quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FLOR DE CAFÉ



Florada de Café - 15min.
 
 
2min.
 
 
2min.
 
 
Florada do Café Arábica - 2min
 
Diferenças do Conilon...
 
 
Globo Rural - 3min.
 
Café e sua Florada - 2min
Flor de café aberta








 A Florada do Café
 
A estação das chuvas começa com as primeiras chuvas em setembro. Este é o momento do início da curta floração do café. O período de floração se divide em pré, principal e pós-florada.

Na pré-florada, em torno de fim de setembro / início de outubro, as flores já estão formadas, mas ainda fechadas.

Nesse estágio, as flores ainda são branco-esverdeadas. Quando caem as primeiras fortes chuvas tropicais e a água penetra 20 a 30 cm na terra, abrem-se os primeiros botões, assim que o sol reaparece por um período mais longo.

As flores alvíssimas só florescem por um dia: Abrem-se com os primeiros raios do sol matinal e ao pôr do sol, murcham, ficando marrons.

As flores que não abriram no primeiro dia irão desabrochar no dia seguinte, ou seja, em dois dias, toda essa maravilha branca passou. Como, porém, nem todos os cafezais florescem no mesmo dia, a época de florada se estende por 3 a 4 semanas.

O café arábica tem 44 cromossomos, diferentemente do café robusta que tem apenas 22 cromossomos. Isso é “meio maluco”, quando se considera que o ser humano também possui somente 46 cromossomos! Devido a isso, a planta do arábica é muito mais complexa do que a do canephora (robusta, ou conilon) e tem um aroma mais refinado.

Devido a este aspecto especial do café arábica a sua flor não necessita de insetos para ser polinizada: Ela é autofecundadora! Bastam 2,5 milhões de polens para fecundar as 30.000 - 40.000 flores de um pé.

Grande parte das flores do café arábica é, portanto, fecundada através do vento. É importante que chova muito pouco de dia neste período e que sopre uma brisa leve; daí a polinização acontece praticamente por conta própria.






Como as abelhas podem complementar a polinização das flores, os cafeicultores e os apicultores trabalham em conjunto numa situação de ganha-ganha ('win-win'): Antes da floração do café, os enxames de abelhas são transportados nas suas caixas para perto dos cafezais.

Segundo Paulo Marcio, isso aumenta, por um lado, a produção dos cafeeiros e, por outro,permite ao apicultor a produção de mel cremoso,caramelizado, delicioso da flor do café, que tem sabor aromático e leve perfume de jasmim.

Ao nascer do sol, as abelhas do café já trabalham a todo vapor. É maravilhoso ouvir o zunir das abelhas e observar o seu incansável ir e vir – um verdadeiro show-macro!

Portanto, foi encantador andar com a câmera no meio desses pequenos produtores de mel, ocupados unicamente consigo e com a sua coleta de pólen.


 Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: