sábado, 10 de setembro de 2011

GUERRA DO IRAQUE DIZIMA TAMAREIRAS



Tamareira - Bahia,Brasil(?)

Uma Palmeira do Oriente (Tâmara) 


Tamareira jovem

Árvore mítica, já celebrada pelos babilônios por sua prodigalidade e majestade, a tamareira pagou um pesado tributo às sanções e às guerras no Iraque desde 1980, mas as autoridades decidiram voltar a aprumar este símbolo de uma cultura milenar.

Três guerras 
e doze anos de um drástico
'embargo internacional 
puseram de joelhos a indústria iraquiana de tâmaras que um dia, com mais de 600 espécies diferentes, ocupava o primeiro lugar mundial, desde a década de 1950.

"Nos tempos antigos, as pessoas dependiam muito desta árvore", de onde tiravam os alimentos, além de móveis e cestos, destaca Kamel al-Dulayme, diretor do Departamento de Tamareiras do Ministério da Agricultura, na liderança de um programa destinado a plantar milhões de árvores.

"A palmeira
tem muito em comum com o homem. 
É a única árvore que morre 
se uma pessoa corta sua cabeça. 
Sua silhueta também é parecida.
É um símbolo por todas essas razões",

Além disso, 
a tamareira é a árvore
mais popular do país e fazê-la reviver
reveste a construção de um novo Iraque 
de um sabor de parábola, 
admite o funcionário. A estrada que liga Bagdá a seu aeroporto, que ficou tristemente célebre por seus inúmeros atentados, é também local onde serão replantadas, por quilômetros.

O objetivo é quase triplicar o número de tamareiras, de modo a chegarem a 40 milhões, em 2021. O projeto, que visa, também, lutar contra a desertificação, é "uma prioridade", sendo dotado de orçamento de 180 bilhões de dinares (108 milhões de euros) para o período 2005-2021, explica Dulayme.

O ministério criou mais de 30 viveiros dessas jovens palmeiras e trabalha com investidores privados num projeto de plantação nos grandes desertos do oeste do país, irrigados graças a lençóis d'água subterrâneos. Milhares de jovens plantas foram também oferecidas pela FAO e os Emirados Árabes Unidos.

Mas a tarefa parece titânica. 
O número de árvores,
estimado em 32 milhões nos anos 1960-70, 
teve uma redução de 12 milhões, em 2000. 
Atualmente, não está disponível
nenhuma cifra mais recente.

Basra (sul, uma região fértil antigamente, foi a mais atingida, com apenas 2 milhões de árvores sobreviventes. Na periferia da cidade o "deserto de palmeiras" se estende, 
hoje, por quilômetros, 
num imenso espaço árido 
coberto de velhos troncos 
- uma consequência da guerra Irã-Iraque, 
de 1980-88.

O embargo dos anos 1991-2003 privou, em seguida, os camponeses de material agrícola e a água se rarefez, na medida em que barragens iam sendo construídas na Turquia e no Irã.
A invasão americana de 2003 
favoreceu, indiretamente,
a proliferação de doenças e de pragas,
e todos os aviões de fumigação 
ficaram no solo por mais de dois anos.

Um grande número de plantações também desapareceu. Nas árvores que permaneceram, os frutos não têm a mesma qualidade, além de terem se ressentido, explica Nour Abbas Hachem, um produtor de Basra. "Produzíamos toneladas, agora são apenas algumas dezenas de quilos", lamenta ele.

Mizher Adai, 45 anos, perdeu um terço de suas 250 palmeiras. Sua plantação foi vítima diretamente da violência religiosa de 2007-2008, quando milicinos xiitas e sunitas enfrentavam soldados americanos em seu bairro particularmente perigoso de Bagdá.
"Todos os problemas vêm dos ocupantes
(os norte-americanos). 
 Eles não apenas mataram os homens,
mas são a causa da morte das árvores", 
 acusa ele.

Toda a palmeira 
atingida por uma bala ou um morteiro
fica condenada, morrendo  lentamente
nos três anos seguintes, 
explica, apontando
várias árvores em agonia 
e dezenas de tristes troncos decapitados.

Uma delas foi pulverizada por um foguete Katiushka. Mas Adai não se queixa diretamente disto, porque a árvore salvou a vida de sua família, protegendo a casa a dois metros dali.
"Preciso de ajuda financeira para renovar minhas tamareiras e não tenho meios. Estamos tristes porque essas árvores são muito preciosas para nós", concluiu ele.

ARVORES -Grupo Yahoo-Descrição

Aberto a todas as pessoas com interesse em identificação,
troca de experiências, plantio, conservação, recuperação
de áreas e demais assuntos relativos a árvores do Brasil,
principalmente da Mata Atlântica.

Endereços de e-mail do grupo


 Fonte
Grupo ARVORES Yahoo

Endereços de e-mail do grupo

TERRA AMADA-BASTÃO-DO-IMPERADOR



BASTÃO-DO-IMPERADOR

Bastão do Imperador
Origem:Jardim Botânico RJ
{Zilda}


Nome científico: Etlingera elatior 

Família: Zingiberaceae 

Nomes populares: bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção 

Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma - a flor sai do chão e não dos galhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial. 

Origem: Malásia 


Características gerais: herbácea rizomatoza, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho, rosa e porcelana. 


Comercialmente, existem quatro cultivares interessantes: Red Torch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras). 


Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração. 


A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados. 


Propagação: para as flores tropicais, a forma mais utilizada de propagação é por meio dos rizomas, de onde emergem os brotos, formando touceiras e ampliando a produção de folhas e flores e, ainda, pode ser feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos. 


Devido à importância da qualidade da muda no plantio, os rizomas escolhidos devem ser coletados de plantas vigorosas, sadias e de alta produtividade. Para cultivos comerciais deve-se evitar o plantio por sementes, devido à variabilidade genética que trará desuniformidade no padrão das inflorescências. Além disso, o florescimento é retardado, pois a germinação por sementes pode demorar até mais de dois anos. 


Usos: as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros estabelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão. 

Bastão do Imperador
Origem:Jardim Botânico RJ
{Zilda}


Curiosidades: atrativa de pássaros e borboletas, é uma espécie bastante exótica e pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. A cultivar Torch Ginger é a mais popular e é amplamente cultivada no sudeste asiático. Pode ser usado como ingrediente essencial em alguns pratos na Tailândia onde geralmente é servido cru. 
Bastão do Imperador
Origem:Jardim Botânico RJ
{Zilda}


Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.

Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro
Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

sexta-feira, 25 de março de 2011


Cultivo de Bastão do Imperador(Etlingera elatior R.M.Smith)

   Etlingera elatior R.M.Smith, também conhecido por Bastão do imperador, flor da redenção e gengibre de tocha, é uma herbácea rizomatoza e robusta, tendo como centro de origem a Malásia. Pertencente à família Zingiberaceae, pode atingir de três a seis metros de altura; possui hastes eretas que lembra a cana e dispõe de folhas grandes e alongadas em tonalidades do verde rosado até um marrom avermelhado.
O gênero Etlingera inclui várias espécies, geralmente com inflorescências belas e vistosas em diferentes tonalidades, variando do vermelho escuro, vermelho claro, cor-de-rosa, rosa claro e até mesmo como na variedade conhecida como Branco de Sabá (foto ao lado direito).

Há outra espécie de formato diferenciado que se assemelha a uma tulipa nas cores vermelha, indo até o chocolate escuro (quase negro); também possui uma folhagem diferenciada com uma coloração bronze, além de outros cultivares com folhagens que chegam a cor chocolate.    
     
  O Bastão do imperador tem preferência por solos ricos em matéria orgânica, úmidos e o espaçamento entre as touceiras deve ser generoso (no mínimo 2,50m entre fileiras e 1,50m entre covas), vez que formam touceiras enormes tanto em altura como em extensão. 
  
   São plantas que exigem temperaturas elevadas e calor constante para estimular o florescimento. Nessas condições, crescem vigorosamente entouceirando com muita rapidez. As inflorescências se originam diretamente no sistema de rizomas, sendo separadas das hastes vegetativas. depois de plantada irá florescer em ano e meio a dois anos.   
Além de serem ornamentais, flores e brotos são comestíveis, fazendo parte da culinária de diversos países asiáticos. São fatiados finamente e podem fazer parte de vários pratos, que dão um flavour picante pungente diferente do gengibre comercial.

MERCADO - A demanda interna tem sido crescente. Os principais mercados importadores são: América do Norte (EUA e Canadá), Europa (Holanda, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França) e Japão.
  A oferta do produto se dá durante todo o ano atingindo o ápice entre os meses de novembro e fevereiro.
LUZ, TEMPERATURA E UMIDADE -  O bastão do imperador adapta-se a uma grande faixa de temperatura. Porém, em explorações comerciais, aconselha-se que a noturna seja de 22 a 35°C e noturna de 18° a 27°C. A temperatura ideal para produção está entre 24° e 30°C.O bastão se desenvolve melhor em ambiente com umidade relativa elevada (70 a 80%). Os cultivos devem ser implantados tanto a sol pleno como em locais parcialmente sombreados. São plantas vigorosas de crescimento muito rápido e, em face disto, requer implantação de quebra ventos como medida de proteção.
  
A implantação deve ser feita em épocas chuvosas, preferencialmente no início desta, e o plantio das mudas e/ou rizomas nas horas mais amenas.
PRODUÇÃO E COLHEITA - Em cultivos conduzidos adequadamente, dependendo do tipo de muda utilizada, pode se iniciar aos 11-15 meses, podendo obter de 60-90 flores por touceira/ano.
   As inflorescências tem diferentes pontos de colheita, desde botão, até as brácteas totalmente expandidas. O tamanho mínimo da haste deve ser de 60cm.
  A adubação influencia bastante o crescimento e a produção de flores, principalmente sob alta luminosidade. Essas são flores que preferem solo levemente ácido.
  Desde a colheita no campo as hastes devem ser imersas na água limpa, de preferência deitadas, sem a necessidade de imersão da inflorescência. Apresentam uma durabilidade média de 15 dias. A temperatura ideal para o manuseio das inflorescências está entre 17 e 19°C e a de armazenamento acima de 14°C. Manter a umidade relativa do ar elevada (90-95%).
  A POTYFLORES produz bastões do imperador de ótima qualidade nas variedades porcelana, vermelho e tulipa. Estamos aguardando você para conferir a beleza e sofisticação dessas flores enormes e vistosas.
Referência bibliográfica:
LAMAS, Alonso da Mota. Floricultura Tropical 
- Avanços Tecnológicos. FRUTAL 2003. Fortaleza, CE.

Bastão-do-Imperador

Nome científico: Etlingera elatior
Família: Zingiberaceae
Nomes populares: bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção
Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma - a flor sai do chão e não dos galhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.
Origem: Malásia 

Características gerais: herbácea rizomatoza, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho, rosa e porcelana.
Comercialmente, existem quatro cultivares interessantes: Red Torch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras). 

Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração. 

A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados. 

Propagação: para as flores tropicais, a forma mais utilizada de propagação é por meio dos rizomas, de onde emergem os brotos, formando touceiras e ampliando a produção de folhas e flores e, ainda, pode ser feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos. 

Devido à importância da qualidade da muda no plantio, os rizomas escolhidos devem ser coletados de plantas vigorosas, sadias e de alta produtividade. Para cultivos comerciais deve-se evitar o plantio por sementes, devido à variabilidade genética que trará desuniformidade no padrão das inflorescências. Além disso, o florescimento é retardado, pois a germinação por sementes pode demorar até mais de dois anos. 



















Usos: as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros estabelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão. 

Curiosidades: atrativa de pássaros e borboletas, é uma espécie bastante exótica e pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. A cultivar Torch Ginger é a mais popular e é amplamente cultivada no sudeste asiático. 

Pode ser usado 
como ingrediente essencial 
em alguns pratos na Tailândia 
onde geralmente é servido cru. 

Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.
Obrigada pela sua visita. 
Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, 
coloque aí nos comentários,
eles podem acabar virando temas para novos posts. 
Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?


BASTAO DO IMPERADOR PORCELANA

- ETLINGERA ELATIOR - BULBO

Disponibilidade: Em estoque.
Preço normal: R$ 11,90
Preço especial: R$ 9,90

Descrição rápida

Produzem abundantes florações 
de colorido vivo e brilhante desde o amarelo
até vermelho forte e seus matizes.
Descrição do
Produto
São plantas arbustivas que podem atingir desde 1,50 metros até mais de 2 metros de altura, adaptando-se a qualquer tipo de clima e solo, preferindo, no entanto, os locais mais quentes e de umidade relativa alta. Originários da América Tropical, cultivam-se por divisão de rizomas.

Formam touceiras de bela aparência com folhas grandes e verdes lembrando bananeiras, portanto, excelentes para jardins decorativos externos. Não necessita replantio.

Dependendo da variedade, produzem abundantes florações de colorido vivo e brilhante desde o amarelo até vermelho forte e seus matizes. Destinam-se também com perfeição para corte devido a grande durabilidade em vasos e arranjos.

Plantio: em local de preferência ensolarado e protegido das geadas do inverno. Plantam-se os rizomas entre 5 a 10 cm de profundidade em solo de boa qualidade. Não são exigentes em adubação. Aceitam umidade, porém não em excesso.
 BASTÕES
Caracteristica: Plantas tropicais herbáceas, bem exóticas, com formatos e cores bem diferenciadas. Alcançam até 4m de altura.

Condicoes: A  temperatura de transporte e conservação oscila de 15 a 17 °C. A durabilidade depende dos cuidados e espécies trabalhadas. Solo rico em matéria orgânica, bastante fértil, pois a planta é do tipo esgotante.

Dicas: Não coloque as flores tropicais em locais com muita luminosidade;
A cada dois dias, corte a ponta das hastes cerca de 2 a 3cm para mantê-las frescas;

Adicione sempre água no vaso para que as flores tropicais possam absorvê-la, ou mude esta água a cada dois dias, não esquecendo de manter o nível recomendado.
Bastão do Imperador Rosa
Etlingera elatior
Bastão do Imperador Porcelana
Etlinger





 Fonte
potyflores2010 - plantasonya.
http://potyflores2010.blogspot.com/2011/03/cultivo-de-bastao-do-imperadoretlingera.html
http://plantasonya.blogspot.com/2008/11/basto-do-imperador.html

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Hino Nacional Brasileiro



HINO NACIONAL BRASILEIRO

Música de FRANCISCO MANUEL DA SILVA
Letra de JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito à própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!


Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil
És tu, Brasil.
Ó Patria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida", no teu seio, "mais amores"
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!


Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme quem te adora, a própria morte,
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


Homenagem Google

ao Dia da Independência do Brasil

07 de setembro


Enviado por em 15/01/2007

-Correção:
"As margens plácidas" - sem crase (sem acento GRAVE) .
"As margens" são o sujeito da oração,
elas é que ouviram o brado retumbante do povo heróico.

Licença padrão do YouTube