sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PLANTAS ESTRANHAS


A Vida Secreta das Plantas - 49min.
 
  
 
Frutas e Plantas em Mutação no Japão - 3min.
 
Planta que se move - 53s.

As 10 plantas mais estranhas do mundo


A natureza está repleta de maravilhas, e o mundo vegetal não foge à regra. Confira nessa lista as 10 espécies da plantas mais esquisitas do mundo.

01. Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente do mundo

Welwitschia Mirabilis, a planta mais resistente do mundo
Não há realmente nada como essa planta. A Welwitschia Mirabilis, encontrada na Namíbia, consiste de apenas duas folhas e um caule robusto com raízes. Isso é tudo! As folhas continuam crescendo, o caule engrossa e pode crescer até quase 2 metros de altura e 8 metros de largura. Sua vida útil estimada é de 400 a 1.500 anos. Ela pode sobreviver até cinco anos sem chuva. Dizem que a planta é muito saborosa até mesmo crua.

02. Dionaea muscipula: Dioneia

Dionaea muscipula, Dioneia
A Dioneia é a mais famosa de todas as plantas carnívoras, devido à natureza ativa e eficaz das suas armadilhas únicas. Pode ser famosa, mas também está ameaçada. Duas folhas articuladas da planta são cobertas de pêlos finos sensíveis que detectam a presença de tudo, desde formigas até aracnídeos.

03. Rafflesia arnoldii: A maior flor do mundo

Rafflesia arnoldii: A maior flor do mundo
Há uma flor exótica e rara que pode ter 3 metros de diâmetro e pesar até 24 quilos, mas certamente você não gostaria de te-la no quintal. Nativa da Indonésia, ela libera um odor extremamente forte. Esse cheiro horrível atrai insetos polinizadores que ajudam a perpetuar a espécie.

04. Desmodium gyrans: a planta dançante

 









 

Darwin chamou a planta de Hedysarum; botânicos modernos a chamam de Desmodium Gyrans, ou mais corretamente Codariocalyx Motorius. Seu nome comum é ‘planta dançante’ ou ‘planta telégrafo’. As folhas laterais pequenas giram em seu eixo, movendo em movimentos abruptos sob a influência mais leve de toque, luz do sol, calor ou vibrações pequenas, inclusive música!

05. Euphorbia obesa: a planta-baseball

Euphorbia obesa, a planta-baseball

Essa planta ornamental é nativa da África do Sul. A colheita insustentável por coletores de plantas que valorizam a curiosa espécie afetou severamente as populações selvagens. Consequentemente, a legislação nacional e internacional foram promulgadas para proteger as populações remanescentes.

06. Amorphophallus titanum: a Flor Cadáver

Amorphophallus titanum, a Flor Cadáver
Uma flor mais alta do que um homem e fedendo fortemente a carne podre soa como um elemento de um filme de ficção científica de baixo orçamento. Mas a Amorphophallus titanum arum, da Indonésia, é bem real e conhecida pelos habitantes locais. Devido à sua fragrância que lembra o cheiro de um mamífero em decomposição, ela é também conhecida como “flor cadáver”.

07. Baobab: Árvore garrafa

Baobab, Árvore garrafa
Baobab é o nome comum de um gênero (Adansonia) que contém oito espécies de árvores nativas de Madagascar e Austrália. Também conhecida como Árvore Garrafa, essas árvores tipicamente armazenam cerca de 300 litros de água. Por isso que muitas vezes vivem mais de 500 anos!

08. Dracaena cinnabari: Árvore sangue de dragão

Dracaena cinnabari, Árvore sangue de dragão
É uma das mais marcantes árvores de Socotra. Foi descrita formalmente por Isaac Bayley Balfour em 1882. Sua seiva vermelha era sangue de dragão para os antigos, que a utilizava para fins medicinais e corante.

09. Mimosa pudica: a planta tímida ou dormideira

Mimosa pudica, a planta tímida ou dormideira

Seu nome se deve à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor, reabrindo após alguns minutos. A espécie é nativa da América do Sul e América Central.

10. Selaginella lepidophylla: a Planta da Ressurreição

Selaginella lepidophylla, a Planta da Ressurreição 
Também conhecida como Rosa de Jericó, a Selaginella lepidophylla é uma espécie de planta do deserto conhecida por sua capacidade de sobreviver à dessecação quase completa; durante o tempo seco em seu habitat nativo, suas hastes se enrolam em uma bola apertada e desenrolam quando ela é exposta à umidade. A planta é nativa do Deserto de Chihuahua. [Oddee]



A árvore tão mortal que era usada como instrumento de tortura
A árvore manchineel é a mais mortal do mundo. Se você tocar na casca ou folhas ficará com queimaduras graves, e comer qualquer uma de suas frutas perfumadas é uma escolha potencialmente letal. A árvore tem sido muito utilizada para o fornecimento de seiva para dardos envenenados, e como um lugar para amarrar – e torturar – conquistadores espanhóis.

A árvore tão mortal que era usada como instrumento de tortura

A árvore ostenta frutos verdes que se parecem com pequenas maçãs. Os espanhóis a chamavam de arbol de la muerta, ou “árvore da morte”.
A árvore parece comum, e pode chegar a 15 metros de altura. É encontrada principalmente no sudeste dos Estados Unidos, Caribe e América Central. Sua casca é castanha-acinzentada, e suas folhas possuem uma coloração verde brilhante. Os frutos da árvore possuem um cheiro doce e atraente.

Cada parte da árvore é venenosa, e só entrar em contato com ela pode ser potencialmente letal. As folhas e a casca contêm um veneno que  irrita a pele e causa bolhas graves. A seiva leitosa que vaza de ferimentos na árvore também causa bolhas graves. Se a seiva toca membranas mucosas de uma pessoa pode causar queimaduras graves.

Os frutos fazem com que a árvore seja ainda mais mortal. Parecem pequenas maçãs verdes, com apenas uma ou duas polegadas de diâmetro. São muito cheirosos, e aqueles que são corajosos o suficiente para comê-los dizem que eles tem de fato um bom gosto. Mas comer apenas uma pequena quantidade vai deixar bolhas e queimaduras na boca e garganta. Grandes quantidades são mortais.

Se está chovendo, a água que cai das folhas traz toxinas e queima a pele de qualquer pessoa. De fato, há relatos de nativos da Flórida do século 16 que prenderam conquistadores espanhóis sob as árvores durante a chuva para queimar e cegá-los.

Muitos povos indígenas usam o veneno mortal da árvore. A seiva da manchineel foi muitas vezes utilizada em flechas e dardos envenenados.

Estranhamente, a madeira da árvore é altamente valorizada na confecção de móveis. Uma vez que a madeira é deixada para secar ao sol, as suas qualidades venenosas em grande parte desaparecem. A secagem das frutas tem um efeito semelhante, e estes frutos secos são  conhecidos por serem utilizados como um diurético. Na Jamaica, a goma da manchineel é utilizada para tratar várias doenças venéreas. [KnowledgeNuts]




 
 Fontes:
 Licença padrão do YouTube
 http://misteriosdomundo.com/as-10-plantas-mais-estranhas-do-mundo#ixzz2ryBmp5Y5
  http://misteriosdomundo.com/arvore-tao-mortal-que-era-usada-como-instrumento-de-tortura#ixzz2sZVS0pZx

Nenhum comentário: