quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CARRO DE BOI AINDA CANTA





 Carro de Boi - Ibertioga - 12min.
Carro de boi
Em Ibertioga, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, o carro de boi ainda canta. Mas a tradição tem perdido espaço para a máquina e pela escassez de mão de obra.

Usado por séculos como principal veículo de transporte de produtos agrícolas na região montanhosa, o carro brilha nos olhos de quem o invoca. E devolve memórias antigas aos moradores. Além dessas histórias, o programa encontra a cidade se preparando para o 36º Festival do Carro de Boi.

O documentário é um mergulho no tema e no porquê de a boiada a frente de um carro de madeira ainda encantar a tantos.
 Carro de Boi  - 30min
 
Carreiro Alcimino - 57min
 
Desfile de Carro de Boi - Ipiuna -
Desfile de Carro de Boi - Ipuiuna - 52min.
  
 
A Cantiga do Carro de Boi -  Laranjal - MG - 21min
 

Vira e mexe bate a saudade do Carro de Boi - belo,imponente que nem monumento , a quebrar o murmúrio das árvores já  centenárias do Parque Municipal,da Capital mineira.

Era um belo horizonte que ali prometia viagens , cantares na selva de prédios,espigões de concreto a engaiolar gente carente, viciada de elevadores. O belo Carro de Boi cantava silenciado a beleza de ser visto e lembrado, ali num pequeno retângulo cimentado. Bem juntinho de um enorme e fortíssimo Eucalipto,como um guarda gigante a zelar dos quatro Pezinhos de Café ,a ornar cada ângulo do chão daquele tesouro ,que mais parecia o livro de madeira, repleto de histórias, algumas talvez do arco da velha. Conheci-o no início de 1980, quando vários pintores mineiros nele subimos para foto do catálogo de uma Coletiva na AMI, também hoje extinta.

 O Pezinho de Café mais à frente, era uma criança vegetando emplumada de verde, de meio metro e que veio compor as páginas mais insólitas e espetaculares do meu e do crescimento dele. Passados 33 anos ainda me intriga a saída do Carro de Boi do nosso paraíso particular. Quando indignada perguntei o porquê da ausência do amado armado de beleza singela à oferecer tanto a todos que por ali fosse buscar conforto,secamente me foi dito: foi para o conserto! Como, se era belo e forte, a cantar ofertando horas de Alegrias nas pessoas que se achegavam em busca de qualquer migalha de poesia e ele, certamente, ainda sonhando carregar toneladas de prosas de gente? 

 Ah, nada me tira da cabeça que foi ordem do Prefeito aquela pirataria; algum sitiante metido a bom de sela o levou, sabe-se lá com qual argumento , roubando da gente o privilégio de por horas a fio, deitados na grama,ou fazendo a ronda entre sombras e clareiras do Parque - Patrimônio invejável e de todos - e que pela mágica da Natureza ,ali exposto aos caprichos do Tempo entoava as mais belas histórias nas cantigas que só aquela orquestra abençoada podia entoar.

 Fica aqui meu protesto triste-mente lembrado , compactado na alma que só me consola  poder ainda guardar a delicadeza dos cantares lá da minha premiada juventude. E viva o canto do Carro de Boi, aqui e em toda parte deste mundo , aonde a sensibilidade humana ainda conserva o desejo de ser e Acordar para a Beleza da Vida!
 Fontes:
 Canal Futura www.futura.org.br

Nenhum comentário: