segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

TINTA DE TERRA - COMO FAZER


Produção de Tintas Naturais - 6min.
 
Pigmentos Naturais - 3min.
 
Lili-Terra e cola - Tinta Ecológica - 3min.
 
Tinta de Terra - Como fazer - 9min.
 
 Tinta de Terra 2 - 6min.

Tinta de terra conquista agricultores familiares do Rio de Janeiro
 Publicado em 09/12/2013 na seção tecnologia :: Versões alternativas: Texto PDF
 
Desenvolvendo o turismo rural em um pesque-pague familiar na microbacia Córrego Taquara, em São Fidélis norte do estado do Rio de Janeiro, o casal de agricultores Telma e Emoildes Talon ampliou as instalações do pequeno restaurante que possui e, para pintar as paredes, aderiu à tinta da terra, uma técnica utilizada desde o período da colonização brasileira, que foi resgatada no município pela extensionista social da Emater-Rio, Eliane Oliveira, uma das executoras do Programa Rio Rural. "A tinta é mais barata e menos agressiva que as comerciais, porque o solvente é a água e o pigmento é natural, da terra dos barrancos, explica a extensionista.


Em 2012, Eliane e outros técnicos da Emater-Rio promoveram oficinas em propriedades rurais do município para divulgar a prática, que pode ser usada em paredes, telhados e até em metal. Na microbacia Valão dos Milagres, a ideia surgiu após identificar - através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), uma das etapas de planejamento do Rio Rural - o desejo dos agricultores em enfeitar suas casas, mas que esbarrava na falta de recursos financeiros.

"Os moradores estavam desanimados. Andava pelas propriedades e ouvia sempre a reclamação de que queriam casas mais bonitas, mas que nunca sobrava dinheiro para a reforma. Lembrei de uma reportagem na televisão falando desse produto e fui pesquisar. Descobri que aqui mesmo no município existe uma casa de fazenda, do José Carlos Rizon, funcionário do Incra, que foi pintada com essa tinta. No final das contas, ele também me ajudou na pesquisa," isse Eliane.

Os extensionistas da Emater-Rio distribuíram uma cartilha - Clique aqui para baixar - com o passo a passo da tinta em uma oficina de pintura e, de lá pra cá, sempre que requisitados, atendem os interessados com visitas de avaliação e aulas sobre a confecção da tinta. A mistura de terra, água e cola branca à base de PVA (comprada em frascos de 500 gramas ou um quilo) conquistou os agricultores.

"Vi muita gente falando dessa tinta e resolvi perguntar ao técnico se dava para fazer. Ele trouxe a Eliane e marcamos a aula. Vamos pintar tudo agora e, por isso, vai ficar muito mais bonito para o verão. Gostamos destes tons de terra e a vantagem é que a tinta não sai. Impressionante!" disse Emoildes.

Há três anos, o casal resolveu incrementar a renda com a criação de peixes, montando um pesque-pague. Para o futuro, diz que ainda pretende fazer mais obras e que tudo o que for mais acessível acaba sendo bom para eles.

"Pena que tenho um problema no ombro que não me permite levantar muito o braço, mas vou pintar muita coisa no sítio. Sendo tão mais barato podemos investir mais" disse Telma Talon, experimentando o produto. Eliane lembra que a receita da tinta é muito antiga.

"Isso existe há muito tempo. O problema é que esquecemos as coisas antigas, que sempre são mais simples e baratas. Era dessa forma que as casas eram pintadas no Brasil Colonial" explicou.

A tinta da terra, mesmo com o gasto com a cola, fica aproximadamente 70% mais econômica em relação às tintas de parede sintéticas e tem o benefício de ser ecológica, pois não causa impacto na natureza.

 Tinta natural - Caseira

 Material:
-100ml de cola branca
-25 gr de cada um dos pigmentos : açafrão - terra - pó de café - urucum
-100ml de água
-4 potes plásticos
-1 recipientes
-1colher

Como fazer: Juntando os ingredientes:
No recipiente coloque 25ml de cola branca mais a mesma medida de água e 12,5gr (1colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros ponha mais ou menos corante.

Misture tudo com a colher e coloque em um  potinho  com tampa bem firme.
Este tipo de tinta é solúvel em água. Use-o em papéis,tecidos ou outros materiais que não serão molhados depois de pintados.

Cores mais vivas:
Acrescente pigmentos de terra, corantes alimentícios
Esta tinta é ótima para pinturas artesanais.

Para saber mais

Clique aqui para baixar a cartilha "Cores da Terra" produzida pela Emater-Rio (arquivo PDF).


Clique aqui
www.microbacias.rj.gov.br/area_arquivo/a
rea_22/apostila_-_tinta_cores_da_terra.p
df


FONTE
Agência Rio de Notícias 

Links referenciados

Programa Rio Rural
www.microbacias.rj.gov.br
Emater-Rio
www.emater.rj.gov.br
* Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: