Portos
Porto de Vitória - Administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), movimenta contêineres e carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV), Terminal de Vila Velha (TVV), Capuaba, Peiú, Paul/Codesa e Flexibrás.
Porto de Tubarão - Administrado pela Vale, que é o maior exportador de minério e pelotas de ferro do mundo. Está localizado na ponta de Tubarão, na parte continental do município de Vitória. Além do minério de ferro, movimenta diversas outras cargas, a exemplo de grãos e combustíveis.
Porto de Praia Mole – Constituído pelo Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), operado pelo consórcio ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Gerdau Açominas, é responsável por 50% das exportações brasileiras de produtos siderúrgicos e pelo Terminal de Carvão, operado pela Vale, que é responsável pela importação de carvão que atende a essas usinas siderúrgicas.
Porto de Ubu - Localizado no município de Anchieta, Sul do Estado, é um terminal operado pela Samarco Mineração. Foi construído para escoar a produção de pelotas de minério de ferro e também movimenta cargas diversas para consumo da empresa e de terceiros.
Portocel - Localizado ao Norte do Espírito Santo, no município de Aracruz, atende às unidades da Fibria, Veracel, Bahia Sul/Suzano e Cenibra. Maior porto brasileiro especializado no embarque de celulose, é considerado um dos mais eficientes do mundo. Com três berços em operação e capacidade anual para 7,5 milhões de toneladas, responde por 70% das exportações de celulose do Brasil.
Terminal Vila Velha (TVV) – Único terminal especializado em contêineres no Espírito Santo, é operado pela Vale, por meio da Log-In Internacional e Logística. É uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de contêineres e carga geral, destacando-se como um dos mais produtivos terminais brasileiros nesse segmento.
Companhia Portuária de Vila Velha - CPVV – Controlado e operado pelo Grupo Coimex, atende às operações offshore de exploração e produção de petróleo no Espírito Santo. Está localizado em Vila Velha e tem registrado significativo volume de atracações e de serviços prestados às grandes corporações do setor de petróleo.
06/06/2013 06h08
- Atualizado em
06/06/2013 06h08
Porto de Vitória só recebe navios internacionais de carga da China
'Problema dos acessos afeta a eficiência do porto', diz superintendente.
ES perde 35% da exportação de café e 30% de granito para o RJ.
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Obras no cais do Porto de Vitória, em foto feita no fim de 2012 (Foto: Leandro Nossa/G1 ES)
Atualmente, apenas navios de Xangai, na China, atracam no local. "Hoje, nós perdemos cerca de 35% da exportação de café e 30% da exportação de granito para o Rio de Janeiro. Isso tem que mudar. É importante esclarecer que o que faz um porto eficiente e rentável, no final das contas, são os acessos", afirma o superintendente geral de projetos da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Eduardo Prata.
Segundo a Codesa, cerca de R$ 500 milhões serão investidos em três anos para resolver o problema. Ainda faz parte dos projetos de infraestrutura a criação de um pátio de triagem, para o estacionamento de caminhões, que deve melhorar o gargalo das filas, que chegam a durar três dias.
O superintendente explica que o problema dos acessos marítimos, que afeta a eficiência do porto, já está sendo resolvido com as obras de dragagem e derrocagem, que devem ser concluídas até dezembro de 2013. "A profundidade na área do porto, no início das obras, era de 10,5 metros, mas vai chegar a 12,5 metros até o fim do ano. E isso é independente de a maré ser alta ou baixa. Já concluímos 95% desse serviço chamado de dragagem. Também estamos trabalhando na obra de derrocagem, que é a retirada de pedras dessas áreas, mas esse é um serviço mais cuidadoso. Deve estar tudo dentro dos padrões para que não ocorra nada de errado", diz.
Os locais onde os navios atracam, denominados berços, também estão sendo modificados para atender a essa demanda. Os berços 101 e 102 passarão a ter 12 metros. As obras serão concluídas em 30 de junho, com inauguração prevista para o dia 15 de julho deste ano. "Ainda vamos aumentar a plataforma do berço, para 14 mil metros quadrados. Atualmente, temos 15 locais de atracação e vamos construir o 16º, que será o berço de Atalaia", afirma Prata.
A criação de um pátio de triagem, para estacionamento dos caminhões, ainda está na fase de projeto. Por enquanto, a Codesa cede parte de sua retroárea para essa finalidade, mas de forma provisória. Não há previsão de quando o pátio fica pronto, mas o superintendente afirma que o gasto previsto é de R$ 38 milhões. Nesta sexta-feira (7), haverá uma reunião para que o projeto fique melhor definido. A obra deve reduzir o problema das filas de caminhões, que podem durar até três dias, segundo a companhia.
Além disso, outro projeto, ainda sem previsão de início, vai ligar o cais de Capuaba à BR-262, um acesso exclusivo para transportes até o porto.
Porto de Vitória, na baía de Vitória, Espírito Santo (Foto: Gildo Loyola/ A Gazeta)
Porto 24 horas
Segundo o superintendente geral de projetos, um dos pontos que também devem ser resolvidos com urgência é o fato de o porto não funcionar 24 horas. Esse é um problema que também está ligado ao acesso, pois o Porto de Vitória precisa parar duas vezes ao dia, das 7h às 9h e das 17h às 19h, devido a um acordo que o porto fez com a cidade para evitar os horários de pico do trânsito.
"Isso não existe em outros lugares. Aqui, o acesso aos portos é o que mais atrapalha. O governo e a Prefeitura de Vitória estão construindo o Portal do Príncipe, para criar um acesso direto, ligando o porto à Segunda Ponte sem atrapalhar o trânsito da cidade, sem cruzamentos. Todos os outros serviços ligados ao porto funcionam 24 horas, apenas o acesso que não", diz Eduardo Prata.
saiba mais
MP dos PortosA chamada MP dos Portos estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos.
De acordo com Prata, a medida vai atingir o Porto de Vitória positivamente. "A iniciativa privada vai poder participar mais dos nossos investimentos, o que vai ajudar o porto a desenvolver, pois serão investimentos mais acelerados", explica.
Águas Profundas
Outro projeto, o da construção do Porto de Águas Profundas, tem investimento de R$ 22 milhões e deve ampliar a capacidade operacional dos terminais. O 'superporto' servirá de alternativa às limitações de espaço e calado do Porto de Vitória, além de encabeçar o rol de nove empreendimentos a serem instalados em várias regiões do estado devido às novas regras da MP. Chamado de porto-indústria e inspirado no modelo do porto pernambucano de Suape, o projeto é essencial para recuperar a competitividade portuária do estado.
Ainda não há previsão para o início das obras, mas elas devem ocorrer em sete anos, segundo a Codesa. "O projeto está em fase de determinação de local. No início, a dúvida era sobre quatro locais, mas agora está entre Vitória e Vila Velha e a tendência é que ele deva ser construído em Vila Velha. Apesar disso, apenas a finalização dos estudos geofísicos, que devem ser concluídos em julho deste ano, vão definir isso", afirma o superintendente.
Meio Ambiente
O Porto de Vitória foi inaugurado em 1906 e, por ser uma área antiga, não gera grandes impactos ambientais atualmente, segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). As fiscalizações ficam por conta da emissão de poeira e os ruídos provenientes do local.
"Os maiores impactos são gerados na instalação de portos. Um dos pontos que, nesse caso, é benéfico para o nosso porto é o fato de ele se encontrar na Baía de Vitória, pois causa muito menos impactos que se estivesse em alto mar. Hoje, o que mais fiscalizamos e controlamos são a emissão de poeira e os ruídos provenientes do local. São fiscalizações de rotina, mas que também ocorrem quando há alguma denúncia. Temos que verificar também a questão das correntes marítimas provocadas pelas atividades do porto, que provocam erosão em alguns lugares e assoreamento em outros”, diz o diretor presidente do Iema, Cláudio Denicoli.
A Codesa reitera que, como toda atividade econômica, o porto busca atuar em conformidade com as normas ambientais e, quando necessário, adota medidas para combater a poluição provocada pelo tráfego de caminhões e movimentação de cargas em seus portos.
Portos Capixabas - Brazil Explorer ::.
O Espírito Santo possui um dos complexos portuários
mais eficientes e bem localizados ao longo da costa brasileira, formado
pelos portos de Vitória, Tubarão, Praia Mole, Regência, Barra do Riacho e
Ubu.
Porto de Vitória
É composto pelo cais de Vitória, Capuaba
(Terminal de Grãos e Terminal de Vila Velha - TVV) e Paul (Peiú e CVRD);
pelos terminais de São Torquato (granéis líquidos), da ilha do Príncipe
(Flexibrás e PROMOC) e da Companhia Portuária Vila Velha. Ao todo são
13 berços de atracação e um total de 21.737m² de armazéns. O Porto de
Vitória movimenta carga geral, carga conteinerizada e possui um sistema
roll-on/roll-off para embarque e desembarque de veículos. Com um canal
de acesso de 7.500 m de extensão, entre 75 a 120 m de largura e 35 pés
de profundidade, conta ainda com acesso ferroviário (EFVM E RFFSA) e
rodoviário (BR 101 e BR 262).
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Porto de Tubarão
De propriedade da Companhia Vale do Rio
Doce - CVRD, tem capacidade para movimentar mais de 100 milhões de
toneladas métricas por ano. A maior parte desse movimento é de minério
de ferro e pellets, porém o Porto de Tubarão também opera com grãos,
manganês, escória, derivados de petróleo, carga geral e carga
conteinerizada. Possui canal de acesso de 280 m de extensão e conta com
seis berços para embarcações de até 350 mil TPB (Tonelagem Porte Bruto).
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Porto de Ubu
De propriedade da empresa Samarco
Mineração, possui dois berços de atracação e movimenta minério de ferro,
pellets, carvão, betonita e carga geral, sobretudo a da área
petrolífera. Podendo receber navios de 250 mil TPB, tem capacidade de
carregamento de 9 mil toneladas métricas por hora. Possui, ainda,
calados de 15,70 m berço oeste e 13,0 m no berço leste.
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Porto de Praia Mole
Possui dois terminais, um de produtos
siderúrgicos, administrado por um condomínio formado pelas empresas:
Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, USIMINAS e AÇOMINAS, e outro
operado pela Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, que movimenta carvão,
antracito, clínquer, fertilizantes, enxofre e produtos químicos.
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Porto de Barra do Riacho
Porto público, subordinado à Companhia de
Docas do Espírito Santo S.A - CODESA, tem instalado dentro de sua área
um terminal de uso privativo da empresa PORTOCEL.
Predomina neste porto o movimento de
carga de celulose em fardos e sal a granel. Possui acesso ferroviário e
rodoviário, bacia de evolução com 180 m de raio e profundidade de 11,8m.
O canal de acesso, que apresenta 670 m de comprimento por 150 m de
largura, e profundidade entre 11,5 e 13,5m, é demarcado por balizamento
luminoso.
Porto de Regência
Terminal ocêanico, composto por um
quadro de bóias, sendo 4 para amarração de navios tanques de até 30 mil
TPB e calado máximo de 13 m. Administrado pela PETROBRAS, opera com
movimentação de granéis líquidos.
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Brazil Explorer Ltda
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 595 - Ed. Tiffany Center, sala 511 Torre II - Santa Lúcia - Vitória - ES - CEP: 29056-245
Central de atendimento: 55(27)3315-4971
E-mail: recepcao@brazilexplorer-es.com.br - Porto de Barra do Riacho
Porto Presidente Kennedy - 3min
Presidente Kennedy (Espírito Santo)
Praia de Marobá |
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Hino | |||||
Fundação | 4 de abril de 1964 | ||||
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Emancipação | 30 de dezembro de 1963 | ||||
Gentílico | kennedense | ||||
Prefeito(a) | Amanda Quinta Rangel (PTB) (2013–2016) |
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Localização | |||||
Localização de Presidente Kennedy no Espírito Santo
Localização de Presidente Kennedy no Brasil |
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Unidade federativa | Espírito Santo | ||||
Mesorregião | Sul Espírito-santense IBGE/2008 1 | ||||
Microrregião | Itapemirim IBGE/2008 1 | ||||
Municípios limítrofes | Mimoso do Sul, Atilio Vivacqua, Itapemirim, Marataízes, São Francisco de Itabapoana - RJ e Oceano Atlântico | ||||
Distância até a capital | 159 km | ||||
Características geográficas | |||||
Área | 586,52 km² 2 | ||||
População | 10 315 hab. Censo IBGE/20103 | ||||
Densidade | 17,59 hab./km² | ||||
Altitude | 55 m | ||||
Clima | Clima tropical | ||||
Fuso horário | UTC−3 | ||||
Indicadores | |||||
IDHM | 0,657 médio PNUD/2010 4 | ||||
PIB | R$ 1,077,768,382 65 Bi IJSN/20095 6 | ||||
PIB per capita | R$ 97,699 31 IJSN/20085 | ||||
Página oficial |
História
A trajetória histórica da localidade remonta ao ano 1581, quando, vindo do Rio de Janeiro, o padre José de Anchieta construiu uma igreja de madeira na Planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. Até então, a região era habitada por índios Puris e Botocudos.
Anchieta instalou ainda residência, oficinas, enfermaria, horto, pomar, criadouro de peixe, casa de farinha e usina de açúcar. Mais de um século depois, outro jesuíta, padre André de Almeida, instituiu nas imediações da igreja a Fazenda Muribeca, legalizada em 1702.
A propriedade tinha 9 léguas e meia de frente por 8 léguas e meia de fundo e foi uma das maiores fazendas pecuárias do Brasil, abrangendo sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, até a região de Campos dos Goytacases-RJ.
A Igreja das Neves foi construída em meados do século XVII onde havia a igreja de madeira. Por volta de 1694, com ajuda de índios catequizados e escravos, o novo templo foi erguido. A imagem de Nossa Senhora das Neves veio de Portugal em 1750.
O território de Presidente Kennedy foi desmembrado de Itapemirim com a emancipação em 30 de dezembro de 1963. A lei estadual de criação/fundação da cidade entrou em vigor no dia 4 de abril de 1964, assim conseguindo a sua autonomia administrativa, a chamada emancipação politica.
O município se chamaria Batalha, mas com o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, fato que abalou o mundo, o deputado estadual Adalberto Simão Nader tomou a iniciativa de sugerir que se homenageasse o político que criou a Aliança para o Progresso, programa de ajuda aos países do 3º Mundo. Presidente Kennedy hoje tem 586,52 km² e 10.315 habitantes (2010).
Politica - Atualidade
O desembargador Pedro Valls Feu Rosa determinou, no dia 19 de abril de 2012, o afastamento e a prisão do prefeito Reginaldo dos Santos Quinta (PTB), além da prisão de seis secretários, quatro membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) municipal, doze empresários, um policial militar e três acusados de integrarem empresas laranjas, totalizando 27 detidos, na Operação Lee Oswald. Foram também afastados os vereadores o presidente da Câmara, Dorlei Fontão da Cruz (PR), o vice-presidente Manoel Abreu José Alves, o Brejeiro (PTB), o secretário da Mesa Diretora, Clarindo de Oliveira Fernandes (PDT) e Vera Lúcia de Almeida Terra (PTB). Todos são acusados de envolvimento num esquema que teria desviado R$ 55 milhões. A fraude teria ligações com os crimes investigados pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) cometidos em Fundão e Santa Leopoldina, deflagradas pelas operações Tsunami e Moeda de Troca, respectivamente.7 .O vice-prefeito Edson da Rocha Nogueira (PTB), no dia seguinte à operação, teve o mandato cassado por não residir em Presidente Kennedy e ter cargo público no município de Apiacá pelo juiz da comarca de Presidente Kennedy, Ronaldo Domingues de Almeida. A comissão processante que investigou o vice teve como relatora a vereadora Vera Lúcia de Almeida Terra (PTB), afastada no dia anterior. Com o afastamento dos possíveis sucessores ao cargo de prefeito, o município ficou sem chefe do Executivo.8
Turismo
Presidente Kennedy possui belas praias em sua orla - de 16 Km de extensão, sendo as mais conhecidas Praia das Neves e Praia de Marobá, a 18 km do Centro.A Praia de Marobá fica também a 6 quilômetros do Estado do Rio de Janeiro e recebe cerca de dez mil pessoas por final de semana.
- Pontos turísticos
Mangue: é uma das maiores áreas do país. São 300 hectares cercados de Mata Atlântica e restinga. Destaque para as capivaras, macacos, jacarés.
Trilhas para cavalgadas: o cavalo faz parte da rotina da cidade, é uma paixão local. No trajeto, tanto pelo interior como o litoral encontram-se belos cenários: rios, lagoas, praias e fazendas.
Morro da Serrinha: é possível praticar trekking no local. São 40 minutos de caminhada para alcançar o cume, de onde se avista o Oceano Atlântico, a Pedra do Itabira, o Frade e a Freira, o Monte Aghá e até a Pedra Azul.
Farinheiras: a tradição artesanal de fazer farinha caseira continua em algumas comunidades do município. Tudo começou com os índios e a ajuda do beato Anchieta, que construiu na região a primeira Casa de Farinha.
Mata de restinga: são 9 km entre as praias de Marobá e das neves. A vegetação densa abriga cactos e árvores de até 5 metros de altura.
Praia das Neves: mar calmo e areias claras, próprio para crianças. Possui quiosques de sapê que dão um charme especial ao local.
Praia de Marobá: é a principal praia da cidade, cheia de falésias. Em sua orla existem diversas castanheiras. É o point dos esportes de verão. Com Rodeio e Motocross.
Fauna marinha: inclui tartarugas que desovam nas praias locais, andorinhas do mar, golfinhos e até baleias jubartes que passam pela região com destino à Abrolhos, na Bahia.
Economia
A economia na região é basicamente da pecuária, cultivo de mandioca, maracujá, cana-de-açucar, leite, mamão e da exploração de petróleo. O município é o maior produtor de leite do estado do Espírito Santo, com destaque para a região oeste do município.O município é atualmente um dos que mais se beneficiam com os royalties provenientes da Indústria do Petróleo que está se instalando no município e no estado. Presidente Kennedy possui também o maior mangue do Brasil, onde catadores de caranguejos tiram seu ganha-pão.
Presidente Kennedy futuramente tem grandes chances de se tornar a nova capital brasileira do petróleo, por ter grande produção em alto-mar, estão instaladas grandes empresas na aréa do petróleo, minério e portos como a Petrobras, Chevron(Texaco), Shell, Samarco e a Vale.
A Ferrous que anunciou um investimento em Presidente Kennedy de US$ 2,7 bilhões (dois bilhões e setecentos milhões de doláres ) podendo chegar a 11 bilhões de reais, construindo o complexo industrial e um porto com usinas de pelotização na área de 12 milhões de metros quadrados assim impulsinando de vez o crescimento e desenvolvimento de Presidente Kennedy, trazendo novos frutos, novos projetos, novas industrias e estruturando o município para o futuro. 9 10 11 12 13
Presidente Kennedy possui a maior reserva de petróleo marítima do Espírito Santo, com cerca de 1,9 bilhões de barris. Atualmente, a Petrobras produz 220 mil barris por dia, no campo de Jubarte.
Entenda o Pré-Sal - 2min.
Começou a extração do petróleo - 2min
Leilões da Pré-Sal -1/3 18min
Leilões da Pré-Sal -2/3 16min
Royalties - Petrobrás - Pré-Sal - 15min
Pré-Sal - Globalização - 8min.
Importância do Pré-Sal para o Brasil - 5min.
Planalto de Linhares -5min.
Pré-Sal
Um marco histórico para o município de Presidente Kennedy, para o Brasil e também para a exploração de petróleo mundial foi o começo da exploração de petróleo na chamada camada pré-sal, o primeiro lugar a ser explorado e o primeiro beneficiado foi o município de Presidente Kennedy.Os investimentos no pré-sal podem chegar a US$ 8,5 bilhões previstos pela Petrobras e ainda este valor pode aumentar, para os projetos em andamento no litoral do município. As descobertas na camada de pré-sal foram anunciadas em 2007. A estatal não informou o volume da descoberta em Jubarte,que pertence a Presidente Kennedy mas somente um dos reservatórios anunciados em 2007, tem quantidade estimada em até 8 bilhões de barris.
Em Jubarte, campo onde a plataforma P-34 produz cerca de 60 mil barris por dia, o início da produção foi feita simbólicamente com a retirada do primeiro lote de petróleo da canada pré-sal,contando com a presença de diversas autoridade como o presidente Lula o governador Paulo Hartung, o prefeito Aluízio Corrêa o vice-prefeito Reginaldo Quinta e os senadores Renato Casagrande e Magno Malta. As recentes descobertas de petróleo na áreas do pré-sal motivaram, inclusive, exercícios da Marinha do Brasil na região, para proteger o chamado ouro negro brasileiro.
Infraestrutura
Com a Chegada da Ferrous Ressources do Brasil Presidente Kennedy possuirá um porto, siderúrgica, hoje já existe um gasoduto que leva gás de Cabiúnas a Vitória e que corta a região, estradas em ótima qualidade, um ótimo plano de energia e o projeto do governo federal de construir a Ferrovia Litorânea Sul, e assim dando maior agilidade no transporte das exportações. As rodovias totalmente pavimentadas, inclusive servindo de rota alternativa para quem vai em destino ao Rio de Janeiro, pela Rodovia do Sol (ES-060).Sociedade
ExpoKennedy - A Festa da CidadeAcessos
O acesso ao Município é pela BR-101 Sul, no km 418 sentido Vitória–Campos, encontra-se um trevo o qual seguindo a ES-162, siga 20 km até a cidade de Presidente Kennedy, ou pela Rodovia do Sol (ES-060) passando por Marataízes e novamente pegando a ES-162 são 15 km ou ainda pela RJ-224 sentido à Vitória são 21 km.Investidores holandeses estudam instalação de superporto em Kennedy
20/06/2011 - 21:33:00
Presidente Kennedy-ES
Presidente
Kennedy recebeu a visita da diretoria do Porto de Roterdã
Internacional, da Holanda. É que o município está na disputa com outras
cidades litorâneas do Espírito Santo para receber um investimento
bilionário.
A
previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 1,58 bilhão (US$ 1
bilhão) na implantação da infraestrutura do superporto e da retroárea, e
até R$ 19 bilhões (US$ 12 bilhões) para a instalação das empresas do
condomínio do porto.
Os
visitantes foram recepcionados pelo prefeito, Reginaldo Quinta, e pelos
secretários municipais de Planejamento, Marcos Vivácqua, e de
Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pinheiro. De acordo com eles, a
comitiva gostou do que viu porque o mar local oferece boas condições
para o empreendimento.
A
definição da área escolhida acontece até o final deste ano. Construído,
o porto de águas profundas seria uma opção para atender as atividades
exportadoras da região.
O
interesse do grupo holandês acontece no momento em que Presidente
Kennedy também recebeu outra boa notícia. A Ferrous do Brasil,
multinacional do ramo de mineração e siderurgia, iniciou os
procedimentos técnicos para a instalação de usinas de pelotização,
siderúrgica, mineroduto e um terminal portuário exclusivo. O
investimento é da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar 3,5 mil empregos
durante a fase de obras.
Importante
frisar que um investimento não inviabiliza o outro. O porto que será
construído pela Ferrous é exclusivo para o minério de ferro. Já o
superporto holandês poderá atender às atividades exportadoras da região e
incentivar outros setores a exportar também.
Fontes:
Wikipédia
Licença padrão do YouTube
http://www.es.gov.br/EspiritoSanto/paginas/portos.aspx
http://www.ojornalonline.com.br/home/conteudo.asp?codigo=5753
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/06/porto-de-vitoria-so-recebe-navios-internacionais-de-carga-da-china.html
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