quinta-feira, 14 de novembro de 2013

BIOMA CERRADO, O BERÇO E O PODER DAS ÁGUAS DO BRASIL



 
Bioma cerrado é considerado o berço das águas do Brasil-24min.


CONEXÃO CIÊNCIA - 12.11.13:
 O programa desta semana debate a importância das águas do Cerrado. Apesar de ser considerado o berço das águas do Brasil, o uso irracional e inadequado é uma ameaça para toda a sociedade. 
Oito das 12 grandes regiões hidrográficas do país são beneficiados pela água do bioma Cerrado, entre elas: Bacia do São Francisco, Tocantins - Araguaia e Rio Paranaíba. Para falar sobre o assunto, o Conexão Ciência recebe Jorge Werneck, pesquisador da Embrapa.
O Poder das Águas - Masaru Emoto - Patestra -96min.

Dr. Masaru Emoto – O Poder da Água

Dr. Masaru Emoto – O Poder da Água
Masaru Emoto nasceu em Yokohama no Japão no mês julho do ano 1943. Graduou-se pela Universidade Municipal de Yokohama e obteve seu título de Doutor em Medicina Alternativa na Open International University. Dr. Emoto acredita que as emoções humanas são capazes de alterar a estrutura dos cristais de água. Quando a água recebe um tratamento com emoções positivas (amor, gratidão, alegria) os cristais formados são magníficos, já quando o tratamento é feito com envio de emoções negativas (raiva, ódio, rancor) os cristais formados são irregulares. Experimento Em busca de comprovar sua teoria, Dr. Emoto construiu um enorme freezer onde a água era submetida a temperaturas de até -30º Celsius e, durante o processo de congelamento, fotografada por câmeras de alta velocidade capazes de ampliar a foto em até 800 vezes. O resultado foi impressionante. Primeiramente, ele percebeu que água da torneira é incapaz de formar cristais devido à quantidade de químicos presentes. Por outro lado, água pura e limpa das nascentes, rios subterrâneos e geleiras forma cristais. Avançando com o experimento, Dr. Emoto decidiu testar o efeito da música durante o processo de congelamento.  A água que congelou enquanto Bach, Beethoven e Mozart tocavam ao fundo formou belíssimos e delicados cristais. Opostamente, a água que congelou enquanto heavy metal era reproduzido formou cristais deformados.
musica-agua-cristal
O mais surpreendente ainda estava por vir. Dr. Emoto e seu assistente dividiram amostras de água em dois grupos. Para o grupo A, eles falaram palavras bonitas (‘Obrigado’, ‘Amor’, ‘Gratidão’) e procuraram transmitir emoções positivas para as amostras. Já com o grupo B, os dois agiram de forma oposta, transmitindo emoções negativas e falando palavras como: ‘Ódio’, ‘Estupidez’, ‘Vou Te Matar’. Após o congelamento, a água do grupo A formou magníficos cristais hexagonais. Enquanto, a água do grupo B produziu cristais de qualidade baixíssima, semelhante aos submetidos ao som do heavy metal.
“Quando nós tratamos água com amor e gratidão, a água retribui dando a nós os cristais com as formas mais belas já imaginadas.”
“Quando nós tratamos água com amor e gratidão, ela retribui nos oferecendo os cristais com as formas mais belas já imaginadas.”
Repercussão Dr. Masaru Emoto O trabalho do Dr. Masaru Emoto comprova que a água está profundamente conectada à consciência individual e coletiva dos seres humanos, fornecendo uma nova luz ao precioso poder da água e a sua importância para a evolução humana. O seu próximo passo foi propagar os resultados obtidos.  Emoto empreendeu viagens pela Europa e nos Estados Unidos onde palestrou para centenas de milhares de pessoas. Ele também lançou livros de sucesso, como por exemplo: O Milagre da Água e A Mensagem Escondida na Água. Como já era de se esperar, a maior parte da comunidade científica, que é controlada pelos governantes, desprezou esses estudos e acusou o cientista japonês de heterodoxo e não confiável. Conclusão O ser humano é composto 70% de água, assim como o planeta Terra.  Se a raça humana como um todo enchesse seus corações de Amor e Gratidão, poderíamos estar vivendo em um cenário completamente diferente. Palavras são expressões do espírito. Água reflete nosso espírito. Quando nos deixamos levar para estados de raiva, frustração e ódio, a água dentro de nós retribui tristeza e sofrimento. Quanto mais nos aproveitarmos dos recursos do planeta Terra e continuar a poluir indiscriminadamente o meio ambiente e os oceanos, mais raiva, hostilidade e guerra estaremos gerando contra nós mesmos.
 

A Mensagem Escondida na Água - Dr. Masaru Emoto - 8min.

 

O Poder da água


O poder da água e a sua importância para o Planeta Terra e toda a vida que nele existe, é inquestionável!
Se o tema da água lhe interessa, então leia a informação que apresentamos, e inscreva-se no nosso grupo no facebook. Instruções no final desta página.




Origem da Água

Picture
A água surgiu no decurso de reações químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.    A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros fatores, das reações químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.     Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra.  Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.



O verdadeiro Poder da Água...

Picture
A séculos que água é conhecida como a maior riqueza da humanidade. Sem ela não é possível sobreviver ao contrário de tudo o resto. Por ela se fazem guerras, amizades, amigos, vizinhos. Com ela se criam pessoas, animais, plantas e é com ela que os Oceanos são o que são. A água é parte integrante do nosso corpo, aproximadamente 2/3 do nosso peso é água. Estudos recentes pelo Sr. Masaru Emoto revelam que a água reage com energia, seja ela positiva ou negativa.



Importância da água para os seres vivos

Picture
Todos os seres vivos têm na sua constituição uma determinada quantidade de água que varia de espécie para espécie. Ela é a substância que existe em maior quantidade no organismo. As medusas, são constituídas  por quase 99,99% de água. O nosso corpo bem como nos restantes mamíferos, essa percentagem é inferior, atingindo até 75%. A água é indispensável aos seres vivos , pois tem uma papel fundamental em muitas das funções que ocorrem nos seus organismos.



Poder de cura da água

Picture O nosso corpo consome em média 1,5L a 2L de água por dia. Por isso devemos consumir a mesma quantidade. Informaçóes importantes:
  • Quantidade ideal de água por dia: peso em kg x 0,04 = quantidade L/dia
  • Não beber grandes quantidade de seguida. A água deve ser "mastigada"
  • Beber água energizada, e molecularmente estruturada
Que quantidade de água bebe por dia? A falta de água no corpo, causa desidratação o que origina vários sintomas como:  - Dores de cabeça - Dores musculares - Dores nas articulações - Dores nos rins - etc.
O poder curativo das águas
O uso das características físico-químicas das nascentes minerais é mais um aliado da medicina tradicional para a prevenção e o tratamento de doenças

por Cristina Almeida
Foto: Shutterstock
A água já foi definida como o ouro do terceiro milênio. Desperdício e poluição são os problemas, mas se todos conhecessem seu poder curativo, ela seria valorizada tanto quanto o precioso metal. O uso das águas minerais como terapia era um hábito comum entre os gregos, e depois foi popularizado pelos romanos por meio da cultura do banho e da higiene nas famosas termas públicas. Já no ano 450 a.C., Heródoto registrou o primeiro estudo sobre a prática. Naquele tempo, a água era considerada benéfica apenas por suas qualidades físicas (temperatura), pois sua composição era desconhecida. Com o Renascimento, Paracelso desenvolveu técnicas para análises químicas e, assim, os efeitos desse líquido no organismo passaram a ser observados. Hoje, a palavra termalismo define as várias formas como as águas minerais podem ser utilizadas com fins terapêuticos. No Brasil, a partir da década de 1990, a Medicina Termal passou a ter uma abordagem coletiva, incentivando o chamado Turismo Saúde, dada a existência de várias fontes minerais em todo País. Considerada terapia complementar, o Ministério da Saúde a incluiu entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ingerir ou banhar-se? De acordo com Giuseppe Nappi, professor de Terapia Médica e Medicina Termal do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Água Mineral da Universidade Degli Studi de Milão (Itália), são quatro as principais técnicas terapêuticas utilizadas: terapia por ingestão, inalatória, irrigatória e termal externa, isto é, banhos e lamas.
“Todas são utilizadas com fins preventivos, terapêuticos e reabilitativos”.
A fisioterapeuta Geny Frayha Delany, coordenadora do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), única escola no País que possui o Termalismo em sua grade curricular (campus Poços de Caldas), afirma: “Engana-se quem pensa que esse tipo de terapia serve somente para idosos”, diz. “Entre todas as propriedades terapêuticas do termalismo, a que mais surpreende é sua ação motivacional. Estresse, depressão, esgotamento físico não são privilégio dos mais velhos”, diz. A explicação para isso é a ação dos banhos nos sistemas nervoso e límbico, e o consequente estímulo das funções hormonais. Como começar Para se submeter à terapia, os pacientes antes devem ser examinados por um médico ou um especialista em hidrologia médica. As sessões geralmente são realizadas em balneários termais, mas também podem ser feitas em locais que reproduzam esses ambientes. Os banhos de imersão devem durar 20 minutos; duchas, cerca de 15 minutos; inalações, 15 minutos. Nos casos em que seja indicada a ingestão de água mineromedicinal, a dosagem dependerá da composição da água ingerida. “Quanto maior for a mineralização da água, menor deverá ser o seu consumo”, observa Geny. De acordo com a fisioterapeuta, se os limites de tempo e quantidade forem respeitados, a técnica é segura. Entretanto, “o uso inadequado ou excessivo pode levar a efeitos indesejáveis: diarreia, vômito, cefaleia, insolação, febre, etc.”, adverte. A terapia é indicada para todos e a partir dos 5 anos de idade. A única ressalva é que os idosos não devem estar muito debilitados. “Após a terapia termal, os efeitos curativos duraram no tempo, reduzindo o consumo de remédios”, conclui Nappi. PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >> 



 Conexão Ciência
www.youtube.com/playlist?list=PLhWY8l8K2
BUMcInvq95_wnobCSdWhOUvQ

TV NBR
conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nb


Publicado em 12/11/2013-Licença padrão do YouTube
 http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/88/o-poder-curativo-das
-aguas-o-uso-das-caracteristicas-180174-1.asp/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FLOR DE CAFÉ



Florada de Café - 15min.
 
 
2min.
 
 
2min.
 
 
Florada do Café Arábica - 2min
 
Diferenças do Conilon...
 
 
Globo Rural - 3min.
 
Café e sua Florada - 2min
Flor de café aberta








 A Florada do Café
 
A estação das chuvas começa com as primeiras chuvas em setembro. Este é o momento do início da curta floração do café. O período de floração se divide em pré, principal e pós-florada.

Na pré-florada, em torno de fim de setembro / início de outubro, as flores já estão formadas, mas ainda fechadas.

Nesse estágio, as flores ainda são branco-esverdeadas. Quando caem as primeiras fortes chuvas tropicais e a água penetra 20 a 30 cm na terra, abrem-se os primeiros botões, assim que o sol reaparece por um período mais longo.

As flores alvíssimas só florescem por um dia: Abrem-se com os primeiros raios do sol matinal e ao pôr do sol, murcham, ficando marrons.

As flores que não abriram no primeiro dia irão desabrochar no dia seguinte, ou seja, em dois dias, toda essa maravilha branca passou. Como, porém, nem todos os cafezais florescem no mesmo dia, a época de florada se estende por 3 a 4 semanas.

O café arábica tem 44 cromossomos, diferentemente do café robusta que tem apenas 22 cromossomos. Isso é “meio maluco”, quando se considera que o ser humano também possui somente 46 cromossomos! Devido a isso, a planta do arábica é muito mais complexa do que a do canephora (robusta, ou conilon) e tem um aroma mais refinado.

Devido a este aspecto especial do café arábica a sua flor não necessita de insetos para ser polinizada: Ela é autofecundadora! Bastam 2,5 milhões de polens para fecundar as 30.000 - 40.000 flores de um pé.

Grande parte das flores do café arábica é, portanto, fecundada através do vento. É importante que chova muito pouco de dia neste período e que sopre uma brisa leve; daí a polinização acontece praticamente por conta própria.






Como as abelhas podem complementar a polinização das flores, os cafeicultores e os apicultores trabalham em conjunto numa situação de ganha-ganha ('win-win'): Antes da floração do café, os enxames de abelhas são transportados nas suas caixas para perto dos cafezais.

Segundo Paulo Marcio, isso aumenta, por um lado, a produção dos cafeeiros e, por outro,permite ao apicultor a produção de mel cremoso,caramelizado, delicioso da flor do café, que tem sabor aromático e leve perfume de jasmim.

Ao nascer do sol, as abelhas do café já trabalham a todo vapor. É maravilhoso ouvir o zunir das abelhas e observar o seu incansável ir e vir – um verdadeiro show-macro!

Portanto, foi encantador andar com a câmera no meio desses pequenos produtores de mel, ocupados unicamente consigo e com a sua coleta de pólen.


 Licença padrão do YouTube