita: R$21.748,25 (2010)
        Prefeito: Marcio Lacerda (2013 – 2º mandato)

        Confira os pacotes de viagem exclusivos da Semana Internacional do Café!

        A sexta maior cidade do Brasil, Belo Horizonte se destaca pela união do tradicional e do contemporâneo, da urbanização ordenada com a natureza exuberante e dos ares cosmopolitas com a hospitalidade de seu povo.
        Cercada pela Serra do Curral, Belo Horizonte foi a primeira cidade moderna planejada do Brasil. Seu nome realmente não poderia ser mais apropriado. Do alto de suas serras e montanhas, para qualquer lado que se olhe, as paisagens são de tirar o fôlego. A natureza, sempre muita generosa, oferece diariamente um espetáculo sem igual: um deslumbrante pôr do sol. Beagá, como é popularmente conhecida, conta com dezenas de praças, ruas arborizadas, belos jardins e parques grandiosos, que são abrigos para diversas espécies da fauna e flora e que servem de refúgio para quem procura tranquilidade, saúde e bem-estar.

        Com a inspiração de quem é abençoado por tantas belezas naturais, Beagá respira cultura, arte, boemia, gastronomia e muito esporte. Sua agitada vida cultural recebe todos os estilos de espetáculos, exposições e festivais internacionais. Seus grupos de dança, teatro e música atravessaram as montanhas para ganhar o mundo. Acompanhando toda essa agitação, a cidade oferece vastas opções gastronômicas. Seus tradicionais botecos, com cadeiras nas calçadas, são um irresistível convite para encontrar os amigos, e experimentar diversos tipos de tira-gostos que, de tão deliciosos, ganharam até um festival.

        Expominas


        O Expominas Belo Horizonte é um dos maiores e mais importantes Centros de Convenções e Eventos do país. Comporta um público de 45 mil pessoas.
        Localizado na região oeste da capital mineira, foi construído em 1998. Ampliado e modernizado em atendimento às necessidades do segmento de Turismo e Negócios.

        O projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, faz jus ao empreendimento: é moderno, arrojado e foi concebido a partir de um conceito que prevê aproveitamento multifuncional de cada espaço. Por isso, o Expominas Belo Horizonte tem mobilidade para receber eventos simultâneos, de diversos portes e segmentos.

        Todas as reuniões serão realizadas no Centro de Convenções Expominas, Avenida Amazonas, 6030, Gameleira, Belo Horizonte/Minas Gerais, 30510-000, Brasil, tel: +55 31 3334 5145, site: www.expominas.com.br.
        CURIOSIDADES:
         
        1/3 du café consommé dans le monde est produit au Brésil Production
        de café dans le monde: 144,5 millions de sacs de 60 kg.
        Brésil: 50,8 millions- MG: 26 millions (18% dans le monde)-Source: OIC

         
        Plus grand producteur de café dans le monde: Exporté vers plus de 60 pays
        1º Brésil 2º Vietnam
        3º Indonésie
        4º Colombie
        5º Éthiopie
        Source: OIC
         
        2èmes plus grands consommateurs de café dans le monde, après les États-Unis
        Source: OIC
         
        215 exportateurs entre entreprises, coopératives, producteurs, personnes physiques et morales.- Source: Conab

        La consommation per capita au Brésil est de 6,23 kilos de café en grains crus = 4,98 kilos de café torréfié = 83 litres pour chaque brésilien et par an = 4,6 tasses par jour.- Source: Abic 

          
        Minas possède le programme de certification le plus important du monde, le Certifica Minas, qui assure la croissance de la participation de la production de l’agriculture et de l’élevage de l’État de Minas Gerais, sur les marchés nationaux et internationaux. En 2012, il a certifié 1625 propriétés productrices.
        Source:Seapa
        50% de la production de cafés spéciaux nationaux
        est faite dans l’État de Minas Gerais.

        La production brésilienne de cafés spéciaux représente 
        15% du total produit dans le monde.

        Entre 2004 et 2012, la consommation hors du domicile 
        a augmenté plus de 350% au Brésil.
        Source: Conab 


        Depuis 2008, l’exportation du produit gourmet a pratiquement doublé, passant de R$ 3,5 millions à R$ 5 millions l’année dernière.
         J.S.Bach - Cantata du Cafe - Rolf Reinhart - 29min.
        J.S.Bach -Coffee Cantata, BWV 211 
        Scheweigt stille - Nikplaus Harnoncourt - 13min
         
        J.S.Bach -Scheweigt stille - 26min
        Bach- Cantata Profana - 38min.

          FONTES:
         RURALBR COM INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 
        Ministério das Relações Exteriores;www.mre.gov.br
        Organização Internacional do Café;www.ico.org
        Universidade Federal de Lavras;www.ufla.br
        Governo de Minas;www.mg.gov.br
        Belo Horizonte;portal2.pbh.gov.br
        OIC
        www.ico.orgwww.espaçocafebrasil.com.br
        www.expominas.com.br