quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TÃMARAS E TAMAREIRAS


O deserto e as tamareiras -3min

 Tamareira da Bahia-Brasil


 Só vendo pra acreditar
a infante tamareira 
feliz se curva.
Ade.

Origem do nome

A designação do género (Phoenix) é aliás o termo grego para a palmeira-tamareira e está relacionado não com a ave mítica renascida das cinzas mas com a Fenícia donde os gregos pensavam que era originária.

Dactylifera vem da palavra grega dactylos, que significa dedos, embora na antiga língua dos hebreus e sírios dactylifera, já seja o nome dado à tamareira.

Este nome é conhecido desde os tempos de Theophrastus, (famoso botânico grego 370-285 DC).


Em árabe, a palavra tâmara significa realmente dedo de luz (douglat nour), lembrando a forma e a transparência luminosa dos frutos da tamareira.

Caraterísticas

tamareira A tamareira ou datileira (Phoenix dactylifera) é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Devido a ser cultivada desde há milénios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas será originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja que admita uma origem no sudoeste da Ásia.

É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em toiça, com vários troncos partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. As folhas são frondes pinadas, com até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura. Fonte: Wikipedia (port.)

Classificação Científica

Botanica Reino: Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Liliopsida
Ordem:Arecales
Família:Arecaceae
Género:Phoenix
Espécie:P. dactylifera
Nomenclatura binomial: Phoenix dactylifera L.
Fonte: Wikipedia (port.)

Adaptação no Brasil

A tamareira foi introduzida no Brasil a muitos anos porém poucos foram os estudos sistemáticos realizados com esta Cultura. O primeiro registro de introdução da tamareira no Brasil, data de 1928 quando alguns materiais foram introduzidos em São Paulo e alguns estudos foram realizados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde foram originadas algumas variedades.

No nordeste do Brasil a tamareira foi introduzida em projetos públicos de irrigação, entretanto muito poucas informações sobre a cultura foram coletadas, embora se saiba que, foi nesta região onde as plantas apresentaram resultados mais promissores.


No início da década de oitenta, o Centro de Pesquisas Agropecuárias do Trópico Semi-Árido e o Centro Nacional de recursos Genéticos, ambos da Embrapa, introduziram tamareiras originárias da África e dos Estados Unidos, cujos plantios foram instalados na Estação Experimental de Bebedouro em Petrolina-PE. Uma grande parte destas plantas eram originadas de sementes, resultando em um grande número de indivíduos com características genéticas diferentes da variedade original, entretanto, um outro grupo de plantas originadas de rebentos, apresentam as características genéticas das variedades originais.

Adaptação no Brasil

O pesquisador Manoel Abílio de Queiroz, doutor em melhoramento de vegetais, conta: "Uma boa surpresa foi a adaptação da tamareira. Aqui no sertão ela começou a dar frutos com quatro anos depois de plantada. No Oriente Médio, isso acontece aos oito anos", revela Queiroz.

Segundo ele, se a pesquisa da tâmara tivesse sido considerada prioritária desde o começo, hoje ela já estaria sendo colhida e comercializada. "Até hoje, recebo telefonemas de redes de supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro interessados em comprar o que nem existe ainda", brinca o pesquisador. Fonte:ANBA

Machos e Fêmeas

Planta dióica, apresenta flores masculinas e femininas em inflorescências de plantas diferentes. Assim, só as palmeiras fêmeas produzem frutos, polinizados pelo pólen fornecido pelos machos. 

Propagação

plantando
A tamareira pode ser propagada de várias formas. Cada método tem pros e contras:
Por semente: Tem a vantagem de ser a forma mais econômica e rápida para se obter uma ou várias plantas.

A desvantagem é que assim devemos obter igual quantidade de plantas femininas e masculinas, estas pouco interessantes desde o ponto de vista produtivo. Também não temos certeza de que a planta obtida vai produzir tâmaras semelhantes à aquela da qual obtivemos a semente, isso por interferência da carga genética proveniente do ‘pai’.


Por rebentos: Esta é a forma mais conveniente de propagação de uma palmeira que produz frutos exemplares.

As plantas assim obtidas conservam todas as características genéticas da matriz (a 'mãe'), dentre elas o sexo e o tipo de tâmaras que produza.
O inconveniente é que no Brasil o comercio de rebentos apenas está engatinhando (como toda a produção de tâmaras).


Por cultivo de tecidos: Esta forma de propagação é a mais apurada e já se encontram empresas que comercializam mudas obtidas mediante esta técnica.
Estas empresas atendem o mercado árabe e norte-americano por serem os que possuem maior poder aquisitivo. Além de serem clones da planta matriz, estas mudas estão livres de vírus e doenças.

Curiosidades

Como já mencionado, existem tamareiras fêmeas (que são as mais apreciadas por produzir os frutos que nos interessam) e também tamareiras macho indispensáveis para polinizar as flores das fêmeas mas que são pouco interessantes desde o ponto de vista produtivo.

Ainda que seja necessário ter pelo menos um macho para fecundar as flores femininas, este não precisa estar junto da fêmea para fecunda-a. O vento é capaz de levar o pólen a grande distância. Cita-se o caso de na Itália de uma tamareira feminina ter sido polinizada com o pólen proveniente da planta masculina situada a 75 km de distância.

Na cidade de Irecé (Bahia) uma tamareira produzia frutos com o pólen de um macho localizado no povoado de Angical, a 11 km de distância.

Plantando no nosso jardim

Jardim 

 Colocar uma tamareira no nosso jardim ou quintal pode ser uma ótima opção para embelezar o conjunto, valorizar a propriedade e, de quebra, comer deliciosas tâmaras.
A vantagem de obter uma palmeira já adulta reside no fato de poder escolher o sexo da tamareira e já conhecer o tipo de frutos que vai produzir. No sul da Flórida e Califórnia esta prática é muito comum e existem diversas empresas que fornecem as palmeiras e toda a logística necessária.
No Brasil este mercado é incipiente mas já podemos encontrar fornecedores de palmeiras e know-how.

Frescas ou secas?

As tâmaras encontradas nos mercados locais geralmente são as passas da tâmara. Este sistema de desidratação (aumento do percentual de açucares pela retirada da umidade) tem sido utilizado durante milhares de anos pois permite conservar as tâmaras por mais tempo e sem necessidade de refrigeração.

No mercado local praticamente é impossível encontrar tâmaras frescas, degustar as mesmas é um prazer reservado a poucos que cultivam tamareiras!

Vida no deserto

Se diz que um beduíno resiste três dias de marcha com uma tâmara: “No primeiro come a pele, no segundo dia o fruto e no terceiro o caroço” O que para nos pode ser uma sobremesa ou uma iguaria, no deserto faz possível a vida. Por isso as tamareiras são objeto de veneração ali onde se cultivam. 

Simbolizam a união entre céu e terra, sua presença junto às casas é sinal de hospitalidade. É a palmeira que inspirou as colunas dos templos, o pilar do céu, segundo afirma a palavra grega phoenix. Em muitas mesquitas, como em Córdoba, as colunas lembram a forma das palmeiras. E nas paisagens mais áridas, o doce do seu fruto evoca o paraíso. Traduzido de NATURALEZA DE AL-ANDALUS

 

Benefícios nutricionais

As tâmaras, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos (72%) constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). São ideais para aqueles que precisam de muita energia, como crianças e esportistas.

Falando em esportes, as tâmaras são ricas em potássio (790 mg por 100 g de tâmara seca), cobre (0,24 mg), magnésio (65 mg) y cálcio (59 mg).

Além disso, pelo seu conteúdo em açucares complexos, são metabolizadas pelo organismo de forma demorada. Isto é uma qualidade interessante quando temos que manter um ritmo intenso de esforço físico ou mental por um período longo de tempo (esportes de resistência ou probas de longa duração).

As tâmaras são também ricas em ácido pantoténico o vitamina B5, conhecida pelos seus efeitos tranqüilizantes. Assim, têm quem chame as tâmaras de “doses naturais de anti-estressante” pela capacidade que tem de relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar. Também pode ser interessante comer algumas tâmaras antes de dormir por conter triptófano que estimula a formação de melatonina, que pode contribuir a conciliar o sono e evitar a insônia.

Para quem quizer uma análise mais detalhada das propriedades nutricionais da tâmara, recomendo visitar a página da Nutrition Data (em inglés).

Benefícios para a saúde

Saude

Muitas das virtudes curativas das tâmaras já eram conhecidas e aproveitadas na antiguidade. Hoje em dia essas propriedades tem sido confirmadas e tem se descoberto que grande parte delas se deve à riqueza destes frutos em celulose e frutose.

Ricas em ferro, são aconselhadas para quem padece alterações hepáticas e anemias. Devido ao alto conteúdo de celulose e outra fibras se recomendam nos casos de intestino preso por atuarem como suave laxante.

As tâmaras estimulam o apetite, resultando assim muito benéficas nas aflições intestinais e estomacais associadas à inapetência.

Ricas em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio. Livres de colesterol são um aliado magnífico na luta contra o câncer.


As tâmaras são eficientes defensoras do organismo frente a gripes, viroses e outras infecções, tanto do aparelho respiratório como urinário.

Outros nomes

Dicionario As tâmaras são chamadas dátiles em espanhol e dates em inglês. Já as tamareiras são Palmeras datileras em espanhol e Palm date em inglês.

Variedades

Variedades 

 O teor de umidade e os teores de açucares solúveis dos frutos, quando atingem o estádio final de amadurecimento (Tamar), permitem classificar as tâmaras em três categorias: tâmaras moles, tâmaras semi–secas e tâmaras secas.

O teor de água dos frutos da tamareira pode variar de acordo com o grau de maturação, porém depende também da característica varietal: as tâmaras moles, em estádio tamar, apresentam teor de umidade geralmente superior a 30%; as tâmaras semi-secas entre 20 e 30% e as tâmaras secas menos de 20%.
Independente da variedade, quando a tâmara atinge o final do amadurecimento, mais de ¾ de sua composição é constituída pelos açucares solúveis. Já foi constatado que as tâmaras moles, contém muito pouco ou nenhum açúcar não redutor (sacarose); as tâmaras semi-secas, possuem em torno de 1/4 de açucares não redutores e ¾ de açucares redutores (frutose e glicose); e as tâmaras secas, apresentam aproximadamente 1/3 de açucares não redutores e 2/3 de açúcares redutores.


Fonte: Embrapa

Uma planilha mostrando diferentes tipos de tâmara pode ser vista em Al Madinah Dates Co.

Produção no mundo

producao

Os países asiáticos e africanos, principalmente Egito, República Islâmica de Iran, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque e os países vizinhos, juntos produzem aproximadamente 98% das tâmaras do mundo. Estados Unidos, Espanha e México produzem o restante. Fonte: FAO

As tâmaras são um cultivo de subsistência de extrema importância em quase todas as regiões desérticas. Para milhões de pessoas constituem um importante elemento nutricional que contribui na segurança alimentar e são também parte vital da cultura e da agrobiodiversidade da população local.
No Brasil não se conhece produção comercial de tâmaras. 


Tamaras

Tamaras Tâmaras podem ser achadas nos supermercados (na data próxima ao Natal) ou em mercados de produtos finos.
Geralmente estas procedem da Tunísia (onde são cultivadas por empresas espanholas) ou do sul da Califórnia.

Tamareiras

Se o objetivo for tamareiras para plantar no jardim ou para iniciar uma plantação, então o local é a Fazenda Terra. Localizada no semi-árido baiano é uma das maiores (se não a maior) plantação de tamareiras do Brasil. Pode entrar em contato e solicitar ajuda no que precisar. É só Enviar um mail.
Para conhecer a localização de algumas tamareiras no Brasil, consulte o mapa Localização de Tamareiras que estamos compilando

Mais informação

No Orkut, pode participar da comunidade Planto Tamareiras, desde já esta convidado.
A FAO (órgão da ONU) publicou (em inglês) 2 livros muito importantes:
- Date Palm Cultivation
- Date Palm Products
Uma detalhada visão desde o mundo árabe (quem mais conhece de tâmaras):
- Plantas do Alcorão: A Tamareira
- Quebre seu jejum com Tâmaras

O autor deste site

Este site é mantido por Gustavo Romero, apreciador de tâmaras e admirador de tamareiras.

O objetivo do site é difundir a cultura da tâmara no Brasil. Um trabalho iniciado na Fazenda Terra e que ano a ano divulgamos entre nossos amigos.

Receitas

ENROLADO DE TÂMARA

Ingredientes:
  • 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 2 xícaras (chá) de manteiga
  • 1 colher (chá) de erva-doce moída
  • 1 colher (chá) de málabe moído
  • 2 colheres (café) de fermento inglês
Recheio:
  • 700 g de tâmaras sem caroço, moídas na máquina (peça fina)
  • 1 colher (café) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite
Modo de Fazer:
Misture a farinha de trigo com a manteiga, acrescente a erva-doce, o málabe e o fermento (a massa fica meio dura). Deixe a massa descansar durante 10 minutos. Prepare o recheio misturando as tâmaras com o leite, o azeite e o açúcar. Leve ao fogo brando e mexa até ligar. Quando estiver pronto, abra a massa na espessura de 1 1/2 cm, espalhe o recheio por cima e enrole, completando duas voltas. Enfeite com cortes enviesados. Corte em pedaços iguais de 3 cm e leve ao forno brando numa assadeira untada com manteiga. Sirva pulverizado com açúcar.

PASTEIZINHOS DE TÂMARA

Massa:
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 xícara (chá) de manteiga derretida
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de óleo
Recheio:
  • 1 xícara (chá) de tâmaras picadas
  • 1/4 xícara (chá) de manteiga
  • 1 colher (chá) de água de rosas
Modo de Preparo:
Prepare a massa: Numa vasilha, coloque a farinha de trigo peneirada e junte a manteiga, o leite, o açúcar e o óleo. Misture bem. Amasse até obter uma massa homogênea. Prepare o recheio: leve as tâmaras e a manteiga ao fogo médio, mexendo sempre, até obter uma mistura pastosa. Retire do fogo e junte água de rosas. Abra a massa bem fina sobre uma superfície enfarinhada. Com um
cortador de biscoito, corte a massa em rodelas de mais ou menos 5 cm de diâmetro. Coloque uma colher de chá de recheio no centro de cada rodela, dobre a massa sobre o recheio e feche bem as bordas. Coloque numa assadeira sem untar e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas. Deixe esfriar e sirva.

CORDEIRO MARROQUINO COM FUNCHO E TÂMARAS

Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola roxa fatiada fina
  • 1 bulbo de funcho (erva-doce) fatiado fino
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 3/4 Kg de filé de cordeiro cortado em cubos
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de cominho
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de tâmaras secas e picadas
  • 500ml de água
  • salsa picada para decorar
Preparo
Aqueça uma colher do azeite na base da Tagine e frite a cebola, o alho e o funcho até dourar. Transfira para um prato. Coloque o restante do azeite e frite o cordeiro. Adicione todos os temperos e continue a cozinhar por 1 minuto. Retorne os vegetais para a Tagine, coloque as tâmaras e metade da água. Cubra e cozinhe por 2 horas mexendo e destampando de vez em quando. Adicione a água restante aos poucos. Decore com salsinha para servir.

TABULE DE TÂMARAS E QUEIJO

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) trigo grosso
  • 1 xícara (chá) maçãs vermelhas (cortadas em cubos)
  • 1 xícara (chá) suco limão
  • 1 xícara (chá) cebolinha
  • 1 xícara (chá) coentro
  • 1 xícara (chá) salsinha picada
  • 1 xícara (chá) queijo branco
  • 1 xícara (chá) tâmaras secas (cortadas rodelas)
  • 1/2 xícara (chá) coco fresco (em cubos)
  • 3 xícara (chá) chicória
Molho:
  • 6 colheres (sopa) iogurte natural
  • 3 colheres (sopa) mel
  • noz moscada
  • sal
Modo de Preparo:

Deixe de molho o trigo por 30 minutos. Misture todos os ingredientes do molho. Reserve. Lave e retire os caroços das tâmaras. Corte em rodelas e misture com o queijo em cubos. Coloque as maçãs no suco de limão. Misture todos os ingredientes da salada, menos a chicória e o coco. Coloque o trigo escorrido. Leve à geladeira. Depois de gelado coloque as tiras de chicória e os cubos de coco por cima. Sirva gelado com o molho.

ARROZ DE ERVAS COM TÂMARAS

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 xícara (chá) de ervas picadas (salsa, manjericão, alecrim, cebolinha verde)
  • 1/2 xícara (chá) de tâmaras sem caroços, picadas.
  • 1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e cortadas em lâminas
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto.
Modo de Preparo:
Refogue o arroz com a manteiga e as ervas. Junte sal, pimenta-do-reino e água. Cozinhe e depois de pronto coloque as amêndoas, as tâmaras e misture. Sirva quente acompanhando a ceia. Rendimento: 8 porções



 
O milagre da flor
na intimidade promete
- rara doçura. 
 Ade.

Inacreditável
- produção deliciosa
descansa no chão!
Ade.



 
 A palmeira infante
enfeita a terra
com frutos de ouro.
Ade.

 http://www.tamaras.com.br/

Nenhum comentário: