terça-feira, 5 de junho de 2012

ANGIOSPERMAS -



ANGIOSPERMAS

Angiospermas são vegetais cujos óvulos estão encerrados no interior do ovário e que,consequentemente tem suas sementes encerradas no interior do fruto (angios=vasos e esperma=semente). 


São plantas extremamente importantes, principais reprodutores terrestres, servindopara alimentação (cenoura, alface, mamão, feijão), aplicações industriais (jacarandá, algodão),ornamentação (orquídeas) e fabricação de produtos farmacêuticos (camomila) e se dividem em doisgrupos: Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

O fruto se dá 
a partir da planta adulta 
que representa a geração esporofítca.
 
 A flor contém pistilos eestames, que produzem os esporos masculinos e feminuinos.O esporo masculino é produzido na antera, que fica na extremidade superior do estame.

Este esporodesenvolve-se formando o grão de Pólen. O pistilo compõem-se de três partes: o estigma (extremidadesuperior), estilo ou estilete e ovário. No interior do ovário localiza-se os óvulos que abrigam o esporofeminino.
 
À medida que a flor se desenvolve,
 o esporo feminino se transforma em gametófito, 
sendo uma das células a célula ovo (Oosfera).
O Polén é levado pelo vento, 
inseto e outros veículos, até o stigma,
onde fica retido por uma secreção.

Começa a formar-se um tubo 
que penetra no estilo 
e se alonga até encontrar o ovário.

Um núcleo do tubo abre caminho seguidos por dois núcleos genéticos ao atingir oóvulo, o conteúdo do tubo é decarregado. Um dos núcleos gaméticos une-se ao óvulo, produzindo oZigoto, enquanto o outro se une aos dois núcleos polares, iniciando a formação do tecido chamadoEndosperma.

 Após a fertilização, o Gametófito feminino contribui para formar semente. A parede do Ovárocomeça então a crescer, pois as células aumentam de número e vão ficando repletas de substânciaaçucaradas. Juntas, a Semente e a parede madura do Ovário constituem o Fruto.Ele oferece proteção à Semente até a maturidade e são apetitosos aos animais que ajudam na dispersãodas Sementes.

As angiospermas conquistaram definitivamente o ambiente terrestre graças ao seu grau decomplexidade, diversidade e distribuição geográfica.É o mais numeroso grupo de plantas atuais, variando de gramíneas a enormes árvores. Existem cerca de235.000 espécies descritas e habitam todos os tipos de ambientes.A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores.

A flor contém os óvulos e podemestar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como lindas pétalas coloridas.

Grupos de angiospermas
Monocotiledôneas
Nesta classe estão cerca de 65.000 espécies como gramíneas, palmeiras e orquídeas. As plantas destegrupo possuem raiz fasciculada e as nervuras das folhas são paralelas. A semente possui apenas umcotilédone. Normalmente o ciclo de vida é curto.

Dicotiledôneas
Abrigam cerca de 165.000 espécies.
A semente possui dois cotilédones,a raiz pode ser axial oupivotante. A nervura das folhas é reticulada. As flores são tetrâmeras ou pentâmeras. Normalmente apresentam ciclo de vida longo.

                                                                         

 Lírio (Série: Aromas)

lirio-casablanca  
O lírio, planta de propriedades alucinógenas, símbolo da nobreza, da cristandade e da virgindade,  e espalhado pelos continentes, é uma flor que causa fascínio. Suas variedades são tantas, assim como suas formas, que fica um tanto difícil catalogar suas funçõe para a perfumaria. Normalmente seu odor é diáfano, porém marcante, leitoso e adocicado, ligeiramente herbal. Isto varia, claro, de especie para especie de lírio, alguns sendo mais intoxicantes que outros.

Vou mencionar as mais usadas: lírios Siroi: Branco em degradê de rosa pálido, perfume suave. lírio casablanca: de aroma doce, muito usado na perfumaria
Lírio tigre: aroma mais “agreste”, laranja mosqueado.lirio Stargazer: beiradas brancas, centro das petals rosado, salpicado de mauva.Fragrância rara,lírio amazonas: suave perfume; cor branca
lírio branco, ou açucena: provavelmente o mais conhecido, aromático, e símbolico dos lírios.

lírio turco ou martagon: Rosado com manchas roxas, muito aromático
lírio japonês: branco pintalgado de lilás, odor muito envolvente e forte.
O lírio pode ser tóxico, principalmente seu pólen. A maioria dos aromas de lírio que conhecemos hoje são sintéticos, pois o lírio é de difícil extração de essência.
lirio-do-vale

Já o lírio do vale pertenceu por muito tempo ao um sub-ramo das liliaceas, sendo por isso conhecida por este nome em algumas línguas. Seu aroma incomum, sua beleza e sua relação afetiva com os franceses ( a planta é  conhecida lá pelo nome de muguet, e é oferecida no dia 1º de Maio como presente, para atrair sorte. è uma tradição de quase quinhentos anos), o trouxeram logo para a perfumaria, sendo um dos aromas mais conhecidos e apreciados. Um pouco herbal, amadeirado, ligeiramente doce.

O lírio d’ água 
não tem relação com a especie
sendo da família das Ninféias.
 

Lírio Branco
 
Nome Científico: Lilium pumilum
Nome Popular: Lírio alvo, lírio-branco, lírio-de-maria
Família: Liliaceae
Local de plantio: em vaso ou jardim, desde que seja bem iluminado pela luz do sol.
Profundidade: 10cm
Espaçamento entre os bulbos: 20 x 20 cm
Período do plantio até o florescimento: 70 a 80 dias
Altura da flor: 60 a 100 cm 
Período com flor: 15a 20 dias
Período do ciclo todo: 210 dias

Cuidados: Manter a terra úmida, molhando-a de duas a três vezes por semana. Pode ser cultivado em vasos ou em canteiros a pleno sol ou meia-sombra com muita luminosidade. A mistura de solo ideal deve ser rica em matéria orgânica.

Curiosidade:
Na China e no Japão, eles decoravam a mesa de jantar há milhares de anos. Na ilha de Santorini, cerâmicas foram encontradas com praticamente as mesmas imagens de lírios que são encontrados na cerâmica da antiga cultura minóica de Creta.
 
Há estudiosos que vêem essas cerâmicas Minoan como remanescentes da famosa Atlantida.
 
 No entanto, mais antiga que a cultura minóica, que desapareceu há 3.500 anos, é a palavra hebraica para o lírio, "shusan".
Sem dúvida, o lírio é uma flor com uma história que remonta ao início dos tempos.

A FLOR
 A flor tem função de reprodução sexual nas angiospermas e são importantes para botânicos na classificação das plantas; têm importância industrial,
medicinal e também são utilizadas como ornamentais.

A flor é constituída de folhas modificadas, sendo originada pela metamorfose foliar progressiva, e está presente nos vegetais superiores.

 Morfologicamente pode apresentar brácteas (folhas modificadas com
UNIDADE IV funções específicas), pedúnculo (haste que sustenta
a flor), receptáculo (é a parte mais larga no ápice do pedúnculo onde estão presas as demais peças),verticilos florais protetores: cálice (estrutura abaixo
das pétalas, geralmente verde, composto por sépalas) e corola (formada pelas pétalas, geralmente coloridas) e verticilos reprodutores: androceu (aparelho
reprodutor masculino formado por estames) e gineceu (aparelho reprodutor feminino).
 
 

 Nomenclatura Floral
De acordo com a presença ou ausência de estruturas,podemos classificar a flor como veremos a seguir; mas,para uma perfeita compreensão, não esqueça de
comparar com as figuras:

Quanto ao pedúnculo:

Pedunculada (com pedúnculo).
séssil (sem pedúnculo).

Nº de peças:
Aclamídea (sem cálice e corola).
Monoclamídea (com cálice ou corola).
Diclamídea (com cálice e corola).

Homogeneidade:
Homoclamídea - com cálice e corola iguais em forma e
cor, sendo chamadas de tépalas, como no lírio.


Heteroclamídea - cálice e corola diferentes em forma
e cor, como a rosa.

Sexo:
Unissexual masculina - quando apresentar apenas estames.

Unissexual feminina - quando apresentar apenas o gineceu.

Estéril - ausência do androceu ou gineceu.

Hermafrodita - quando apresentar os dois sexos.

Número de estames:
Oligostêmones - número de estames menor que o número de pétalas.
Isostêmones - número de estames igual ao número de pétalas.
Diplostêmones - número de estames em dobro ao de pétalas.
Polistêmones - número de estames maior do que o dobro.
 
Posição do gineceu:
Hipógina -
flor com ovário acima da inserção de todas as peças florais. O ovário é súpero.
Polistêmones - número de estames maior do que o
dobro.
Perígina - flor com ovário semi-ínfero.
Epígina - flor com ovário abaixo da inserção de todas
as peças florais. Ovário é ínfero.
 
 


Androceu


O androceu é o aparelho reprodutor masculino
composto de estames. Cada estame tem três partes que são antera, filete e conectivo. O conectivo é o que prende o filete na antera.
 
 Polinização
É considerada como a transferência dos grãos de pólen das anteras para o estigma das flores. Nas plantas, podem ocorrer dois tipos de polinização:
Autogâmica ou autopolinização: ocorre no interior da mesma flor.

Alogâmica ou polinização cruzada: grãos de pólen de uma flor é levado para o estigma de outra flor. Distinguem-se os seguintes subtipos de alogamia: geitonogamia (duas flores diferentes na mesma planta) e xenogamia (flores de plantas diferentes).

Fatores que Favorecem a Alogamia
• Monoicia - Flores unissexuais sobre o mesmo indivíduo.
• Dioicia - Flores unissexuais sobre indivíduos diferentes.
• Dicogamia - Os órgãos sexuais amadurecem em tempos diferentes. Podem ser:
• Protandria - Androceu amadurece primeiro (Asteraceae).
•Protoginia - Gineceu amadurece primeiro (Aristolochia sp).
• Ercogamia - Quando há uma barreira que impede a polinização direta.
• Heterostilia -Flores com estames e pistilos com tamanhos diferentes.Tipos:
• Brevestilia - estilete curto e filete longo.
• Longestilia - estilete longo e filete curto.
•Autoesterilidade - As flores polinizadas por seu próprio pólen não são fecundadas.

Agentes da Polinização
A polinização pode ser feita por diferentes agentes ou vetores, podendo ser origem animal ou uma força física inanimada. Portanto, os agentes podem ser abióticos como vento e a água, e bióticos, como os insetos,
pássaros, morcegos e o próprio homem. Para caracterizar a polinização e seu agente, usam-se termos que identificam o agente, seguidos do sufixo filia, que significa “amor, apego, afinidade”. 
 
Cada tipo de polinização envolve características diferentes nos vegetais, que se adaptaram de acordo com o seu agente polinizador, como você pode ver a seguir:
 
 Fecundação
Após o processo de polinização, no qual o grão de pólen é transportado até o estigma do gineceu, iniciase o processo de fecundação, que pode ser dividido
em três etapas: transporte, formação do tubo polínico e singamia. Apresentam uma redução acentuada do megagametófito, nelas denominado saco embrionário.

Ele é formado a partir de uma tétrade de micrósporos originados por meiose, onde apenas um evolui, dividindo-se por 3 vezes seguidas, originando 8
núcleos, dos quais 3 se agrupam próximo à micrópila (duas sinérgides laterais e uma oosfera central); outros 3 migram para a extremidade oposta, constituindo antípodas; no centro do saco embrionário instalam-se os dois núcleos restantes, denominados núcleos polares da célula central. O conjunto do saco embrionário mais os dois tegumentos característicos desse grupo formam o óvulo. 
 
Os micrósporos que darão origem aos grãos de pólen são formados no
interior das anteras, que podem abrir-se por fendas ou poros para liberá-los, quando esses estão maduros.

Ao chegarem ao estigma de outra flor, os grãos de pólen começam a produzir o tubo polínico, que cresce através do estilete até o ovário, atravessa a micrópila do óvulo, lançando em seu interior, duas células espermáticas; uma se funde com a oosfera, originando o zigoto e a outra se une aos núcleos polares, formando um tecido triplóide, o endosperma, que freqüentemente
acumula grande quantidade de reservas nutritivas (amido, óleo, açúcares etc.). 
 
O embrião é formado após sucessivas divisões do zigoto, nutrindo-se do
endosperma. Tubo polínico Núcleo gameta (n) Saco embrionário Núcleo gameta (n) Oosfera(n) Célula central (2n) Zigoto(2n) Albume(3n)
 
Síntese
• A flor tem a função de reprodução sexual, mas também é importante como ornamento, usada na taxonomia, medicinal etc.
 
• Ela pode apresentar brácteas, pedúnculo, receptáculo, verticilos de proteção( cálice e corola) e de reprodução (androceu e gineceu)
 
• Podemos classificar a flor de diversas formas, quanto ao pedúnculo, número de peças, sexo, posição do gineceu e muitas outras.
 
• As monocotiledôneas são trímeras e as dicotiledôneas são tetrâmeras ou pentâmeras.
 
Algumas flores são isoladas e outras formam inflorescências, que podem ser de diversos tipos, entre racemosas e cimosas, ou até mistas.
 
• A prefloração é importante para a elaboração do diagrama floral e só pode ser observada no botão floral.
 
• A fórmula floral é a representação da organização das peças florais por meio de símbolos, letras e números.
 
• A fecundação se divide em: polinização, formação do tubo polínico e fecundação.


FRUTO
 O fruto é o resultado do amadurecimento do ovário,
garantindo a proteção e auxiliando a dispersão das
sementes surgidas após a fecundação. Ocorre
exclusivamente nas Angiospermas.

 Formação: 
A partir da fecundação, inicia-se o desenvolvimento da semente, através de uma série de transformações no saco embrionário e outros tecidos
do óvulo. A parede do ovário desenvolve-se em
 
PERICARPO, o qual é formado por três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Alguns frutos, como a banana (Musa) e o abacaxi (Ananas comosus) podem formar-se sem fecundação prévia e, portanto, nesse caso, não possuem sementes. São chamados frutos PARTENOCÁRPICOS.

 Tipos
1. Quanto ao número de sementes:
• Monospérmicos - uma semente.
• Dispérmicos - duas sementes.
• Trispérmicos - três sementes.
• Polispérmicos - várias sementes.

2. Quanto à deiscência:
• Deiscentes - se abrem quando maduros.
• Indeiscentes - não se abrem.

3. Quanto ao número de carpelos:
• Monocárpicos - um carpelo.
• Apocárpicos - dialicarpelar.
• Sincárpicos - gamocarpelar.


 Classificação
Podemos classificar os frutos que conhecemos da seguinte maneira:
1. Simples - resultam de um ovário de uma flor. Ex: legume.

2. Múltiplo ou agregado - resultam de uma flor dialicarpelar (Morango, framboesa).

3. Composto ou infrutescência - concrescência dos ovários de uma inflorescência. Ex: abacaxi.

4. Complexo ou pseudofruto - quando outras partes da flor participam da constituição do mesmo. Ex: caju, pêra.

 Síntese
· O fruto é o ovário desenvolvido, e se divide em pericarpo e semente.

· Podemos classificar os frutos em simples,múltiplos, infrutescências ou pseudofrutos, e cada um em seus tipos especiais.

 · Partenocarpia é o desenvolvimento do fruto sem que haja a fecundação, apresentando frutos sem sementes.

SEMENTE

A semente é o óvulo desenvolvido após afecundação, contém a casca e a amêndoa.· Na amêndoa encontra-se o embrião e com ousem reserva nutritiva.

· As monocotiledôneas apresentam apenas um
cotilédone e as dicotiledôneas dois.
· Disseminação das sementes é um processo onde
elas ou os frutos são transportados ou lançados a
distâncias. Cada vegetal tem adaptações para este
fim, caracterizando um tipo de disseminação.

 

Glossário
Adelfia – soldadura de filetes.
Androceu – conjunto de estames.
Angiospermas–plantas em que produzem sementes encerradas dentro do fruto.
Arilo – envoltório acessório da semente, geralmente com coloração vistosa podendo auxialiar na dispersão.
Axila Foliar – base folias; encontro da folha com o caule.

Carpelos – órgão feminino da flor com 1 ou mais pistilos.
Deiscência – abertura da antera ou do fruto.
Dormência – condição especial de interrupção do crescimento.
Eudicotiledônea – uma classe de angiosperma, apresenta dois cotilédones, partes florais em múltiplo de 4 ou 5.

Flor Completa – tem quatro verticilos: sépalas, pétalas, estames e carpelos.
Flor Imperfeita – nela faltam os estames ou carpelos.
Flor Imperfeita – falta um ou mais verticilos florais.
Fototropismo – curvatura ou inclinação em resposta à luz.
Gineceu – aparelho reprodutor feminino; conjunto de carpelos.
Indumento – pêlo.
Inflorescência – conjunto de flores.
Macrosporo – esporo feminino.
Microsporo – esporo masculino.

Monocotiledônea – uma classe de angiosperma, com 1 cotilédone, partes florais em múltiplo de 3. Folha com venação paralela.
Perigônio – verticilo de proteção.
Plântula - é planta recém-nascida.
Pistilo – ovário, estilete e estigma.
Pólen – é o corpúsculo que dará origem aos gametas masculinos.

 





· Plântula é planta recém-nascida.
Pablo Picasso

Li
 Fonte:
http://ucbweb.castelobranco.br/
www.biologiadaana.hpg.ig.com.br
http://www.perfumenapele.com/2009/04/lirio-serie-aromas/
 

Nenhum comentário: