segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EVOLUÇÃO E ALIMENTAÇÃO PARA DIFERENTES TIPOS DE SANGUE


Evolução e Alimentação
Evolução humana


--  SANGUE DO TIPO  "O"

 
    O sangue do tipo O foi único tipo encontrado no homem das cavernas, e por milhares de anos foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. Nessa época, os homens tinham uma dieta baseada em carne, frutas, verduras e raízes e tinham um sistema digestivo próprio para digerir e metabolizar corretamente a carne. Tinham um pH do estômago muito ácido e maior secreção de enzimas digestivas. Esse pH muito ácido propicia o aparecimento de úlceras e gastrites. 


    Nessa época, o homem era nômade e percorria grandes extensões rotineiramente e tinha uma atividade física intensa. Ele era pragmático, esperto, um predador agressivo, com instinto_de_sobrevivência forte. Essas características trazidas à sociedade atual fazem do tipo O um líder, extrovertido, com muita energia, individualistas, ousados, otimistas, auto-confiantes e produtivos. Entretanto, quando submetidos a estresse podem ter reações excessivamente agressivas e desequilibradas com acessos de raiva e fúria. Na infância a hiperatividade é muito comum.
    O tipo O é atualmente o mais freqüente nos USA.


    Coma pouco ou nenhum derivado do leite. São alimentos de difícil digestão para o tipo O e podem causar ganho de peso inadequado, inflamações e fadiga.


    As pessoas de tipo O devem ter na carne a sua fonte protéica principal. Limite a ingesta de feijões porquê eles são uma fonte protéica inadequada ao tipo O.


    O grupo sanguíneo A 

 surgiu por volta de 25.000 a 15.000 a.C. quando houve a mudança da condição de caçador coletor para um modo de vida mais agrário-domesticador . Nesse período, devido à escassez de carne, o homem passou a desenvolver e a viver da agricultura. Tornou-se o primeiro vegetariano . Para que ele se adaptasse as novas condições alimentares o seu sistema digestivo sofreu diversas mudanças que o tornaram mais apropriado à digestão dos grãos, como por exemplo, ouve uma diminuição do pH do estômago e um aumento das enzimas responsáveis pela digestão dos hidratos de carbono. 

    A vida em comunidades estáveis e sociedades cooperativas fez do homem de tipo A um ser com maior facilidade para relacionamentos sociais, ordeiros e cooperativos. Tinham um refinamento intelectual maior, uma conecção entre corpo e mente mais desenvolvida. O do tipo A é geralmente mais introvertido , perfeccionista, sensível e criativo. Quando submetidos a estresse crônico podem apresentar introversão excessiva, preocupação excessiva com detalhes e Distúrbio obsessivo compulsivo. 


    As pessoas do tipo A tem uma reação excessiva ao menor sinal de estresse: liberam quantidades maiores que os outros grupos de cortisol e de adrenalina. Embora eliminem com facilidade a adrenalina produzida tem maior dificuldade de normalizar o cortisol após o fim da situação de estresse, ou seja, as pessoas do tipo A sofrem muito mais os efeitos negativos do estresse e tem muito mais dificuldade de “acalmar o sistema nervoso”.
    Muitas doenças relacionadas a uma alimentação rica em proteínas animais são mais comuns no tipo A, porquê eles têm um pH gástrico e enzimas digestivas que não digerem corretamente a carne. Além disso, o metabolismo da carne também está comprometido no grupo A. Não coma carne vermelha.


  Limite às carnes neutras como galinha e peru a 2 a 3 vezes por semana. 

    A sua principal fonte protéica deve ser a soja e os frutos do mar permitidos frescos.


    Coma peixes regularmente. Eles são uma excelente fonte protéica para o grupo A.


    Coma ovos com moderação. Eles são uma excelente fonte protéica.


    Coma feijão, lentilha e soja que são uma excelente fonte protéica para as pessoas do tipo A.



SANGUE TIPO "B"

    O homem do grupo sanguíneo tipo B nasceu entre 10.000 - 15.000 anos a.C. na cordilheira do Himalaia. Como ele era originário da África, a primeira grande adaptação foi ao clima. 



    Dois grandes grupos do tipo B se formaram: uma sociedade nômade e guerreira , que utilizava o cavalo tanto nos seus deslocamentos quanto na guerra, que conquistou o norte e o oeste da Ásia e que avançou até o leste europeu e um grupo sedentário e agrário que colonizou a China e o sudeste da Ásia, utilizando técnicas sofisticadas de irrigação e de cultivo que mostraram muita criatividade, inteligência e engenho. 


    Atualmente o tipo B é encontrado desde o Japão, Mongólia e China até os Montes Urais, indo para oeste até atingir o mínimo no extremo oeste da Europa. Os alemães e austríacos apresentam uma grande porcentagem de indivíduos de tipo B. 


 Os judeus também apresentam
 uma grande incidência de tipo B. 

    O tipo B foi o primeiro adaptar-se ao convívio com os animais domesticados, tendo um sistema digestivo capacitado para digerir e absorver os laticínios. 


    O tipo B reage melhor ao estresse que o tipo A e o O. Durante o processo_evolutivo, o tipo B conviveu com situações mais diversas, ou seja, precisou da força física para conquistar novas terras e paciência e habilidade para desenvolver sua cultura nestas terras.


    Sempre que puder prefira as carnes altamente benéficas. A carne de vaca deve ser evitada se você está sofrendo de estresse ou doenças auto imunes. Prefira a carne mal passada ou ao ponto. Se for cozida faça-a marinada com limão e ervas benéficas. NÃO coma carne de frango. Ela contém uma lectina muito nociva para o tipo B, substitua a carne de frango pelo peru.


    Os peixes são excelentes fontes protéicas para o tipo B.
    O tipo de sangue B é o que melhor se adapta aos lacticínios.

TIPO DE SANGUE  AB
     O tipo de sangue AB é raro e é o mais recente tipo de sangue da humanidade.

 Nasceu da fusão do tipo A caucasiano
 com o tipo B dos mongóis. 

Raramente se encontra sangue tipo AB antes de 900 d.C. É um tipo de sangue mais raro: apenas 2-5% da população tem sangue do tipo AB. As suas características são uma mescla entre as características de todos os grupos anteriores. 

    O tipo AB apresenta um perfil digestivo semelhante ao tipo A, ou seja, tem acidez estomacal menos intensa, mas seu metabolismo necessita de mais proteína animal do que o tipo A.


 O tipo AB tem uma menor quantidade da enzima fosfatase alcalina no intestino o que dificulta a metabolização protéica.

 Tanto a menor acidez do estômago, quanto a menor quantidade de fosfatase alcalina, causam uma dificuldade digestiva maior, que pode ser combatida com refeições maiores e mais freqüentes e procurando não misturar carboidratos com proteínas. 

    O sistema imunológico do tipo AB é semelhante ao do tipo A. Os 2 tem maior risco de desenvolvimento de câncer. 


    As pessoas do tipo AB são sensíveis, intuitivas, espiritualizadas, independentes, mesclando introversão com extroversão. Em situações de stress a glândula supra renal do tipo AB libera uma quantidade muito grande de adrenalina e noradrenalina, de forma semelhante ao tipo O. Essas substâncias causam no organismo todas as reações físicas necessárias para lutar ou fugir: batimento cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial, respiração ofegante e maior atividade e irrigação de sangue nos músculos e em diversos órgãos para sustentar o seu maior funcionamento.


    Para contrabalançar a dificuldade digestiva própria do tipo AB, faça refeições pequenas e mais vezes ao dia e evite misturar hidratos de carbono e proteínas em uma mesma refeição.

        Evite a carne vermelha como fonte protéica principal


Os baixos níveis de ácido clorídrico e de fosfatase alcalina dificultam a digestão em indivíduos do tipo AB.

        Não coma frango, porque ele contém uma lectina nociva ao tipo AB.

   Coma ovos com moderação.
 
        Inclua uma quantidade modesta de iogurte e coalhada na sua dieta porque eles têm efeito pró-biótico e criam uma flora intestinal saudável e um ambiente imunológico mais forte. 

    (Ver: Víceras dos animais )

    Coma ovos com moderação. Eles são uma excelente fonte de proteínas e de DHA, que é necessário ao desenvolvimento e manutenção do tecido nervoso. É importante salientar que estudos recentes mostraram que o colesterol dos ovos não é absorvido em quantidades importantes, portanto


 os ovos não contribuem 
com o aumento do colesterol no sangue. 

    Coma feijão, lentilha e soja que são uma excelente fonte protéica para as pessoas do tipo AB.








ENZIMAS
 O termo é derivado de "en" = dentro e "zima" =  levedura. As enzimas são moléculas de proteína bastante grandes e complexas que agem como catalisadoras em reações bioquímicas. 
 
        Como as proteínas, elas consistem em longas cadeias de aminoácidos unidas por ligações de peptídeos. Elas são formadas dentro das células de todos os seres vivos, plantas, fungos, bactérias, e organismos microscópicos unicelulares. 
 
        As  enzimas são classificadas 
segundo os compostos nos quais elas agem:
  • lipases atuam nas gorduras decompondo-as em glicerol e ácidos graxos;
  • catalases decompõem a água oxigenada; 
  • amilases decompõem os amidos em açúcares mais simples; 
  • proteases decompõem as proteínas; 
  • celulases decompõem a celulose; 
  • pectinases decompõem a pectina; 
  • xilanases decompõem a xilana; 
  • isomerases catalizam a conversão da glicose em frutose; 
  • beta-glucanases decompõem a beta-glucana; 
  • outras. 
        As enzimas comumente encontradas no trato digestivo são a pepsina, a tripsina e peptidases (que decompõem as proteínas), lipases e amilases. 
        Elas controlam várias funções vitais incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerar a reação dos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes. 
 
        As enzimas se conectam às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo que menos energia (de ativação) é necessária para que as reações ocorram. 
 
        Se as enzimas estivessem ausentes, as reações químicas seriam lentas demais para dar suporte à vida. 
 
        As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima atua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbônico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas
 
        Quando as enzimas são aquecidas, elas aceleram ainda mais as reações, mas apenas até certo ponto a partir do qual elas se modificam e perdem suas propriedades catalizadoras. Quando a temperatura cai, as enzimas voltam ao seu estado anterior. 

  As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.
 
        Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto. 

        As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. 

        As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
        
        Existem 3 métodos para nomenclatura enzimática:
  • Nome Recomendado:  Mais curto e utilizado no dia a dia de quem trabalha com enzimas; Utiliza o sufixo "ase" para caracterizar a enzima. Exs: Urease, Hexoquinase, Peptidase, etc.

  • Nome Sistemático: Mais complexo, nos dá informações precisas sobre a função metabólica da enzima. Ex: ATP-Glicose-Fosfo-Transferase

  • Nome Usual: Consagrados pelo uso; Exs: Tripsina, Pepsina, Ptialina. 

Enzima muda qualquer tipo de sangue para doador universal
Bruno Folli (para o Diário de S. Paulo)
        Descoberta  poderá acabar com a rejeição nas transfusões. A falta de sangue em hospitais pode estar com os dias contados. Pesquisadores dinamarqueses descobriram duas bactérias (Elizabethkingia meningosepticum e Bacterioides fragilis) capazes de retirar os antígenos (moléculas de açúcar) do sangue e transformar qualquer tipo sanguíneo (A, B e AB) em sangue O - "doador universal"...

       .. Para o especialista, a novidade poderá acabar apenas com a incompatibilidade entre os tipos  sanguíneos. "Mas não acabará com a falta de sangue de Rh negativo", afirma o especialista. O fator Rh negativo representa outra variante sanguínea, que possui seu antígeno próprio

  As  enzimas numerosas, como..
.(Clique nas palavras azuis para ampliar sua pesquisa)
 
  • a pepsina, isolada por Northrop
  • e a catalase definida por von Euler
  • tanto quanto outras muitas, que a ciência terrestre, gradualmente, saberá descobrir, estudar, fixar e manobrar, com vistas à manutenção e defesa da saúde_física e da integridade mental do homem, no quadro de merecimentos da Humanidade, de vez que ...

    • todos os estados especiais do mundo orgânico, inclusive o da renovação permanente das células,  

       (Ver renovação dos neurônio em: Fator de fixação)
       
    • a prostração do sono
    • a paixão artística, 

    • e os transes_mediúnicos são acalentados nos circuitos celulares por fermentações sutis, aí nascidas através de impulsos determinantes da mente, por ela convertidos, nos órgãos, em substâncias magnetoeletroquímicas, arremessadas de um tecido a outro, guardando a faculdade de interferir bruscamente nas propriedades moleculares ou de catalisar as reações desse ou daquele tipo, destinadas a garantir a ordem e a segurança da vida, na urdidura das ações biológicas.
        Em identidade de circunstâncias, nos traumas cerebrais da  cólera e do colapso nervoso, da epilepsia e da esquizofrenia, como em tantas outras condições anômalas da personalidade, vamos encontrar essas mesmas fermentações no campo das células, mas em caráter de energias degeneradas, que correspondem às turvações mentais que as provocam.

 

Para Ampliar o Estudo:
O sangue do tipo O foi único tipo encontrado no homem das cavernas, e por milhares de anos foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. Nessa época, os homens tinham uma dieta baseada em carne, frutas, verduras e raízes e tinham um sistema digestivo próprio para digerir e metabolizar corretamente a carne. Tinham um pH do estômago muito ácido e maior secreção de enzimas  ........instinto_de_sobrevivência....  infância...- Durante o processo_evolutivo,... proteína... - enzima... - sistema imunológico... - intuitivas,...

Evolução e Alimentação - Evolução humana-Ver: Conteúdo do site   





Pablo Picasso
http://www.medicinacomplementar.com.br/estrategia_nutrologia_dietagruposang.asp#5
 

Nenhum comentário: