quarta-feira, 31 de agosto de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS - TV ESCOLA


 PROTEJA A FLORESTA
ELA PROTEGE VOCÊ
O chão, a árvore, o Sol
o triângulo perfeito
- berço da vida humana.
No Ano Internacional das Florestas, a 3ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola apresentou uma programação voltada para a importância da floresta na sobrevivência do homem. 
 Um paraíso se faz
com sementes e homens
- jardineiros do amor
Durante os cinco dias da semana foram apresentados os episódios do documentário inédito produzido especialmente para a SMA, A Floresta e Você, que mostra como a floresta mobiliza, abriga, cura, ensina e inspira várias pessoas na região amazônica. Este ano a Semana conta também com a exibição da Série Tempo e Clima e vídeos inéditos produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente, o documentário Áreas Protegidas – uma nova história da conservação no Brasil e as animações premiadas no Cine Ambiente, parceria do MMA com o MinC. Além de entrevistas, curiosidades e ainda a clássica participação dos Vídeos das Escolas, produções autorais de alunos e professores de escolas de todo o país. 
Clique nos links abaixo para assistir aos documentários e vídeos feitos por alunos e professores de todo o país.
 Bendita a mão
protetora da beleza
- brinca de deus
Episódio 1A Floresta abriga você – Na pequena cidade de Nova Califórnia, no estado de Rondônia, o Projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado) mostra como a produção em Sistemas Agroflorestais (SAFs) abrigam seus associados na região amazônica.
Linda , oferece
abrigo, conforto,perfume
- Árvore dá Vida
Episódio 2A Floresta inspira você – Na periferia da grande Manaus, no estado do Amazonas, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) mostra como o ofício de luthier inspira e aproxima aquela comunidade de grandes causas ambientais, como o uso de madeiras certificadas.
A Paineira
sombreia,dá bela florada
- travesseiro de painas.
Episódio 3 – A Floresta cura você – Em Belém do Pará, na Faculdade de Farmácia da UFPA, um projeto de Etnofarmácia e fitoterapia demonstra como a floresta cura científica e culturalmente.
Toda a floresta
uma imensa farmácia
- supra-sumo de energia 
Episódio 4A Floresta mobiliza você – Na região de Santarém no Pará, a Rede Mocoronga, parte do Projeto Saúde e Alegria, usa a comunicação comunitária para dar voz aos povos da floresta.
Amável só pede
um tantinho de zelo
- pra continuar florindo.
Episódio 5A Floresta ensina você – Em Rio Branco, no Acre, a Escola da Floresta (Instituto Dom Moacyr) inova em um método de ensino voltado especialmente para as comunidades da floresta.

A Terra sementeira
fecunda mil paraísos
- celeiro do infinito.
 


Toda manhã no horizonte
lá vem o Sol lhe beijar
-renovar aliança.
 A Árvore, soberana
legítima dona da Terra
- empresta sua bondade.
Fonte: TV Escola
Agrosoft Brasil ::Vídeos
http://www.anodafloresta.com.br/

Nenhum comentário: