quarta-feira, 6 de junho de 2012

CAMÉLIAS - Camellia japônica ou japoneira



 
 
Nome popular: Camélia.
Nome científico: Camellia japonica L.
Família:
Theaceae.
Origem: Japão, China e Coréia. 

A Camélia é uma planta de flores muito atraentes, sendo ela da mesma família do chá (verde e preto). Ela é muito cultivada no mundo todo, se adaptando tanto a climas temperados como tropicais. 

É um grupo muito variado de arbustos grandes ou árvores, lenhosos, com alturas que variam de 1,5 a 6,0 m de altura, com folhagem e florescimento decorativos.

Suas flores são solitárias, grandes, de cor vermelha na espécie original, a qual deu origem a inúmeras variedades cultivadas, de flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, formadas no outono-inverno.
Pode ser utilizada tanto em jardins de estilo europeu quanto em jardins orientais e contemporâneos.

 A floração pode ocorrer durante o ano todo em regiões mais quentes. As flores podem ser utilizadas como flor de corte, pois são bem duráveis, apesar de muito frágeis.

Cuidados: A Camélia se desenvolve bem tanto plantada a sol pleno quanto à meia-sombra. É uma planta originalmene de clima temperado, contudo a variedade de flores brancas dobradas tolera climas mais quentes. Porém, nenhuma variedade suporta climas muito quentes, apesar de suportarem geadas e neve.

Elas apreciam solos ácidos e bem drenados. Regue regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Como reproduzir: Podemos multiplicá-las por meio de alporques ou estacas que devem ser preparadas após o período do florescimento. 
  
Características
Esta planta de nome científico Camellia japônica, também conhecida como Japoneira, consiste em um arbusto de grande porte nativo da Ásia que apresenta enormes flores multicoloridas que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.

Infelizmente é uma planta frágil a climas quentes muito agressivas, o que torna seu cultivo difícil nas regiões mais quentes do país, porém no sul e sudeste é possível achar desta planta adornando a frente de casas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte para proteger sua camélia mesmo quando ela já estiver grande.

Pode-se plantá-la também em vasos em mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande e mantenha-o em um lugar com um pé direito respeitável.

No momento de plantá-la, cave e revolva bastante o terreno em volta de onde for depositar o torrão para que o solo fique fofo o suficiente para que as raízes da planta cresçam bem. Adicione na cova um solo devidamente preparado para garantir que não faltará a planta nutrientes. Após o plantio irrigue bem durante os meses seguintes, é aconselhável plantá-la antes do começo do verão para que a chuva auxilie esse trabalho.

Tipo de Solo

Devido a essa planta apreciar um solo ácido e denso em nutrientes devemos utilizar uma boa dose de adubo orgânico, porém evitando farinha de osso pois o cálcio deixa o solo menos ácido. Misture a terra cerca de um terço de fertilizante orgânico, preferencialmente um que possua húmus de minhoca, isso garantirá nitrogênio suficiente para o crescimento da planta. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem se o solo inicialmente tinha a característica de reter água demasiadamente.

Anualmente antes de iniciar a época de floração (logo, no final do verão), adicione ao solo também adubo NPK rico em fósforo para estimular uma maior densidade de flores. Com a planta já adulta podemos utilizar a farinha de osso que é rica em fósforo também, porém moderadamente para não tornar o solo muito alcalino.

Como Cuidar

Anualmente podemos fazer uma pode de formação, aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.
Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque, regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.

 Flor de Camélia
 camélia

 Flor de Camélia Branca
Para que a camélia sempre dê flores
Camélia
Não há dúvidas que a Camélia (Camelia japonica) é um planta linda, com sua folhagem brilhante e as flores belas e delicadas. Mas nem sempre ela está assim. Não é raro enontrarmos camélias que passam anos sem flores, pois os botões florais caem antes de desabrochar.

Isso geralmente acontece por deficiência nutricional da planta. A dica é cuidar bem da nutrição da camélia para garantir uma florada bonita e sadia. Aí vão as orientações:

* Uma vez ao ano, aplique calcário dolomítico, da seguinte forma: calcule a área de solo equivalente à projeção da copa e use a proporção de 200g por metro quadrado;

* Faça uma mistura com 50g de torta de mamona e 50g de farinho de ossos e aplique de duas a quatro vezes ao ano (dependendo do grau de deficiência nutricional da planta).

* No final do verão, aplique um fertilizante do tipo NPK 4-14-18, seguindo as instruções do fabricante. Observe que esta fórmula é mais rica em fósforo, justamente para prevenir a queda precoce dos botões.





Pablo Picasso

Li
 Fonte:
 http://www.cuidar.com.br/camelia
 http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/camelia.html
http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A28florescamelia.htm
 

Nenhum comentário: