segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS



Benefícios do Própolis
Pesquisa faz descobertas sobre os benefícios do Própolis. 11 min.


Extrato de Própolis

Bula de Extrato de Própolis

O extrato de própolis 
é uma substância medicamentosa 
comercializada por empresas como Biovea, Forever e Makrovit.


Ele possui propriedade bactericida, fungicida, antiviral, cicatrizante, anti-inflamatória, atua na formação de anticorpos que aumentam a resistência do organismo, acelerado a regeneração dos tecidos. A composição do extrato de própolis pode variar ligeiramente de um laboratório para o outro, mas geralmente é: 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e outras substâncias.

Indicações do extrato de própolis
Gripe, resfriado, bronquite, catarro, sinusite, amigdalite, cicatrizar feridas, micose, queimadura superficial da pele, gengivite, dor de dente, frieira, picada de insetos, acne, calos.

Preço do extrato de própolis
O preço do extrato de própolis varia entre 5 e 15 reais dependendo da região.

Modo de uso do extrato de própolis
Uso interno: auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como gripe, sinusite, amigdalite. Utilizar sob orientação do fitoterapeuta.

Uso externo: auxiliar na cicatrização da pele devido a feridas, cortes, micose, queimadura. Pingar de 2 a 3 gotas no local e massagear a seguir.

Efeitos colaterais do extrato de própolis
Pode causar inchaço da região, vermelhidão, coceira e dor em indivíduos alérgicos ao própolis, por isso recomenda-se fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar o produto. Basta pingar 2 gotas do produto no antebraço e aguardando alguns minutos. Caso apareçam coceiras e vermelhidão, não utilizar.

Contraindicações do extrato de própolis
Indivíduos alérgicos ao própolis.

O extrato de própolis contém álcool e por isso não deve ser utilizado por crianças menores de 12 anos.

É recomendado guardar o extrato de própolis em um local frio e seco. A data de validade é de 3 anos a partir da data de fabricação.

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colmeia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.

A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.

Composição da Própolis
Resinas vegetais e bálsamos: 50%
Cera de abelha: 30%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados.
Propriedades e Aplicação da Própolis

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:

Cura várias infecções como: 
estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.

Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.

Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.

Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.

Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.

Age como antioxidante no organismo.

Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.

Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.

Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.

A própolis é realmente um antibiótico natural. 
A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:

Antibacteriana: 
A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: 
A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: 
Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória:
 A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante:
 A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.

Anticancerígena:
 Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos:
 A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica:
 A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).

Imunoestimulante: 
A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Tipos de Própolis
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora.

Própolis Verde
A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas, extratos e exudatos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.

A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites. Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes.

Própolis Vermelha
A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.


A própolis vermelha caracteriza-se por possuir constituintes diferenciados dos outros 12 tipos de própolis já conhecidos e catalogados, tornado assim um produto único e diferenciado. Os constituintes únicos encontrados somente na própolis vermelha são: benzofenonas, preniladas, dihidroxiisoflavona, homopterocarpina, medicarpina e isoflavona. Somando-se estes diferenciais aos benefícios em comum das variações do propolis, o própolis vermelho é considerado um produto diferenciado e cobiçado em diversos países.


Própolis Preta (tradicional)

É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular. A propolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.


Os componentes ativos mais importantes são: composto fenólicos, flavonóides, enzimas, derivados do ácido benzóico, ácido cafeico, ácido e álcool cinâmico, benzaldeído, terpenos e óleos essenciais.


Modo de usar

Para crianças: 3 a 5 gotas uma vezes ao dia. 

Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.


Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. 

Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.


Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.


A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.


Ingestão recomendada para adultos

Duas colheres de chá em jejum e duas na hora de dormir. Nota: Sem álcool e mel ou sorbitol. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.


Benefícios para a saúde

O própolis é um extrato rico em bioflavonóides e óleos essenciais, e contêm vários oligoelementos, vitaminas e aminoácidos. O termo vem do grego Própolis “defensor da cidade” significado própolis (Pro-antes Polis-cidade, que se traduz como as defesas da cidade antes ou Provedor de Justiça da cidade).


Graças à ação antibiótica da própolis, que protege contra a atividade dos vírus e bactérias, a colmeia é um dos lugares mais estéreis conhecidos na natureza.


 A própolis contém uma variedade de elementos:

Aminoácidos, vitaminas, minerais, etc. Entre todos estes compostos incluem bioflavonóides. O Própolis não processado contêm 500 vezes mais bioflavonóides do que a laranja. No entanto, estudos científicos realizados por vários investigadores de todo o mundo têm mostrado que o efeito da própolis é conseguida através da ação sinérgica de todos os seus componentes.


Origem do Própolis

Esta maravilhosa substância resinosa é o sistema imunológico das plantas (árvores). A abelha recolhe-o e transforma-o, para desinfetar a sua colméia. O Própolis garante assim um ambiente asséptico completo para uma colméia fértil devido aos teores de temperatura e humidade.



Composição do extrato de própolis

É muito variável, dependendo da flora e do clima de cada local. Apesar de ser o produto mais utilizado e pesquisado, a colméia, ainda não completou o seu estudo científico. Já foram detectados mais de 250 componentes e 50 princípios biologicamente ativos, o que explica as suas propriedades. Tem resinas, bálsamos, óleos essenciais, minerais (mais de 20 oligoelementos), vitaminas, aminoácidos (7 dos 8 essenciais) e mais de 50 grupos de flavonóides.


Propriedades Medicinais

Científicamente foram encontradas 20 propriedades: antibacteriana, antifúngica, anti-colesterolêmica, anti-parasitário, anti-inflamatória, antioxidante, anti-tóxicos, alérgicos, analgésico, anestésico, antituberculose, antiviral, desodorante, citostático, epithelializing, imunogenicidade estimular, fitoinhibidor, hemostático , hipotensor e termoestabilizador.


Fundamentalmente, é um biorregulador magnífico, reconstruindo as capacidades de defesa, desempenho e adaptação do organismo. Os oligoelementos do própolis justificam muitas virtudes, envolvidas em processos metabólicos, fermentação e vitaminas que curam a anemia, a prevenção da arteriosclerose e aumentam a capacidade imune do corpo.


Entretanto os flavonóides, com mais de 40 ações farmacológicas são a base da versatilidade terapêutica deste extrato. As Suas propriedades antioxidantes, enquanto reduz o efeito dos radicais livres são responsáveis pela acção antiviral por inibição do desenvolvimento de vírus patogénicos.

Para além do seu potente efeito anti-bacteriano, o própolis estimula a reacção imunológica do organismo, complementando as duas funções, sem alterar a flora bacteriana, o que ocorre com os antibióticos sintéticos. Outra das virtudes da própolis é a sua capacidade para ser transportada através do sangue e da linfa através do corpo.


Curiosidades

Desde os tempos antigos, é conhecida e utilizada pelas suas propriedades terapêuticas, principalmente pelo seu efeito estimulante sobre o sistema de defesa do organismo. A própolis é uma substância resinosa, de consistência viscosa, emborrachada e balsâmica, extraída de certas partes das plantas, pelas abelhas (Apis mellifera), onde depois são levadas para a colméia, modificando parcialmente as suas secreções (secreções salivares, ceras e pólen).


As Abelhas usam esta substâncias como uma base para a sua colmeia, para protege-la de fungos, bactérias e outros invasores. Os flavonóides e os corantes, são uma das substâncias mais ativas na sua composição com caráter anti-séptico.

A sua importância principal como suplemento alimentar com base nas suas propriedades imunoestimulantes, aumentam a resistência do organismo às infecções. Dadas essas qualidades, os antigos egípcios usaram-na na mumificação, impedindo assim a rápida decomposição dos corpos.

Fonte do artigo: Extrato de própolis - Indicações, Composição, para que serve e Origem 
Permitida a cópia do conteúdo deste que referida a fonte no final do artigo. 

Como desintoxicar seu corpo - 20 min.



Fontes:
https://youtu.be/ZA4wpcRU8xM
Susan Germer 
Enviado em 29 de out de 2010-Licença padrão do YouTube
 Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.Sejam abençoados todos os seres.