quarta-feira, 21 de março de 2012

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CAFÉ CONILON NO ESPÍRITO SANTO




Espírito Santo sedia conferência internacional sobre Conilon
Qui, 15 de Março de 2012 15:20


Em três meses o Espírito Santo sediará a Conferência Internacional de Coffea canephora, o maior evento internacional sobre café conilon já realizado no país, de 11 a 15 de junho, em Vitória.
O evento é uma promoção
 do Governo do Estado, com realização 
do Instituto Capixaba de Pesquisa,
 Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 
Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, 
e o tema da Conferência marca o centenário 
da entrada do conilon no estado: 

“Cem anos de História e Evolução 
do Conilon no Espírito Santos”. 

A região é a maior
 produtora brasileira dessa espécie de café, 
 com uma produção de 8,5 milhões de sacas em 2011.
 
A ideia de realizar a Conferência surgiu de um diálogo internacional que vem acontecendo em articulação com importantes países produtores e culminou na realização da Conferência Internacional de Coffea canephora este ano.

O objetivo é reunir um público especializado e interessado na discussão do que há de mais atual em pesquisa e tecnologias na área, assim como definir perspectivas futuras de pesquisa, produção e mercado, explica o presidente da Comissão Executiva do evento, Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper, instituição do Consórcio Pesquisa Café.

A programação da Conferência já está disponível no site oficial: www.conferenciaconilon.com.br e tem prevista a participação de 26 instituições do Brasil e do mundo que trabalham com café conilon. Entre painéis de debate, conferências e visitas técnicas, Ferrão destaca que 40% de profissionais do exterior devem integrar a programação, além de apresentações sobre o cenário da produção de conilon na Costa do Marfim, Indonésia, Uganda e Vietnã.

 Entre os assuntos que serão abordados na Conferência, estão conjuntura da pesquisa e da produção, inovação científica e tecnológica, biotecnologia, mercado, qualidade, organização de produtores,  entre outros que contribuam para uma cadeia do café mais competitiva e sustentável.

As inscrições para a Conferência 
poderão ser feitas pelo site do evento
 a partir do dia 30 de março.
Sobre o Coffea canephora
Conhecida no mercado internacional como café robusta e mais notadamente no Brasil como conilon, a espécie Coffea canephora tem uma participação de 38% na produção mundial. No Espírito Santo, a espécie foi introduzida há 100 anos e é cultivada comercialmente desde 1972. Essa cafeicultura envolve 64 municípios, 40 mil propriedades, 78 mil famílias e cerca de 250 mil empregos de forma direta e indireta no estado, distribuída em 300 mil hectares. Além do Espírito Santo, no Brasil, o conilon também conta com produções em Rondônia e na Bahia.

Na programação de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, o conilon também é destaque, sendo o objeto de estudo de trabalhos em diferentes áreas voltados à cadeia produtiva desse café.
Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Site: http://www.embrapa.br/cafe
Fone: (61) 3448-4566
Serviço de Atendimento ao Cidadão:

Nenhum comentário: