domingo, 9 de outubro de 2011

COMPOSTO ORGÂNICO IDEAL - COOLMEIA - Bem Comum



Composto orgânico ideal


Um dos maiores problemas das hortas
são os "bixinhos" da natureza 
que teimam em se alimentar das plantinhas...

Um solo com biodiversidade possui um equilíbrio de microrganismos e mantém as populações de insetos em níveis baixos, mas nem sempre possuimos um solo "vivo", principalmente nas hortas domésticas urbanos. Muitos se esquecem do famoso "equilíbrio ecológico" e não se aperceberam ainda de que o solo é um complexo vivo.

Imagine como se deu a evolução das plantas em nosso planeta: pode-se dizer que ao longo dos anos as raizes evoluiram para retirar nutrientes (sais minerais) do solo, sendo o solo o depósito de materiais em "decomposição". Subentende-se "decomposição" como a desestruturação dos tecidos e a transformação das proteinas em aminoácidos livres... Então as raizes evoluiram dentro de um sistema de "decomposição". Juntam-se nesse sistema carcaças de animais e seus dejetos.

O processo de "decomposição" libera gas metano (CH4) que é tóxico quando encontra-se concentrado. As raizes da plantas sofrem com grandes concentrações de metano e podem parar de crescer ou até morrerem, por isso não devemos enterrar resíduos de alimentos diretamente nos canteiros, e sim colocá-los em um local próprio para sua "decomposição".

Objetivado um substrato o mais parecido com o do mato e por causa do perigo em alcançar uma concentração de metano que possa causar problemas na horta, faz-se o "Composto Orgânico".

Um bom "Composto Orgânico" pode ser feito assim:

1. Prepara-se o terreno sob o qual vai ser feito o composto fazendo uma ligeira declividade e um buraco no solo para que um balde que irá recolher o xorume.

2. Coloca-se uma luna plástica impermeável sob o terreno, para recolher todo o xorume e conduzí-lo ao balde.3. Coloca-se um feixe de varas (preferencialmente bambu) sobre a lona, para fazer um condutor do xorume para o balde.

3. Coloca-se um feixe de varas (preferencialmente bambu) sobre a lona, para fazer um condutor do xorume para o balde.

4. Coloca-se camadas assim compostas: um pouco de terra (preferencialmente de mato), gramíneas (ainda verses), leguminosas (ainda verdes), esterco de animais e calcário (pode aproveitar a cinza do fogão a lenha). A montar cada camada, caminhe sobre ela para que compacte bem. Vá montando o composto até que alcance 1 metro de altura. Pode ter 1 metro de largura e o comprimento que for.

5. Coloca-se uma proteção para impedir que a chuva encharque o material, por sobre a pilha e em suas laterais, mas deixa-se  a frente e a traseira abertas para ter um pouco de aeração. Também pode-se colocar um feixe de varas no sentido do comprimento, no meio do composto, para dar uma passagem do ar e resfriá-lo um pouco. Se a fermentação alcança uma temperatura muito alta pode matar os microrganismos desejáveis.

6. Regule a umidade regando o composto esporadicamente. A quantidade de água depende do material e do clima, Use o bom senso para não "lavar" o material e manter a umidade suficiente para que a fermentação ocorra.
7. O xorume do balde é a melhor parte do composto, é uma calda de catérias ótima para a horta, porém muito concentrada. 

É recomendável que esse xorume seja espalhado novamente sobre a pilha do composto, pois vai aumentar a concentração de bactérias e acelerar o processo de decomposição. Alguns agricultores coam o xorume e o diluem em água (sem cloro) para regar as plantas.

O resultado em saúde 
e crescimento é excelente.

Outros fazem o "fermento do mato" (veja Dica para hortas de sucesso) e regam regularmente com ele o composto.

Normalmente o composto leva entre 45 dias a 90 dias para ficar pronto pare ir para a horta, o tempo depende muito dos materiais utilizados.


Foto 01 - Preparo do terreno (Terras Altas, PA)
Preparo do terreno

Foto 02 - Pilha sendo elaborada. Observa-se a largura de 1 metro.
Pilha

Foto 03 - Aeração da pilha de composto, também nota-se as camadas superpostas.
Aeração da pilha
Foto 04 - Condução do xorume para o balde (Terras Altas, PA).
Neste caso o agricultor possuia resto de canos de PVC e utilizou eles em substituição ao bambu, pois os canos estavam furados e não se prestavam mais para conduzir água, fez uma reciclagem...
Balde de xorume

Foto 05 - Pilha de composto com proteção para a chuva e a incidência direta do Sol.

Proteção contra chuva e Sol.
 Fonte
http://coolmeia.org/bemcomum/documento/composto-organico-ideal

Nenhum comentário: