sábado, 21 de dezembro de 2013

COGUMELOS SHIITAKE - COMO PRODUZIR E DESIDRATAR







 


 
 
Cultivo de cogumelo Shiitake em madeira - 3min.
 
 
Cultivo de cogumelo Shiitake - Receita - 3min.
 
 
Curso de cultivo de Cogumelo Medicinal - 7min.
 
 
 
Cultivo de Cogumelo - 24min.
 
 
Processo do cultivo de cogumelo - 11min.

 
 
Projeto Cogumelo - 10min.
 
Milenium Rural - Produção de Cogumelos - 8min.
 
 
Produzir Cogumelos em Borra de Café- 4min.
 
 
Produzir cogumelos em casa - 9min.
 
 
Globo Rural - Composto para Cogumelo -
 
Cogumelo do Sol - 13min.

Alimentos desidratados – cogumelo Shiitake

Por em 20 de dezembro 2013 -
RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)

A produção de cogumelo Shiitake desidratado tem grande aceitação pelo mercado consumidor, visto que seu consumo  estimula o sistema imunológico, atuando junto à prevenção de diversas doenças. Conheça o passo a passo de como produzi-lo.

grey Alimentos desidratados   cogumelo Shiitake
O cogumelo Shiitake é um alimento de grande valor nutricional e medicinal

Além de muito apreciado por suas qualidades culinárias, o cogumelo Shiitake também é um alimento de grande valor nutricional e medicinal. Trata-se de um fungo saprófito que coloniza madeiras mortas de várias espécies e sempre foi considerado como um elixir da vida, uma fonte de longevidade e boa saúde.

Além disso, o consumo do Shiitake desidratado (visto que não perde suas propriedades após o processamento) estimula o sistema imunológico, atuando junto à prevenção de gripes e viroses, no combate à hipertensão e para diminuir o colesterol. É um sofisticado aliado das dietas de emagrecimento, porque tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura. Para completar, o cogumelo Shiitake contém as vitaminas E, B, C e D, cálcio, fósforo, ferro, potássio e fibras. Tantos benefícios e benfeitorias confere ao Shiitake grande fator de procura pelos consumidores e excelente oportunidade de negócio para o produtor.

Para se produzir o cogumelo Shiitake desidratado, deve-se proceder da seguinte maneira:
Procedimentos iniciais
- A primeira coisa a ser feita é uma boa lavagem de todo o material, com água limpa.
- Depois de bem lavados, faz-se uma aparação e, em seguida, o corte em fatias, usando uma faca, em inox, bem afiada.
- Coloca-se os cogumelos na bandeja do secador, bem distribuídos.
O processamento
O secador deve trabalhar a uma temperatura de 57 graus centígrados, por um período que varie entre seis e sete horas. O ponto ideal de secagem é quando, pelo método prático, submetido à pressão, ele se torna crocante, ou quando o peso atingir 8% do peso inicial. A umidade inicial do cogumelo Shiitake é de, aproximadamente, 92% b.u. (base úmida) e a umidade final deve ser de 5% b.u., para que se possa armazená-los com segurança, livres do desenvolvimento de fungos, por um período de tempo bem prolongado, por volta de um ano.
Embalagem
Deve-se utilizar embalagens que não permitam a passagem de vapor d’água, sendo utilizado, preferencialmente, embalagens de polipropileno, para o seu armazenamento.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT,
Conheça os Cogumelos - 9min.
 
Cogumelos Alucinógenos - 61min.
 Fontes:
Licença padrão do YouTube
 http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/uncategorized/alimentos-desidratados-cogumelo-shiitake/

DESIDRATAR FRUTAS É LUCRO CERTO


 Processamento de  Biomassa : Banana Verde - 13min
 
Globo Reporter 2007 : Banana Verde - 6min
 
Curso: Pequena Fabrica de Vegetais Desidratados - 4min.
 
 
 
 Como desidratar Abacaxi - 13min.
  
 
Desidratação de Frutos e legumes Cabo Verde - 5min.
 
  
 
Receita - Banana Passa - 5min.
 
 
 
Farinha de Banana verde - 3min
 
Desidratação de Maçã - 13min.
 
 
Frutas Secas - Caseiro - 4min.
 
 
EMATER:Como produzir ervas aromáticas desidratadas. 4min.
 
 
Frutas Secas - 16min.
 
Curso:Processamento mínimo de Frutos e Hortaliças - 5min.
 
  
 
Como desidratar banana - 36s.


Desidratação de frutas aumenta lucro de produtores

tecnologia :: Versões alternativas: Texto PDF
 

Produtores de estados do Nordeste têm apostado na desidratação de frutas para combater o desperdício e aumentar a renda. A técnica tem permitido não somente a redução das perdas, que em alguns casos chegavam a 70% da produção, mas também a obtenção de valores até dez vezes maiores que os praticados para as frutas in natura. Orientados pelo Sebrae por meio de atendimentos diretos e capacitações para melhorar a gestão de seus negócios, os agricultores conseguiram com o sistema de secagem vencer o problema de transporte e perecibilidade das frutas, entrando, assim, em novas praças, como o grande mercado paulista.

"Nos preocupamos sempre em buscar soluções sustentáveis para os pequenos negócios. Estamos atentos para trabalhar a redução do desperdício e, ao mesmo tempo, procurar oportunidades de inovar para melhorar os produtos e ampliar o faturamento", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Em 2013, o Sebrae já atendeu mais de 63 mil micro e pequenos negócios rurais no país. São produtores não somente do segmento da fruticultura, mas também de mel, peixes, cafés, carne, derivados de cana, flores, hortaliças, leite, mandioca, ovinos e caprinos.

Em 2011, o empresário Henrique Sá Lopes, da Lili Doces, no Piauí, viu na desidratação uma oportunidade de expandir a linha de produtos. Hoje, ele evita o desperdício com seis máquinas de desidratação, que geram 150 quilos de frutas secas por mês e um faturamento 10% maior. As vendas são realizadas para São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Amazonas. A ideia surgiu durante uma feira de negócios que ocorre em São Paulo, a Piauí-Sampa, realizada pelo Sebrae. "Em conversas com o especialista Leonardo Chiapetta, vimos o potencial do mercado paulista", conta o empresário Henrique Lopes.

Chiapetta é especialista em desidratação de frutas e já esteve em Teresina à convite do Sebrae para ensinar aos empresários locais a técnica que garante vida mais longa às espécies frutíferas sem prejudicar suas propriedades nutritivas. Proprietário do Empório Chiapetta, com lojas no Mercado Municipal de São Paulo e no Shopping Eldorado da mesma cidade, ele é um dos compradores das frutas da Lili Doces e de diversos produtores dos estados do Nordeste.

Há quatro anos, 28 famílias que vivem no povoado de Vila Retiro, próximo a lhéus (BA), passaram a processar bananas, abacaxis, jenipapos, mangas, cupuaçus e outras frutas para evitar que 70% da colheita fossem para o lixo, por conta do tempo e das condições de transporte. Reunidos em torno do Grupo Doce Retiro, os produtores de Vila Retiro estão conseguindo gerar entre 100 e 200 quilos de frutas desidratadas a cada 30 dias. Tudo é vendido na própria região.


"Se produzíssemos mais, com certeza venderíamos porque a procura é grande", afirma o vice-presidente do Grupo Doce Retiro, Aílton Bevenuto. Orientada pelo Sebrae, a associação está trabalhando na ampliação da produção. "Em quatro anos, queremos chegar a pelo menos duas toneladas por mês", diz. Segundo ele, o quilo da fruta in natura custa cerca de R$ 0,80 na região. Desidratado, sai a R$ 20. Apesar da perda de peso durante o processo, causada pela evaporação de 70% da água dos alimentos, o negócio vale a pena.

Abacaxi desidratado
Na cidade de Itaberaba (BA), é o abacaxi que dá renda a 140 associados de uma cooperativa que processa a fruta desde 2010. O projeto foi elaborado pelo engenheiro agrícola Pedro Meloni, consultor contratado pelo Sebrae, para agregar valor ao produto e gerar mais renda para a comunidade da Coopaita. Há poucos dias, o grupo conquistou o direito de usar um espaço para elaborar barrinhas de cereal com o abacaxi desidratado.

Mais do que mostrar aos agricultores a importância de se unir para enfrentar os atravessadores e conquistar novos mercados, o Sebrae deu o apoio necessário para a elaboração de um diagnóstico e as consultorias para a realização do projeto da agroindústria. A Coopaita também está inserida no programa Comércio Brasil da instituição, o que viabiliza a participação do grupo em missões comerciais e rodadas de negócios. A central de processamento foi criada com duas máquinas de secagem e capacidade para desidratar até quatro toneladas de abacaxi por dia.

FONTE

Agência Sebrae de Notícias
Priscila Mendes - Jornalista
Telefonbe: (61) 2107-9300

Links referenciados

Agência Sebrae de Notícias
www.agenciasebrae.com.br

Empório Chiapetta
www.chiappetta.com.br/historia.html

Coopaita
pt-br.facebook.com/coopaita

Sebrae
www.sebrae.com.br
Licença padrão do YouTube
http://www.agrosoft.org.br/agropag/227554.htm