segunda-feira, 2 de julho de 2012

MANDRÁGORA


Mandrágora

 Mandragora officinarum L.

Mandragora officinarum L.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: Mandragora
Espécie: M. officinarum
 
 

A mandrágora (Mandragora officinarum L.
é uma planta da família das Solanaceae.

São-lhe atribuídas propriedades medicinais:

O uso da raiz da planta é muito antigo, encontrando-se citado nos textos bíblicos em Gênesis 30:14 e Cantares 7:13. Segundo lendas medievais, as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto; se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz "gritaria" tão alto que o mataria.
Seus frutos, semelhantes a uma pequena maça, exalam um odor forte e fétido.[carece de fontes]

Outra lenda refere que a mandrágora
 tinha como semente o Sêmen de um homem enforcado.

Na ficção

Antigo livro de medicina natural, falando sobre a Mandrágora
  • Essa planta também foi citada por Shakespeare em Romeu e Julieta, e acredita-se que o remédio que Julieta tomou para fingir estar morta tenha sido extraído dela. Excerto da obra é citada no início da versão estendida de Jealousy (1990) da dupla Pet Shop Boys.
  • Também é citada em Harry Potter, onde são citadas suas raízes, que devido à aparência, deu-lhe a fama de se assemelhar a uma figura humana que grita ao ser retirada do solo. Na saga, poção de mandrágora pode curar petrificação.
  • Na série Mahou Sentai Magiranger existe um personagem chamado Mandra Boy, que se assemelha a uma mandrágora, e que logo no terceiro episódio (no qual participa efetivamente) aparece sendo puxado de dentro de um vaso deixando suas raízes de fora. Isso faz o Mandra Boy soltar um grito ensurdecedor, deixando os Magiranger caídos no chão.
  • Citada também no jogo Ragnarok para o computador, nele ela é um monstro que ataca com suas raízes, tem a aparência parecida com victreebel do anime Pokémon, mas com uma caveira no meio.
  • Citada também no jogo Odin Sphere para o console Playstation 2, onde deve-se arrancá-las do solo para a confecção de poções com diferentes finalidades.
  • No mangá (história em quadrinhos japonesa) Mx0, as mandrágoras assumem forma "humana" devido a estarem em um fictício campo mágico, também referindo-se ao fato da sua forma se assemelhar à figura humana.
 
 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/83/Alraune.png?uselang=pt
 Batata da mandrágora

 File:Mandragora autumnalis1432.JPG
 Flores da mandrágora
File:Mandragora officinarum 005.JPG
Frutos mandrágora
Mandragora autumnalis - ripe fruit.jpg
Mandrágora fruto/semente
A planta mandrágora
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxqq6sWrGQ5kpMlT06PHpzY1tm3uUsBBeAglB8djDybfiGaHBUwWKlk7_37Qikael5JQwlwsC6B7dheStSqZxZRM9oBIzyoYGRigIiuvmdTeCeRM3nCVx_is8Y3Z37r_FNFJPpFNFt5CMH/s1600/@raminhoPicasso..bmp
Pablo Picasso

Li
 Fonte:
 Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

Nenhum comentário: