sexta-feira, 9 de março de 2012

Joao Rodrigues Esteves (1700-1755) - "Quam pulchri sunt"* Coro da Sé Cat...




Enviado por em 05/12/2011
Música sacra portuguesa
*Coro a cappella a quatro vozes
Maestro- Eugénio Amorim
Orgao-António Esteireiro

Música

 Música de ninar semente
dos jardins deslumbrantes
- a mente humana.

Licença padrão do YouTube

quinta-feira, 8 de março de 2012

FIGUEIRA - Ficus carica



 A figueira é uma árvore frutífera, monóica e decídua, originária do Oriente Médio. Sabe-se que o figo, fruto da figueira, é utilizado pelo homem desde à Idade da Pedra.

 A figueira é também uma das primeiras plantas cultivadas. De porte pequeno a médio, as figueiras crescem de 6 a 10 metros de altura, mas geralmente não ultrapassam os 8 metros. A planta é bem ramificada, com ramos frágeis e seiva leitosa.

As folhas são verdes, caducas no inverno, com textura papirácea, nervuras bem marcadas e profundamente lobadas, com três a cinco lobos. As flores da figueira não são visíveis pois se encontram dentro do figo, que é uma infrutescência e não uma fruta.

Sicônio 
é o tipo de pseudofruto 
ao qual pertencem os figos.
 
 O pequeno orifício visto na base do figo é uma passagem estreita para os polinizadores. As flores são polinizadas devido a uma simbiose com um tipo muito específico de vespa-do-figo. Em troca da polinização os figos fornecem alimento e abrigo para todas as fases de vida da vespa, em uma complexa relação. Se a polinização ocorrer serão produzidas sementes.

As plantas masculinas
 produzem figos não comestíveis, 
denominadados caprifigos. 
 
A grande maioria das variedades cultivadas no Brasil não necessita de polinização, assim como de plantas macho, para produzir os figos comestíveis. Os figos podem ser verdes, pretos, roxos, amarelos, vermelhos, marrons e esbranquiçados, de acordo com a variedade.

A figueira é uma árvore fácil de cultivar no pomar doméstico. Ela provê uma quantidade enorme de figos que podem ser consumidos maduros, in natura, ou mesmo verdes, em preparos diversos.

Os figos verdes 
se prestam para geléias,
 doces em calda, figadas, figos desidratados
 tipo rami, cristalizados, licores, etc. 
 
Os maduros entram crus ou cozidos em pratos doces ou salgados, como saladas, assados e sobremesas refrescantes. De forma bem planejada, é possível aproveitar as delicias do figo o ano todo.

Além dos figos, a figueira adulta provê uma agradável sombra, gostosa de curtir em chácaras, amplos jardins e parques. Assim como outras árvores do gênero Ficus, a figueira-comum possui raízes agressivas nos exemplares adultos. Desta forma não é indicado seu plantio próximo à construções, tubulações enterradas e áreas pavimentadas.

Os figos maduros 
também são muito atrativos
 para os passarinhos.
 
As podas são parte importante da manutenção e formação da figueira. As podas de formação iniciam-se já no primeiro ano após o plantio, assim que a planta atinge 50 cm de altura. Os despontes sucessivos a cada ano preparam a copa da árvore para que sejam baixa, arejada e bem distribuída.

Para uma boa produção e facilitar a colheita, além de prevenir a planta de uma série de doenças e pragas, é recomendável também a poda anual da planta adulta. Esta poda é drástica e visa eliminar os ramos que produziram no ultimo ano, além de ramos secos, fracos e doentes.

A poda anual deve ser realizada no final do inverno, antes da planta emitir suas brotações. O aspecto final da planta podada deve ser sem folhas. Após as podas, é importante utilizar uma pasta cicatrizante ou pasta bordalesa sobre os ferimentos.
 
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solos bem drenados, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados no pós-plantio e períodos de estiagem. A figueira é capaz de crescer bem em solos pobres e tolera a seca, porém com menor produção de figos. 

Ela clima mediterrâneo e subtropical, mas tem excelente adaptação climática, podendo ser cultivada de norte a sul do Brasil. É interessante que passe por um período de dormência anual, seja por inverno frio ou seco. 

(A irrigação constante em climas quentes
 inibe a dormência, o que diminui 
a produtividade da planta). 
 
Não tolera geadas, mas rebrota na primavera. Adubações anuais e uma cobertura verde ou morta sobre o solo são importantes para evitar doenças e estimular a produção. Multiplica-se por sementes apenas para fins de melhoramento. 

Geralmente a multiplicação 
é feita por alporquia e estaquia dos ramos. 
A época ideal para obtenção das estacas
 é no final do inverno por ocasião da poda.

Medicinal:

  • Indicações: Aftas, Inflamações da boca, Gengivites, Inflamações da Garganta, Calos, Caspa, Dermatite Seborréica, Ferimentos, Doenças Pulmonares, Constipação Intestinal, Abcessos, Escorbuto
  • Propriedades: Laxante, Expectorante, Calicida (Seiva), Antibiótico, Antiinflamatório
  • Partes Utilizadas: Frutos, Folhas, Seiva

Alerta:

A figueira possui látex que pode provocar graves queimaduras na pele. Ao manusear frutos, ramos ou folhas, principalmente durante as podas ou colheita deve-se utilizar equipamento de proteção, como luvas e mangas longas. 

Os frutos verdes devem ser cozidos antes do consumo. Os frutos maduros podem ser consumidos in natura, desprezando-se as partes verdes.
Os frutos verdes 
devem ser cozidos antes do consumo.
 Os frutos maduros podem ser consumidos in natura, 
desprezando-se as partes verdes.

Por  
 
em · 
 · Em Diretório de Plantas
Li
Fonte:
http://espelho1.jardineiro.net/blog/plantas/figueira-ficus-carica/
?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A%20PlantasJardineiro%20%28Novidades%20|%20Jardineiro.net%29
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

PRODUÇÃO DE MUDAS EM COPINHOS DE PAPEL - Passo a passo




Neste artigo, ensinaremos como preparar copinhos de papel para a produção de mudas. Apesar de aparentemente frágeis, este copinhos são fáceis de fazer e apresentam muitas vantagens, como veremos a seguir.

Até a década de 1950, mudas de tomate, pimenta, pimentão, assim como outras solanáceas, eram produzidas em canteiros-sementeiras, às vezes repicadas e posteriormente plantadas no local definitivo com as raízes nuas.

Desta forma, o transplante tinha que ser feito obrigatoriamente em dias nublados, sempre no período mais fresco do dia, e mesmo assim as perdas eram grandes e o desenvolvimento das plantas ficava prejudicado com tantas mudanças. Até que um agricultor, que plantava tomates, teve a feliz idéia de plantar as sementes em copinhos de papel.

A partir daí, houve um aumento de produção entre 20% a 30%. Então vamos falar sobre esta formidável técnica.

Com esta técnica, temos quase todas as vantagens da semeadura direta no local definitivo, eliminando as desvantagens do plantio direto  em grandes áreas. Não há danos as raízes, pois as mudas são levadas ao local de plantio dentro do próprio copinho. Com isto, elimina-se também riscos de contaminação. Não há necessidade de esperar dias nublados, ou períodos mais frescos para o plantio. Podemos fazer o transplante a qualquer hora.

O “pegamento” das mudas 
é praticamente igual a 100%,
 ou bem próximo disto.

Nos copinhos, pode-se plantar qualquer tipo de hortaliça, plantas ornamentais, ervas medicinais, condimentos, etc. Existem algumas plantas que não aceitam transplantes, como o pepino, quiabo e outras. Com o uso dos copinhos, é possível, sem problema nenhum, fazer mudas destas plantas para posterior transplante.

 Em localidades de inverno rigoroso, 
 pode-se fazer por exemplo mudas de quiabo
 numa estufa, para transplanta-las 
no inicio da primavera.

A única desvantagem dos copinhos (ao meu ver), é o trabalho de confecciona-los. Mas você verá que vale muito à pena, principalmente depois de um pouco de prática.

Você vai precisar de cano de PVC e tiras de jornal
Você vai precisar de cano de PVC e tiras de jornal

Para fazer os copinhos, separe de antemão os materiais. Você vai precisar de um cano plástico (PVC), com um diâmetro mínimo de 7 cm, e um comprimento  entre 15 a 18 cm. Faça uma marca para que os copinhos fiquem com 10 cm de altura. Esta medida serve para hortaliças em geral. Caso queira, você poderá fazer outras marcas, em diferentes alturas, para outras variedades de plantas. Também vai precisar de tiras de jornal, ou outro papel biodegradável (não utilize papéis plastificados) para a confecção dos copinhos.


Passo a passo:
Enrole as tiras de papel no cano plástico, dando 3 voltas, e respeitando a marca dos 10 cm, ou aquela que você escolheu. O importante é que sobre 3 cm de papel na parte de baixo do cano plástico.
Enrole as tiras de papel no cano plástico, dando 3 voltas, e respeitando a marca dos 10 cm, ou aquela que você escolheu. O importante é que sobre 3 cm de papel na parte de baixo do cano plástico.

Dobre esta sobra para fazer o fundo do copinho.
Dobre esta sobra para fazer o fundo do copinho.

Encha o copinho com substrato. De umas batidinhas com o fundo do copinho para assentar o substrato.
Encha o copinho com substrato. De umas batidinhas com o fundo do copinho para assentar o substrato.

Puxe o cano plástico devagar, de forma que fique apenas o jornal e o substrato.
Puxe o cano plástico devagar, de forma que fique apenas o jornal e o substrato.

Com o copinho pronto e cheio de substrato, agora é só plantar as sementes.
O substrato para preencher os copinhos, podem ser de vários tipos e materiais, de acordo com a disponibilidade. Alguns exemplos.
  • Uma parte de terra (peneirada) + 1 parte de composto orgânico
  • Uma parte de terra + 1 parte de esterco curtido
  • Uma parte de terra + 1 parte de húmus de minhoca (vermicomposto)
  • Composto orgânico puro
Existem outras formulas. Tudo vai depender da variedade da planta, exigências nutricionais, tempo estimado que esta planta vai ficar no copinho entre outras variáveis.

Copinhos prontos em caixote de madeira.
Copinhos prontos em caixote de madeira.

Depois de prontos e semeados, os copinhos deverão ser colocados numa caixa de madeira, e irrigados regularmente. 
As irrigações deverão ser suficientes para manter o substrato sempre úmido, até o momento do transplante. As mudas deverão ser transplantadas no próprio copinho, pois as raízes perfurarão o papel facilmente, e logo este papel irá se decompor. No transplante tradicional, geralmente o momento ideal é quando as plantas tem duas folhas verdadeiras ou 10 cm. 
Com o uso do copinho, você poderá atrasar um pouco o plantio, deixando as mudas se desenvolverem um pouco mais se desejar, sem prejuízo para as plantas. Não esqueça de efetuar o raleio das mudas, preferencialmente com tesoura, para não perturbar as raízes, deixando apenas uma por copinho.
 A partir do plantio, as mudas deverão receber os tratos culturais necessários para sua variedade ou espécie.
Espero ter contribuído para que você possa ter um jardim mais bonito, ou um canteiro mais produtivo.
Li
Fonte:
Jardineiro.net
http://espelho1.jardineiro.net/blog/jardinagem/producao-de-mudas-em-copinho-de-papel/?
utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PlantasJardineiro+%28Novidades+|+Jardineiro.net%29
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

terça-feira, 6 de março de 2012

A MÁGICA DO VASO DAS SETE ERVAS



Mensagempor JardineiroTSP » Qua Abr 06, 2011 10:38 am 

As plantas estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, nos fornecendo alimento, perfumes, cosméticos e medicamentos. Além disso, decoram de maneira natural do planeta, e alegram a nossa vida quando usadas como demonstrações de carinho e de afeto.

Os alquimistas sempre cultivaram as flores, as plantas e as ervas. Desde a antiguidade eles as manipulam com a intenção de adquirir todas as energias benéficas presentes em sua aura. Dessa forma eles se fortaleciam e tinham o poder de fortalecer ao outro.

Isso acontece porque as plantas, assim como nós, possuem aura, que variam de acordo com a sua espécie. Dessa forma a energia que cada planta irradia ou atrai varia e com ela as suas propriedades. O importante é saber como e quando usar cada uma.

Os rituais das culturas espiritualistas, como os banhos e a defumação, usam as ervas como princípio. No entanto, existe uma maneira muito simples de você obter proteção e harmonia por meio delas. Sabe aquele famoso vaso com as sete ervas? Pois é, ele é muito poderoso e traz bem estar ao ambiente.

1. Escolhendo as plantas
Não existe uma regra rígida sobre quais são as sete espécies de plantas usadas na montagem deste vaso. A escolha das plantas pode variar dependendo da região do país, mas a versão mais usada é esta:
  • Arruda (Ruta graveolens)
  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.)
  • Pimenta (Capsicum annuum)
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Manjericão (Oncimum basilicum)
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis)
  • Guiné (Petiveria alliacea)
Existe uma versão bem conhecida, que substitui o comigo-ninguém-pode pelo trevo-de-quatro-folhas (Oxalis deppei).

2. Plantando
Escolha um vaso ou jardineira com espaço suficiente para acomodar as sete mudas. Forre o fundo com uma camada de cascalho ou cacos de telha. Faça uma segunda camada com areia, para facilitar a drenagem da água das regas.

Chegou a hora de colocar a mistura de terra preparada com: 1 parte de terra comum, 1 parte de areia e 1 parte de húmus de minhoca. Tudo muito bem misturado e incorporado. Espalhe a mistura de terra no vaso até pouco mais da metade da altura.

Retire as mudas da embalagem e ajeite-as no vaso. Complete com o restante da mistura de terra e faça uma boa rega, até que a água comece a escoar pelo furo de drenagem.

3. Como cuidar
No início, seu vaso de 7 ervas vai precisar ficar num local com boa luminosidade, mas longe do sol direto. Depois de 3 ou 4 dias, você vai precisar colocá-lo num local onde possa receber cerca de 6 horas de luz solar direta diariamente.

As regas devem ser cuidadosas: mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Procure regar sempre que a camada superficial estiver seca.

Para manter as plantas fortes e sadias, adube-as mensalmente, com húmus de minhoca ou com uma mistura de farinha de osso e torta de mamona.
>>>

Disponível online em: [
Blog Tudo Sobre Plantas ]
Anderson C. Porto
Li
Fonte:
Anderson C. Porto - desenvolvedor web
http://www.TudoSobrePlantas.com.br
Projeto Tudo Sobre Plantas - fundador
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

domingo, 4 de março de 2012

MEDICINA CHAMAM, cura e ajuda espiritual 1-2



 
ASSISTA TAMBEM
Essa Cura foi comprovada Cientificamente 
- Leia Abaixo e saiba porque uns se curam e outros não

http://www.youtube.com/watch?v=Hm3ue_Jmueg

Porque uns se curam e outros não? Simples, uns merecem, outros não, outros precisam expurgar as energias negativas absorvidas ao longo de anos, e ate de vidas passadas, para poderem se curarem, pois cada ato negativo mais grave, egoísmo,falta de caridade, sexo desregrado, crimes,injurias, falta de perdoar, geram energias negativas, toxicas mesmo, que o nosso corpo espiritual ( perispirito ) que é uma copia do nosso corpo atual, e que é com ele que seguimos apos a morte. 

Esse corpo é muito sensível e absorve essas energia, que chega um momento que precisam ser expelidas, expurgadas, como a água poluída que precisa passar pelo filtro para se purificar e ser novamente útil, e feliz, pois o próprio espírito pede, como alguém que para se livrar de uma dor, aceita diversos tratamentos dolorosos, mas que irão cura-la.

 Assim é conosco. SE por exemplo, você passar uma vida inteira, trabalhando só para si e sua família, sem fazer caridade, o que acontece? Aqueles carmas de vidas passadas e desta vida mesmo, ao invez de serem pagos com o bem que cobre uma multidão de pecados, serão pagos atravez de doenças no final da vida, ai aquele dinheiro que não foi para a caridade, irá para remédios e médicos, e para sustentar todos os empregos de milhares de profissionais de saúde, dando empregos, mantendo empregos da área da saúde.

 Ai você estará fazendo o bem forçadamente e expiando esse carma da falta de amor, pois: A lei de amor mande que cada um ame indistintamente a todos os seus irmãos, ela não esfria o coração contra os maus procederes; esta é, ao contrário, a prova mais angustiosa, e eu o sei bem, porquanto, durante a minha última existência terrena, experimentei essa tortura.

Mas Deus lá está e pune nesta vida e na outra os que violam a lei de amor. Não esqueçais, meus queridos filhos, que o amor aproxima de Deus a criatura e o ódio a distancia dele. -- Fénelon, (Bordéus, 1861.) O duelo O Evangelho Segundo o Espiritismo ( peça e eu lhe envio este livro por e-mail )

VEJA ESTE VIDEO E ENTENDA MAIS

Dra Marlene fala que o mal feito gera energia que é expelida pela dor
http://www.youtube.com/watch?v=XHGhxGwjQIM

Pois não fazer o bem, quando se pode, e todos podem, é fazer o mal, pois o mal poderia ser evitado com o nosso bem.
E quando mais sacrificial for esse amor, mais valor tem, veja - "Me ame quando menos mereço, pois é quando mais preciso". Provérbio Chinês

" Sem a caridade não haverá descanso para a sociedade humana. Digo mais: não haverá segurança" VERICAMOS A GRANDE VIOLENCIA QUE assola o Brasil, é falta de amor. O Evangelho Segundo o Espiritismo

Uma informação par voce, voce sabia que lá nos USA, tem 500 mil crianças em abrigos, pois nãopodem viver com os pais, ou não tem pais. E AQUI NO BRASIL, temos 8 MILHÔES DE CRIANÇAS ABANDONADAS?

E que os brasileiros na hora de adotar uma criança, a maioria pede que seja branca ( quer que negro não tem direito a ter pais? E seja sim meu amigo um marginal ( ELES NÂO QUEREM os irmãos ( isso demosntra a falta de sensibilidade e de amor ) QUE tenha no maximo 3 anos!!!! Quando amor tem o brasileiro, tenho VERGONHA NESTAS HORAS DE SER BARSILEIRO
 
Enviado por em 04/03/2012
Licença padrão do YouTube