domingo, 13 de setembro de 2015

NABO - ALIMENTO E REMÉDIO




Nabo


O nabo é uma planta herbácea, bienal, do gênero Brassica, que possui folhas oblongas, ásperas, pubescentes de coloração verde médio a verde escuro, com flores  amarelas agrupadas numa haste floral, cultivada em várias regiões temperadas do mundo por ter tubérculos comestíveis. Estes tubérculos que são encontrados em formatos variados podem ter coloração uniforme ou bicolor, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo. Os tubérculos de nabo são conhecidos pelo sabor característico levemente amargo, porém refrescante, apreciado na culinária de vários países principalmente em saladas.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
  FamíliaBrassicaceae
Gênero: Brassica
Espécie: Brassica rapa


Da família Brassicaceae, da qual estão inclusas mais de três mil espécies, entre elas a mostarda, o repolho e a couve, o nabo, assim como os outros membros do gênero Brassica, é de origem européia e foi introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses. Desde então, tem sido parte da alimentação dos brasileiros por ser um alimento saboroso e bastante nutritivo.

Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e sais minerais como o potássiosódio,cálcio e fósforo. Por conter baixas calorias (100 gramas de nabo oferece apenas 35 calorias), o nabo é muito indicado em dietas de restrições calóricas, por ser leve e ainda ajudar no processo de digestão. Além disto, o nabo possui muitas propriedades medicinais. Ele é diurético, expectorante, purificador do sangue, emoliente, antipirético, alcalinizante e possui um leve efeito laxativo. No entanto, nos tubérculos também são encontradas quantidades mensuráveis de oxalatos, substâncias que se excessivamente concentrada nos fluidos corporais podem se cristalizar e causar sérios danos a saúde.

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina KC, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderosos antioxidante carotenóide.

Os nabos se desenvolvem muito bem em solos moderadamente profundos, bem drenados e férteis, cujo PH esteja em torno de 6,5 a 7,0. Requerem boa luminosidade e são cultivados o ano todo no Brasil. Porém, a época de plantio mais recomendada é durante os meses de fevereiro a julho. A condição climática ideal para os nabos são temperaturas que estejam em torno de 14 a 22ºC e conseguem suportar geadas ligeiras.

Assim como todas as plantas, os nabos estão susceptíveis aos ataques de várias pragas agrícolas como os pulgões, também chamados de piolhos-das-plantas. Estes seres diminutos se alimentam da seiva da planta causando sérios estragos e uma forma de combatê-los é pulverizando sulfato de nicotina nas plantas.

Xarope de Nabo para tosse - 5 min.

Mira al daikon (nabo em japonês )- 27 s.

Arroz com Nabos -



Sopa de carne e nabo - 3 min.

Sashimi - como preparar Daikon - 5 min.

Tortilha de nabo - 5 min.
Remédio caseiro para bronquite - 3 min.

Nabo e seus Benefícios e Propriedades



Antipirético e desintoxicante 
 Nabo alivia a artrite reumatóide
ajuda a dispersar a congestão pulmonar
ajuda a promover a saúde do colón
protege contra a aterosclerose
depurativo do sangue e diurético

O nabo é rico em nutrientes, digestivo e rico em vitaminas e minerais 
ajuda a diminuir os níveis de radicais livres e pode ajudar a diminuir a incidência de tumores do cólon.

100 de gramas de nabo contém apenas 35 calorias
Uma xícara de nabo cozido contém apenas 30 calorias e fornece 18 mg de vitamina C (quase um terço da necessidade diária), 35 mg de cálcio e 210 mg de potássio. É também uma boa fonte de fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

As folhas de nabo são mais nutritivas do que as raízes.
Uma xícara de folhas cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e quase 300 mg de potássio. Além disso, ao contrário das raízes, as folhas são uma excelente fonte de beta-caroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A. A mesma xícara de folhas cozidas contém quase 4.000U.I de vitamina A, que é 80% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para adultos.

A Vitamina A suporta o funcionamento adequado do sistema imunológico, assim como ajuda o corpo a produzir e manter as membranas saudáveis

A vitamina C e a vitamina E, fornecida pelo nabos trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres que podem agravar a lesão articular. Desde a artrite reumatóide pode causar perda óssea

 O nabo é um alimento eficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.

Conheça os Benefícios do Nabo (Daikon), 
Indispensável na Culinária Japonesa

Depois de ler este artigo, acredito que muitos passarão a adotar o daikon no cardápio diário.
O nabo é uma planta de horta de raiz comestível e folhas também, é cultivado há 4.000 anos e com razão.
É barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar, facilita a digestão e o aproveitamento de gorduras. O nabo também contém lisina, um aminoácido que pode ajudar a prevenir e controlar resfriados. Muito utilizado de forma decorativa na culinária japonesa, o nabo tem poucas calorias e um alto teor de nutrientes.
O daikon (nabo) é um legume consumido há séculos, trazido ao Japão pela China por volta do ano 710, legume semelhante à cenoura e ao rabanete, com qrande variedades, que se diferenciam pelo tamanho e pela forma. Alguns têm raízes compridas, outros redondas e há ainda outros de forma achatada, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.
Cru ou cozido, o nabo substitui sem fazer feio a maioria dos pratos de batata: é chamado de “batata da culinária ancestral”. Parte do preconceito contra o nabo vem da idade média: por ser comum e de cultivo fácil, o nabo era amplamente consumido pelos pobres, sendo seu consumo evitado nas mesas da nobreza.
Por outro lado, o nabo foi tradicionalmente preterido pela batata, já que a batata servia, entre outros usos, para a fabricação de bebidas alcóolicas; mas com a recente valorização dos alimentos frescos e suas qualidade nutritivas e benéficas à saúde, o nabo vem construindo prestígio e conquistando lugar nas receitas mais sofisticadas.

Benefícios e valor nutritivo

Sua função é aguçar o paladarmelhorar a digestão e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e Cbom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
 Rico em sais minerais como cálcio (mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes), ferro, potássio, zinco e cobre
♦ O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
 É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
 Contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.
 Contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.
Restrições
O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireoide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireoide.

Conservação do daikon

nabo pode ser guardado dentro ou fora da geladeira. Na geladeira dura mais tempo, mas deve ser colocado em saco plástico e mantido na gaveta da mesma. No ambiente natural, deve ficar em lugar seco e arejado, longe da luz do sol e bem protegido dos insetos. Cuide para que não fique amontoado, para evitar que germinem.

Nabo e a culinária japonesa

Daikon é utilizado na culinária japonesa de várias formas: cru, em saladas. ralado (oroshi), em cozidos, nabes, fritos, acompanha também peixes, frangos e carnes.
Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.
O nabo ralado (daikon oroshi) e a salada de daikon cortado em tirinhas fininhas que acompanham sashimi, peixes grelhados, tempura, muitas vezes deixados no prato, são considerados um desperdício na cultura japonesa, pois é um medicamento digestivo que previne o câncer, além de auxiliar na digestão.
Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.2
A sabedoria popular dos antigos é encontrada ainda hoje, na produção de conservas tanto caseiras como industriais. O tsukemono (conserva) de daikon, mais conhecido como takuan, pode ser encontrado na cor branca, amarela ou rosada, também acompanha muitos obentôs (marmitas) e refeições tradicionais tanto em casa ou nos restaurantes.

Os japoneses também desenvolveram técnicas para conservar o daikon, secando ao sol o legume inteiro, fatiado ou cortado em tirinhas (kirboshi daikon). Nutricionaistas estudaram o kiriboshi daikon e verificaram a presença de uma subtância chamada lignina, que exerce nos vegetais a mesma função que o colágeno cumpre nos animais, ou seja, unir as células entre si. Além disso, a lignina diminui o nível de colesterol sanguineo e previne a incidência de câncer.

O suco do nabo ralado alivia a azia e a ressaca.
O nabo cru cortado em rodelas finas e colocado em vasilhame fechado junto com mel, produz um líquido transparente quando murcha. Esse líquido tomado após uma boa mexida é bom para combater tosses e catarros.

Nabo, valor nutritivo e a culinária japonesa.4
As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Os japoneses também aproveitam as folhas do nabo na culinária, refogando ou fazendo conservas. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina KC, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderoso antioxidante carotenóide.
As folhas secas colocadas no banho de imersão servem para aquecer o organismo sendo indicadas para pessoas sensíveis ao frio.

Dica de receita caseira

No site Tua Saúde, encontramos uma receita de suco de nabo para fortalecer os ossos:
Um excelente remédio caseiro para fortalecer os ossos é o suco de nabo. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de nabo e 1 copo de suco de limão.
Para preparar este remédio caseiro corte o nabo em pequenas rodelas e adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de limão. Bata bem até obter uma mistura homogênea e o suco está pronto para ser bebido.
O nabo é a hortaliça que possui maior quantidade de cálcio e potássio, essa combinação além de fortalecer os ossos, fortalece os dentes, cabelos e unhas. A hortaliça também é rica em magnésio, o que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. Aumente o consumo de nabo, você pode utilizá-lo em forma de sucos, saladas e na sua forma natural. Cuidados com a alimentação são fundamentais para uma vida mais saudável. Veja mais receitas caseiras no site Tua Saúde – http://www.tuasaude.com/c/remedios-caseiros/
nabo
O nabo pode ser consumido por completo e todas as suas partes apresentam substâncias importantes para a manutenção do organismo. Entre elas estão:
  • Raiz – A raiz do nabo possui alta concentração de vitamina C. A vitamina C é importante, pois auxilia no controle da imunidade do organismo.
  • Folhas – As folhas são os principais repositórios de nutrientes do nabo. A folha do nabo possui um fitonutriente bastante complexo. Este fitonutriente é capaz de estimular a ação antioxidante do alimento, oferecendo proteção às células, mas principalmente, combatendo os radicais livres. Nas folhas também é possível encontrar:
    • Vitamina K
    • Vitamina E
    • Vitamina A
    • Vitamina C
    • Betacaroteno
    • Manganês
    • Ômega 3
O nabo está incluído no grupo de alimentos que são considerados alimentos de calorias negativas. Portanto, consumi-lo pode ser uma ótima pedida para sua dieta uma vez que ele ajudará seu corpo a queimar mais caloria do que consome.
Além de todas essas propriedades, o nabo, como já dito, é considerado um “purificador do sangue”. Isso se deve ao fato de que ele tem importante papel na eliminação de toxinas pelo corpo quando consumido. Eliminar toxinas pelo corpo é importante, pois além de impedir a formação de tumores no futuro, impede também a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço a curto prazo.
naboEficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.
O nabo é um alimento de gosto um pouco amargo, o que faz com que muitas pessoas não gostem de incluí-lo na dieta, porém, se combinado com os alimentos e condimentos corretos, se torna um saboroso alimento. Uma boa opção de consumo é cortar fatias finas e consumir junto a uma sala de folhas diversas.
 O tempero fica por conta de azeite, limão e uma pitada de sal.
O nabo é amplamente apreciado em diferentes lugares do mundo. Por aqui, o nabo, além de ser um ótimo alimento, sempre foi amplamente apreciado nos trocadilhos, a maioria bem infame!
Há uma variedade de nabos que poderemos estar consultando nesse catálogo da Horto/Sementes.
Esse artigo tem autoria e consultas: Aline Augusto Mesquita (Web Designer, programadora, redatora e criadora de artigos, treinamentos e apresentações) complementos consultados pelo Guia Saudável.

Dica de links de receitas com nabo

  • No site do PetChef encontrará 56 receitas com nabo
    http://pt.petitchef.com/receitas/nabo
  • No Almanaque Culinário encontrará 10 receitas com nabo e outras sugestões
    http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/ingrediente/nabo/
  • Fontes:
  • http://www.infoescola.com/plantas/nabo/ -
  •  http://projetoinovador.spaceblog.com.br/86862/Nutricao-Nabo-previne-caibras-e-regula-o-intestino/ - http://beneficiodoslegumesnasaude.blogspot.com.br/2013/06/nabo-e-seus-beneficios-e-propriedades.html -
  •   http://www.istoejapao.com/535/conheca-os-beneficios-do-nabo-daikon-indispensavel-na-culinaria-japonesa/#ixzz3ld4LO45O -
  •    http://www.istoejapao.com/535/conheca-os-beneficios-do-nabo-daikon-indispensavel-na-culinaria-japonesa/#ixzz3ld3Z5LwR


Nenhum comentário: