segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CULTIVO - brotoscomestiveis 0002


Enviado por em 19/08/2009
Processo de produção de brotos comestíveis utilizando o Kit Brotinho Legal da loja virtual: www.produtossustentaveis.com.br

 COMO FAZER CULTIVO

Que broto legal!

Pouco espaço, investimento pequeno, 
ausência de pragas e doenças, 
produção em pouco mais de uma semana.
Assim é o cultivo de brotos, 
que têm essas e outras vantagens
 

Texto: Maria Cristina Frota
Fotos: Oswaldo Maricato

 
A produção de brotos no Brasil é recente, cerca de dez anos, mas já tem freguesia certa. No início restritos às lojas de produtos naturais, hoje os brotos de alfafa, brócolis, rabanete ou trevo são facilmente encontrados em redes de supermercados e quitandas, além de fazer parte do cardápio de diversos restaurantes.

Os brotos têm sabor delicado e são muito saudáveis: possuem duas vezes mais nutrientes que o espinafre e quatro vezes mais que a alface, e são consumidos crus, em saladas, ou cozidos e refogados, como acompanhamento. Cultivados na água, são totalmente higiênicos, produzidos em ambiente limpo, protegido, sem nenhum contato com o solo ou com insetos.

Plantação de brotos ocupa pouco espaço e produz em oito dias


















Para cultivar brotos não é preciso ter sítio ou chácara. Um salão de 20 metros quadrados é suficiente para começar a produzir em escala comercial. O investimento total fica em torno de dois mil reais. É preciso montar as prateleiras, instalar as telas e um aparelho de ar condicionado, pois temperaturas acima de 26 graus prejudicam o desenvolvimento dos brotos.
As sementes são importadas e vendidas a 20 reais o quilo. Pode parecer caro, mas é interessante lembrar que um quilo de sementes de alfafa produz de oito a dez quilos de brotos. O preço final da embalagem de 150 gramas pode chegar a quatro reais nos supermercados.

COMO FAZER CULTIVO

Cultivo

Texto: Maria Cristina Frota
Fotos: Oswaldo Maricato





As sementes são colocadas de molho na água e depois sobre tabuleiros,que devem ficar inclinados para facilitar o escoamento .




As sementes devem ficar de molho na água por quatro ou cinco horas. Depois disso, são colocadas sobre tabuleiros, forrados com um pano de algodão não muito fino para que as raízes não penetrem no tecido. Os tabuleiros são colocados nas prateleiras e devem permanecer ali por dois ou três dias. Nesse período o ambiente precisa estar escuro, para evitar que os brotos fiquem verdes antes da hora.

A irrigação deve ser feita quatro vezes por dia, utilizando água comum, evitando-se porém água de lagoas, riachos ou açudes, que pode estar contaminada com resíduos tóxicos ou microorganismos. O ideal é que as prateleiras sejam inclinadas para que a água possa escoar.
Na segunda fase, por volta do terceiro dia, as sementes já começam a brotar e é hora de serem transferidas para bandejas de isopor, de 12 por 12 centímetros.

O ambiente, então, deve ser iluminado, com luz natural ou fluorescente, e as regas são reduzidas à medida que os brotos forem crescendo. Cinco dias depois, quando os brotos estiverem com sete ou oito centímetros, já podem ser colhidos. As raízes devem estar brancas e saudáveis.
 
 
Se o objetivo for plantar as hortaliças apenas para consumo familiar, o cultivo pode ser feito dentro de casa, na cozinha. Para isso, é só colocar uma colher de sopa de sementes numa peneira pequena, tendo um copo como suporte. A irrigação também deve ser feita quatro vezes ao dia. Em três dias, aparecem os primeiros brotos, que são transferidos para um copo plástico com furinhos no fundo. A irrigação continua por mais três dias, quando os brotos já estão prontos para consumo.

É importante lembrar que o plantio de brotos deve ser feito apenas com sementes específicas para esse fim. Não é possível obtê-los com sementes de alfafa destinadas ao plantio no campo, pois estas são tratadas com produtos químicos.
O sistema de produção de brotos de alfafa é igual para os demais brotos, com exceção do broto de feijão, ou moyashi.

Maiores informações sobre o plantio e compra de sementes, bandejas e embalagens podem ser obtidas nos endereços abaixo.


CONSULTORES: ADEMIR HONDA, agrônomo da empresa Itapuã, importadora de sementes para brotos, Rodovia BR 369, Km 20, 1071, CEP 86390-000, Cambará, PR, tel. (43) 532-441 e PAULO TAKECHI MITSUMUNE, produtor de brotos, avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval, 549, Interlagos, CEP 04783-000, São Paulo, tel. (11) 5667-6469, paulo.takechi@terra.com.br.

Produção de brotos comestíveis

Os brotos são apreciados
pelo seu paladar e pelo seu valor nutritivo e medicinal.
Publicado em: 28/12/1999

Os brotos são produzidos em pouco tempo e, em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta.
A produção de brotos é uma atividade relativamente nova no Brasil, embora os chineses já produzissem e consumissem algumas espécies, há 5.000 anos. Mais de 30 espécies de plantas, principalmente de olerícolas (brócolis, rabanete, repolho, cebola, mostarda, etc.) e de leguminosas (feijão-moyashi, alfafa, trevo, lentilha, etc.), têm sido utilizadas para esse fim. Alguns brotos têm sabor picante, como o de rabanete; outros são delicados e de sabor suave, como o de alfafa e de trevo. Já os brotos de feijão-mungo-verde, também chamado de feijão-moyashi, é utilizado para o preparo de pratos Orientais.

Os brotos são produzidos em pouco tempo (3-7 dias) e, em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. Só é necessário semente, recipiente que permita drenagem da água e outros recipientes e produtos fáceis de encontrar no comércio. Por isso, os brotos podem ser produzidos até dentro de apartamento. O rendimento (proporção semente/broto) é alto: com um quilo de sementes, pode-se produzir entre 5 e 12 quilos de brotos, dependendo da espécie empregada e do tempo de brotação.

Essas plantinhas geralmente são consumidas cruas ou levemente refogadas. Os brotos são apreciados pelo seu paladar e pelo seu valor nutritivo e medicinal. Eles são fonte rica em enzimas, minerais, vitaminas, proteínas e têm baixa caloria. Descobriu-se recentemente que os brotos de brócolis contêm de 10 a 100 vezes mais um indutor de enzimas (“sulforaphane”) que combate o câncer, quando a comparação é feita com o brócolis na forma em que é normalmente comercializado. O feijão-moyashi é a espécie mais utilizada para produção de brotos no Brasil.

Recentemente, a EPAMIG lançou a segunda variedade de feijão-moyashi, adaptada às condições brasileiras. Portanto, hoje já é de alta qualidade. E semente de qualidade, disponível no momento certo, é fundamental.

No curso “Produção de Brotos Comestíveis - Feijão Moyashi, Alfafa, Trevo, Rabanete e Brócolis”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob a coordenação técnica do Dr. Rogério Faria Vieira e com a participação especial do Engº Agrônomo Ademir Honda, além das técnicas de produção de diferentes tipos de brotos, também é apresentada a técnica de cultivo do feijão-moyashi, do plantio ao beneficiamento das sementes. Assim, é possível que o produtor se torne independente (não depender de um fornecedor) e auto-suficiente na produção dos brotos desse feijão.
Rogério Faria Vieira
Pesquisador da EMBRAPA/EPAMIG
Doutor em Fitotecnia

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br
 Fontes:
 EMBRAPA/EPAMIG

Vídeo-Enviado por em 19/08/2009
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC790660-1641-2,00.html
 

Nenhum comentário: