domingo, 8 de dezembro de 2013

A ÁRVORE E SUAS MARAVILHAS

 

Conheça as 5 árvores mais antigas do planeta

Site lista as plantas mais anciãs que ainda vivem no mundo.
 em 07/11/2012

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

As árvores são organismos incríveis, capazes de sobreviver por milênios (se nenhum engraçadinho resolver derrubá-las ou fazer uma fogueira com elas, é claro), criando compostos que servem para driblar a ação de bactérias e parasitas. Além disso, essas plantas também contam com sistemas vasculares compartimentalizados, os quais permitem que algumas partes de sua estrutura continuem vivas enquanto outras acabam morrendo.

O pessoal do site WIRED publicou uma seleção das árvores mais velhas do planeta, e nós trazemos para você as cinco mais antigas de todas elas. Confira:

1 - Matusalém

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Essa árvore, da espécie Pinus longaeva, não recebeu esse nome por acaso. Considerada como o espécime mais antigo do mundo, estima-se que ela tenha nada menos que 4.765 anos de idade! Essa raridade vive no Bosque de Matusalém, localizado na Floresta Nacional de Inyo, na Califórnia, e sua localização exata é mantida sob segredo, para evitar que a árvore sofra qualquer tipo de vandalismo.

2 - Sarv-e-Abarkooh

(Fonte da imagem: Reprodução/WIRED)

Trata-se de um cipreste gigante que vive no Irã, contando com uma idade estimada entre 4.000 e 4.500 anos. Acredita-se que essa árvore seja o organismo vivo mais antigo da Ásia, contando com uma altura de 25 metros e circunferência de 18 metros. A Sarv-e-Abarkooh é um símbolo nacional e se encontra sob a proteção da Organização para a Proteção do Patrimônio Cultural do Irã.

3 - Llangernyw Yew

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Estima-se que esse enorme teixo, localizado no vilarejo de Llangernyw, no País de Gales, conte com uma idade entre os 3 e 4 mil anos. Segundo os botânicos, essas plantas conseguem sobreviver por tanto tempo graças aos novos ramos que vão se fundindo aos mais antigos, fazendo com que as árvores continuem vivas mesmo depois que o tronco principal tenha morrido.
Tanto que o núcleo original da Llangernyw Yew já se perdeu há muito tempo, mas a árvore continua viva, contando com uma circunferência de base que chega a medir mais de 10 metros.

4 – Alerce-da-patagônia

(Fonte da imagem: Reprodução/WIRED)

Essa incrível conífera conta com uma idade estimada em 3.620 anos e é nativa da região da Patagônia. Essas árvores chegam a alcançar mais de 45 metros de altura, embora ganhem apenas alguns milímetros de circunferência de tronco a cada ano. Sendo assim, pode demorar um milênio até que elas cheguem à sua altura máxima.

5 - Jōmon Sugi

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Essa belíssima planta, localizada em Yakushima, no Japão, conta com uma idade estimada em — pelo menos — 2 mil anos, embora algumas estimativas apontem que essa árvore possa, inclusive, ter mais de 7 mil anos de idade. Com uma altura de mais de 25 metros e uma circunferência de tronco de mais de 16, a Jōmon Sugi é considerada a maior conífera do Japão.

Curiosidades

A árvore tida como a quinta mais antiga do mundo, conhecida como “The Senator”, foi destruída em um incêndio criminoso nos Estados Unidos este ano. Já o maior cajueiro do planeta, localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, embora ocupe uma incrível área de 8.500 metros quadrados e produza uma safra de cajus de aproximadamente 2,5 toneladas por ano, teria sido plantado em 1888, contando, portanto, com apenas 124 anos de idade.

Atualização

Conforme apontou um de nossos leitores, Marcelo Dos Santos Cabral, pesquisadores da Universidade Umeå, na Suécia, identificaram um espécime de pinheiro — Picea abies — com idade estimada de mais de 9.500 anos. Isso significa que, embora existam listas com as árvores mais antigas do mundo, novas plantas milenárias continuam sendo encontradas pelo mundo, muitas vezes por mero acaso!



Considerada a árvore símbolo do Estado de São Paulo, raros são os locais da metrópole onde se pode observar o jequitibá-rosa em seu formato típico e idade avançada. Nativa da Mata Atlântica, a planta é considerada a gigante das florestas do bioma. O exemplar da Praça Coronel Fernando Prestes é centenário e foi plantado ali pela antiga Escola Politécnica: abr.io/4fc2

Casa na árvore de dez andares é atração de cidade americana

Casa na árvore fica em Crossville, no Tennessee.
Construtor Horace Burgess levou 11 anos para terminá-la.

Do G1, em São Paulo
3 comentários
Uma casa de dez andares (veja vídeo) construída na árvore é uma das atrações da cidade de Crossville, no estado do Tennessee (EUA). O construtor Horace Burgess levou 11 anos para concluir o projeto, segundo o jornal inglês "Daily Mail".

Horace Burgess levou 11 anos para construir a casa na árvore. (Foto: Reprodução/YouTube) 
Horace Burgess levou 11 anos para construir a casa na árvore. (Foto: Reprodução/YouTube)
Burgess, que vive na residência, disse que começou a construção em 1993. A casa tem 10 mil metros quadrados, mas só custou US$ 12 mil (R$ 21,9 mil), pois Burgess usou de forma racional materiais reciclados.

 
16/09/2011 20h04 - Atualizado em 16/09/2011 20h21

Abóbora 'nasce em árvore' nos EUA

Imagem foi flagrada no quintal de casal em Greenfield, Des Moines, Iowa.
Casal acredita que aboboreira 'trepou' em uma pereira, criando a ilusão.

Do G1, com AP
 Foto divulgada pelo casal Phil e JaNelle Lovely, moradores de Des Moines, no estado americano de Iowa, mostra uma abóbora que aparentemente nasceu em uma pereira. O casal diz que não tem ideia de como isso aconteceu, mas acredita que se trata de uma obra (Foto: AP) 
 Foto divulgada pelo casal Phil e JaNelle Lovely, moradores de Greenvile, 
próximo a Des Moines, no estado americano de Iowa, mostra uma abóbora
 que aparentemente nasceu em uma pereira. (Foto: AP)
O casal diz que não tem ideia de como isso aconteceu, mas acredita que se trata de uma obra da natureza. Uma aboboreira teria escalado a pereira, dando a impressão de que a abóbora nasceu de um dos galhos da árvore  (Foto: AP) 
O casal diz que não tem ideia de como isso aconteceu, mas acredita que se trata de uma obra da natureza.  Uma aboboreira teria escalado a pereira,  dando a impressão de que a abóbora nasceu de um dos galhos da árvore (Foto: AP)


Árvore é flagrada crescendo no topo de chaminé no Paraguai

Cena foi registrada em Luque.
Flagra foi feito pelo fotógrafo Jorge Saenz.

Do G1, em São Paulo

Uma árvore foi flagrada no topo de uma chaminé de uma fábrica abandonada em Luque, próximo a Assunção, no Paraguai. Flagra foi feito pelo fotógrafo Jorge Saenz no domingo (2).

Árvore foi flagrada no topo de chaminé no Paraguai. (Foto: Jorge Saenz/AP) 
Árvore foi flagrada no topo de chaminé no Paraguai. (Foto: Jorge Saenz/AP)

Casal decora árvore com quase 10 mil ovos de Páscoa


Árvore fica em Saalfeld, na Alemanha.
Casal faz decoração há mais de 40 anos.

Do G1, em São Paulo

O casal alemão Christa e Volker Kraft decorou uma árvore com 9.800 ovos de Páscoa
no jardim de sua casa, em Saalfeld, na Alemanha.
 Christa e Volker Kraft montam a árvore com os ovos de Páscoa há mais de 40 anos.

Árvore é decorada com quase 10 mil ovos de Páscoa. (Foto: Jens Meyer/AP) 
Árvore é decorada com quase 10 mil ovos de Páscoa. (Foto: Jens Meyer/AP)

05/01/2011 10h30 - Atualizado em 05/01/2011 10h30

'Árvore de sapatos' é derrubada nos EUA


Árvore turística foi alvo de vândalos.
Autoridades encontraram serragem na neve.

Do G1, em São Paulo

A "árvore de sapatos", famoso ponto turístico próximo a Middlegate, no estado de Nevada (EUA), foi alvo de vândalos. Segundo as autoridades, a árvore de mais de 20 metros de altura foi derrubada na quinta ou sexta-feira. Serragem foi encontrada na neve. A polícia do condado de Churchill está investigando o caso, segundo o jornal "Lahontan Valley News".

Árvore turística foi alvo de vândalos. 
Árvore turística foi alvo de vândalos. (Foto: Marilyn Newton/Reno Gazette-Journal/AP)

Você sabia que a maior árvore frutífera do mundo está no Brasil?

O maior cajueiro do planeta nasceu no Rio Grande do Norte, na praia de Pirangi do Norte, localizada a cerca de 25 km da capital Natal. A árvore foi registrada no “Guiness Book” – o livro dos recordes – em 1994.

Ele cobre uma área de 8,5 mil metros quadrados, o equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal e ele ainda poderia crescer mais ainda, se tivesse espaço pra isso. Segundo os especialistas, poderia chegar a até 40 mil metros quadrados.

Na época de safra, a árvore produz, 2,5 toneladas de caju. Algo entre 70 e 80 mil frutas. Os cajus não são vendidos e os turistas que vão visitá-lo podem levar alguns pra casa.
De acordo com os habitantes mais antigos da região, o cajueiro tem cerca de 120 anos e provavelmente foi plantado por Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal), na época, proprietário do terreno. Depois, a área foi doada ao governo do Estado.

Esse cajueiro é tão grande porque tem uma anomalia que faz com que os galhos criem raízes ao tocar o chão, tornando-se outros troncos. Mas todos os troncos são ligados e dependem do principal. A raiz do tronco principal mede cerca de 25 metros, as demais têm cerca de dois metros.
O maior cajueiro do Mundo pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Acaxardiáceae.



(Foto: Micael Bergamaschi/CC)


Maior Cajueiro do Mundo tem 110 anos

a (3)
Não dá para deixar de ver também o maior cajueiro do mundo, em Pirangi, 12 quilômetros distante de Natal. Com 110 anos, a árvore se estende por 8,5 mil metros quadrados – o equivalente a um campo de futebol – e não para de crescer. As ruas no entorno já estão tomadas por galhos que deixam biólogos na dúvida sobre podar a árvore ou deixar que ela continue se prolongando. Pesquisadores da UFRN já comprovaram, por meio de testes genéticos, que se trata de um único exemplar da espécie, mas não encontraram explicação para a extensão da árvore.

Em época de floração e frutificação – período que se estende de novembro a janeiro –, o cajueiro produz 800 mil cajus. São duas toneladas de fruta, que ficam ao alcance do visitante e não são comercializadas, podem ser saboreadas ali mesmo, debaixo do pé. Fora de época, suco de caju é oferecido ao turista na entrada do parque.

Maior cajueiro do mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tronco principal do cajueiro.
 
O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m²,1 com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas.2 E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.2 O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

Crescimento da árvore

Galhos do cajueiro, produzindo novas raízes.
 
O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.
Vista panorâmica da árvore, cobrindo 8.500 m².
 
O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo; os habitantes do local apelidaram esse galho de "Salário Mínimo". As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.
Em 1955, a histórica revista O Cruzeiro batizou o cajueiro de "O Polvo" e definiu o fenômeno como uma "sinfonia inacabada" de "galhos lançados em progressão geométrica". À época, a planta tinha 2.000 m² de área. Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book.3

Existe um mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Dele, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.

Poda

O cajueiro invadindo a pista da Rota do Sol.
 
Questão polêmica, a poda do cajueiro divide a opinião da população.4
Há os que são a favor, com o principal argumento de que com a poda realizada, o transito da Rota do Sol (um dos acessos ao litoral sul) iria fluir melhor, já que o cajueiro está invadindo a pista e criando congestionamento de transito em horários de pico. Além disso, moradores que tem suas casas próxima ao cajueiro temem que a árvore avance em direção às residências.4

Há também os que são contra, pois defendem que se a poda for realizada, o cajueiro poderá ter comportamento inesperado e morrer, causando prejuízos a natureza e ao turismo do estado.4
Em 15 de dezembro de 2012, foi inaugurado um caramanchão ao longo da Av. Dep. Márcio Marinho, que irá fazer com que os galhos da árvore fiquem suspensos por cima da avenida.5
 
 
O maior cajueiro do Mundo - Pirangi do Norte RN 
 
O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, está localizado na Praia de Pirangi do Norte em Parnamirim, à 12 km ao sul da capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

Cajueiro Rei do Piauí,o maior do mundo: 200 anos 
 
O ecoaventureiro Alcide Filho em mais uma descoberta revela que o maior cajueiro do Brasil e do mundo pode estar no litoral do Piauí, no povoado de Cajueiro da Praia. A idade desta planta foi estimada em mais de 200 anos. Confira a versão clip desta Descoberta.
Enviado em 08/06/2010-Licença padrão do YouTube
Wikpédia e G1


Nenhum comentário: