segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Curso Produção de Brotos Comestíveis - Cursos CPT



Este é um demonstrativo do filme que compõe o curso CPT "Produção de Brotos Comestíveis". O Curso completo é constituído de livro interativo com 88 páginas e filmes, em DVD com total de 63 minutos.

Programa do curso: os brotos na alimentação humana; vantagens e cuidados na produção de brotos; qualidade da água; higiene; estrutura mínima de produção; obtenção de sementes;produção de brotos de feijão mungo-verde (feijão moyashi)...

Qualquer dúvida, 
estamos à disposição pelo e-mail
vendas@cpt.com.br

Produção de brotos comestíveis


Os brotos são apreciados 
pelo seu paladar e pelo seu valor nutritivo e medicinal.




Os brotos são produzidos em pouco tempo e, em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta.
A produção de brotos é uma atividade relativamente nova no Brasil, embora os chineses já produzissem e consumissem algumas espécies, há 5.000 anos.

Mais de 30 espécies de plantas, principalmente de olerícolas (brócolis, rabanete, repolho, cebola, mostarda, etc.) e de leguminosas (feijão-moyashi, alfafa, trevo, lentilha, etc.), têm sido utilizadas para esse fim.

Alguns brotos têm sabor picante, como o de rabanete; outros são delicados e de sabor suave, como o de alfafa e de trevo. Já os brotos de feijão-mungo-verde, também chamado de feijão-moyashi, é utilizado para o preparo de pratos Orientais.
Os brotos são produzidos em pouco tempo (3-7 dias) e, em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. Só é necessário semente, recipiente que permita drenagem da água e outros recipientes e produtos fáceis de encontrar no comércio. Por isso, os brotos podem ser produzidos até dentro de apartamento. 
O rendimento (proporção semente/broto) é alto: com um quilo de sementes, pode-se produzir entre 5 e 12 quilos de brotos, dependendo da espécie empregada e do tempo de brotação.

Essas plantinhas geralmente são consumidas cruas ou levemente refogadas. Os brotos são apreciados pelo seu paladar e pelo seu valor nutritivo e medicinal.
Eles são fonte rica em enzimas, minerais, vitaminas, proteínas e têm baixa caloria. Descobriu-se recentemente que os brotos de brócolis contêm de 10 a 100 vezes mais um indutor de enzimas (“sulforaphane”) que combate o câncer, quando a comparação é feita com o brócolis na forma em que é normalmente comercializado. 
O feijão-moyashi
é a espécie mais utilizada 
para produção de brotos no Brasil.

Recentemente, a EPAMIG lançou a segunda variedade de feijão-moyashi, adaptada às condições brasileiras. Portanto, hoje já é de alta qualidade. E semente de qualidade, disponível no momento certo, é fundamental.

No curso “Produção de Brotos Comestíveis - Feijão Moyashi, Alfafa, Trevo, Rabanete e Brócolis”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob a coordenação técnica do Dr. Rogério Faria Vieira e com a participação especial do Engº Agrônomo Ademir Honda, além das técnicas de produção de diferentes tipos de brotos, também é apresentada a técnica de cultivo do feijão-moyashi, do plantio ao beneficiamento das sementes. 

Assim, é possível que o produtor
se torne independente (não depender de um fornecedor)
e auto-suficiente na produção dos brotos desse feijão.

Rogério Faria Vieira
Pesquisador da EMBRAPA/EPAMIG
Doutor em Fitotecnia

Adquira curso completo:

http://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/producao-de-brotos-comestiveis

Atenciosamente,
Marconi Vieira
 

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br
 Fonte: 
Publicado em: 28/12/1999
Enviado por em 17/08/2009

Nenhum comentário: