terça-feira, 3 de julho de 2012

AS PLANTAS E AS FASES DA LUA




Eu já falei sobre a influência das fases da lua na jardinagem em outros posts, mas nesse post vou fazer um resumo bem prático sobre cada fase da lua e o que deve ou não deve ser feito em cada uma para que possa servir de guia a quem quiser usar a lua como referência na jardinagem.

Lua Nova
Eu não costumo fazer nada na lua nova. As plantas ficam mais sensíveis e suscetíveis a pragas inclusive, mas há quem goste de semear nessa fase, como minha mãe por exemplo. Eu particularmente não semeio nada na lua nova.
Ruim para:
- Colher frutos e flores.

Lua Crescente
Boa para:
- Transplantar, enxertar, colher, semear o que nasce acima do solo e podar/aparar (somente forrações ou trepadeiras, plantas sem caule definido. O que for podado ou aparado nessa fase crescerá mais rápido). Essa é minha fase preferida para semear.
Ruim para:
- Semear o que cresce abaixo da terra.

Lua Cheia
Boa para:
- Colheita de frutos e flores e semear.
Ruim para:
- Podar.

Lua Minguante
Boa para:
- Semear o que cresce abaixo da terra (cenoura, batata, etc), adubar e podar (árvores e plantas que tenham caule. O que for podado nessa fase crescerá mais lentamente).
Ruim para:
- Semear o que cresce acima da terra.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxqq6sWrGQ5kpMlT06PHpzY1tm3uUsBBeAglB8djDybfiGaHBUwWKlk7_37Qikael5JQwlwsC6B7dheStSqZxZRM9oBIzyoYGRigIiuvmdTeCeRM3nCVx_is8Y3Z37r_FNFJPpFNFt5CMH/s1600/@raminhoPicasso..bmp
Pablo Picasso

Li
 Fonte:
junho 26, 2012 por Bruna Pimentel
 http://saberesdojardim.wordpress.com/2012/06/26/fases-da-lua/
 

Nenhum comentário: