terça-feira, 20 de março de 2012

CULTIVO DO CAFÉ



Colheita do café


    
Exigências de clima e solo



    
Cultura
    
Espalhar
    
Sombra
    
Manejo do Solo
    
Fertilização
    
Poda
    
Colheita
    
Seleção e de melhoramento
    
Pragas e doenças
    
Pragas
    
Doenças
Exigências de clima e soloC.arábica é uma espécie de planalto com um período de floração que é marcadamente suscetível ao clima úmido em excesso. As plantas continuam o seu crescimento vegetativo durante a estação seca, mas entrar em plena floração em poucos dias ou semanas após o início da estação chuvosa. Aproximadamente 60% do dispêndio necessário para a produção de café, que é o custo da colheita cerejas, e, consequentemente, como uma única cultura anual que poderiam ser obtidos em áreas com uma estação molhado, é menos dispendioso para o produtor, que duas safras por ano em áreas que têm dois curtos períodos de chuva.
O café é cultivado em áreas com precipitação variando de 750 mm por ano (7.500 m3) de até 3000 mm (30.000 m3), mas o melhor café é produzido em áreas que estão em altitudes de 1200 a 1700 metros, onde a precipitação anual é de 2000 a 3000 mm e temperatura média anual é de 16 º a 22 º. Mas ainda mais importante é a distribuição do presente precipitação de acordo com o ciclo da planta. Podemos dizer que a cultura exige chuva ou irrigação abundante e uniformemente distribuídas desde o início da floração até o fim do verão para promover o desenvolvimento do fruto e madeira. No Outono no entanto no caso de uma seca que induz a floração no ano seguinte.
C.canephora é nativo para altitudes bastante baixas e nas regiões mais úmidas da costa ocidental da África, que deveriam dar alguma indicação quanto às suas exigências climáticas. O melhor café robusta na Tanzânia ocorre em uma elevação a uma altitude de 1200 m, com precipitação anual uniformemente distribuídos e cerca de 3000 mm, com temperaturas que variam de um mínimo de 17 º C por até 27 º C no ano .
Café prospera em um profundo, bem drenado, que não é nem muito leve nem muito pesada. Os vulcões de lama são ideais. A reacção do solo deve ser bastante ácida. Uma variação de pH 4,2-5,1 é considerado o melhor para o café arábica brasileiro eo café robusta na África Oriental.
Além disso, a resposta fotossintética e síntese bioquímica é fortemente influenciada pelo período climático do ano. Assim, níveis diferentes de clorofilas, carotenóides, etc., São modificadas em relação à temperatura, a intensidade da luz (DaMatta et al, 1997).

CulturaAlém de diferenças entre os sistemas de poda será discutido mais tarde, o cultivo de arábica e robusta, segue o mesmo padrão geral na maioria das áreas onde é cultivado.

    
Propagação.O café é espalhado em grande escala por meio de plantas de sementes ou vegetativamente por enxertia ou estaquia.
Para o caso de a utilização de sementes existem alguns dados sobre o mesmo armazenamento adequadas para evitar a deterioração. Assim, por C.arábica armazenamento sob ar seco do mesmo é feito a temperaturas de 10 ° C, com um teor de humidade de 10-11% (Hong e Ellis, 1992).
O actual sistema de divulgação através das plantas de café cultivadas a partir de sementes em lavouras de café, incluindo as sementes de semeadura no viveiro especial, onde as mudas serão atendidos até o seu transplante para o campo. O viveiro é uma plantação típica, está localizado no melhor terreno disponível. Se possível, use terra virgem para minimizar a doença. Cada canteiro é preparado para o apoio do viveiro de limpá-lo de pedras, nivelándolo, etc. Ele também coloca-los sob uma leve sombra de folhas de palmeira ou tiras de bambu. Estão dispostos dentro das linhas de plântulas espaçadas, aproximadamente, 15 cm, ao longo das ranhuras.


 O material de semeadura é cuidadosamente seleccionado quanto à sua adaptabilidade às condições locais, bem como pela capacidade de alto desempenho, resistência a doenças e outros critérios. Quando as plantas atingem uma altura de 15 a 20 cm, ou cerca de seis a oito meses após o plantio, as mudas estão prontas para o transplante.
Quando a propagação é por estacas pode ser usado auxinas, AIB e / ou NAA para fomentar o surgimento de raízes. Concentrações recomendadas que variam de 200 ppm NAA com boro, ou a combinação de IBA e NAA a 200 ppm, mais de boro (Ono et al, 1994).
Os cafezais são intolerantes à perturbação das suas raízes para que eles devem ser transplantadas com cuidado. Além disso, estudos recentes sobre a influência do substrato usado em viveiros, e do grau de plântulas micorrízicos associados com o café, influencia grandemente o sucesso do transplante. Demonstraram a importância da qualidade da mistura de estado do solo, de fungos micorrízicos e condições de solo após o transplante. Estas condições podem acelerar ou retardar o processo de adaptação ao novo meio de cultura de plantas jovens de café (Siqueira et al, 1995).
Plantações de café clonal são obtidas por enxertia as mudas em viveiros por clivagem, ou cultivo de plantas a partir de sementes em uma panela, ou por estacas. Uma semente obtido a partir de plantas que estão a ser utilizados como padrões são deixadas crescer à espessura de um lápis, antes de serem cortadas. As mudas de enxertia de gema sempre tomadas a partir dos ramos eretos. Quando os gomos têm crescido a 15 a 20 cm, 12 a 18 meses após a sementeira, as árvores são removidos a partir do campo. As estacas podem também ser usados ​​como raiz e padrões, mas a prática geral é tomar mudas de clone desejadas no campo.  


O percentual tem sido satisfatória vida naqueles lugares onde os hormônios têm sido utilizados para induzir o enraizamento em material de propagação com madeira macia. A raiz também pode ser implantada sem muita dificuldade na propagação de orvalho camas. Todos os métodos de propagação vegetativa são muito mais caros do que o uso de sementes, de modo que raramente são usadas quando grandes áreas devem ser plantadas.
A juventude deve ter café sombra continuamente desde o tempo do transplante-los, por conseguinte, é necessário transplantar as árvores de sombra com um ou dois anos de antecedência. O espaçamento dado às árvores é determinada principalmente pela altitude da plantação. A distância comumente utilizado no plantio de café arábica é de 2,0 x 2,5 m, o que dá mais ou menos 2.000 árvores por hectare. Outro método consiste na plantação o transplante duplo em primeiro lugar. Depois de árvores alternadas são removidos quando eles começam a ser muito lotado e os rendimentos começam a declinar.
Plantio influências densidade, estudos recentes sobre as características físico - químicas do solo fortemente modificá-los. Assim, pelo aumento da densidade, aumenta o pH do solo, Ca, Mg e K P e de carbono orgânico disponível, e reduz o Al disponível. O aumento da área coberta por árvores, diminui a erosão do solo pela chuva, reduzida lixiviação de nutrientes e ciclagem de nutrientes no solo em geral é favorecido, afetando tudo ao melhor gerenciamento de plantio (Pavan et al, 1996).

    
SombraEnquanto ainda há algum debate entre os especialistas sobre a necessidade de sombra para o cultivo de café, deve notar-se que a tendência moderna é no sentido de não utilização de sombra, ea grande maioria das novas plantações são feitos sem que isso . É um facto que o café produz invariavelmente rendimentos mais elevados, sem as plantas de sombra. Deve notar-se, além disso, que, no caso da utilização de plantas de sombra teria de:
a) ser produtivob) têm necessidades semelhantes de água e nutrientes, pois de outra forma criaria um desequilíbrio entre o café e plantas.
No caso de utilização de cor deve ser notado que, em geral, o café requer menos sombra quando o solo é melhor e quando a humidade é maior. O efeito de sombra é indireto, mas concorda com o desempenho ambiental das plantas de café. Por esta razão, é necessário que podar árvores de sombra nas regiões onde as condições meteorológicas alterar significativamente ao longo do ano, é regulada de modo que não há mais sombra durante a seco e menos húmido durante os meses . Isso geralmente significa que a operação de poda deve sempre ser realizada várias vezes ao ano.


 Em uma fazenda boa poda de café que é a primeira poda grande, pode ser dado no início da estação chuvosa, com poda leve mais tarde, de acordo com a intensidade da chuva e levando em consideração a nublado prevalece.
Plantações de café arábica em altitudes elevadas, invariavelmente requerem menos sombra do que aqueles que se encontram abaixo. De facto, pode-se obter bons rendimentos de café regularmente em solos ricos que são a altitudes elevadas sem sombra, excepto nos casos em que há uma possibilidade de geada, caso em que é necessária relativamente densa tampa de protecção.
Uma análise do surgimento do café sombra não revela nenhuma base razoável ou fato observado para a crença de que a sombra é uma necessidade geral para a planta do café, mesmo quando cultivada em baixas altitudes. Pelo contrário, é provável que os efeitos benéficos que resultam da sombra são separados a partir da sombra sobre a árvore de café em si, mas sim constituído por uma protecção contra a seca, e erosão do vento.  


Plantar árvores de sombra em regiões onde as árvores de café não estão sujeitas a condições climáticas adversas, é justificada pelo aumento da fertilidade transmitida ao solo através de processos de fixação de nitrogênio realizados pelos nódulos radiculares de leguminosas arbóreas geralmente plantada.
O espaçamento ea quantidade dada a poda de árvores de sombra em plantações de café, em particular depende da espécie e da localidade em questão. Normalmente, as árvores de maiores dimensões devem ser espaçadas a uma distância de 10 a 12 m, enquanto que o menor, como Leucaena plantadas muito mais perto. Onde você precisa de proteção contra o vento, podem ser plantadas sebes.

    
Manejo do SoloO problema mais difícil no cultivo de café, especialmente em regiões tropicais das terras altas, é a conservação do solo. É essencial estabelecer uma plantação de café, proteger o solo contra a erosão das chuvas tropicais, chuvas, assim como você faz a limpeza. Nas áreas montanhosas e nas encostas mais íngremes podem ser plantadas ao longo dos contornos de sebes de leucena. Capina seletiva, removendo plantas que podem competir com os cafeeiros com leguminosas arbustos crescimento ereto, e / ou ervas para enriquecer e proteger o solo, pode ser usado com vantagem nas encostas mais íngremes.
A manutenção de reservas adequadas de umidade do solo é importante para um bom café. Embora seja benéfico a partir do ponto de vista da floração e colheita, as camadas de solo a secar para alguns grdo antes da presença das chuvas, enquanto que as raízes mais profundas, a humidade de busca, por vezes, penetram profundamente dentro de 4 a 5 cm, deve ser fornecida com uma quantidade de água.

    
FertilizaçãoÉ mostrado que os fertilizantes são absolutamente necessários para o cultivo de café em que o sol em solos em todo o mundo, mas especialmente em média-baixa fertilidade. Nos últimos anos tem havido fertilizantes comercialmente líquidos ou fertilizantes foliares que, quando aplicada por pulverização para as folhas de plantas, irá fornecer nutrientes adicionais, tal como o fazem os adubos sólidos aplicadas ao solo.
Adubação foliar tem vantagens inegáveis ​​sobre a aplicação de fertilizantes para o solo. A principal vantagem é que o adubo é aplicado às folhas absorvidas em uma proporção elevada de não menos de 90%. Por contraste aplicado fertilizante do solo perdido por 50% ou mais, por razões diferentes. Outras vantagens são que os fungicidas foliares podem ser aplicados na mesma solução. Enquanto nós nutrir o controle de doenças. Por exemplo, aplicações de um por cento de uréia e meio por cento de Manzate, fungicida ou outro similar, de pulverização ou plantio de mudas de campo quinzenais recente à adubação nitrogenada, enquanto controla o local ferro, doença fúngica generalizada de plantações de café no sol.
Outra vantagem da adubação foliar é a aplicação declara micronutrientes ou elementos vestigiais verifica-se que eles são deficientes. Este recomendadas duas pulverizações de bórax a 1 por cento por ano, quando boro deficiente, ou a aplicação de 20 gramas de bórax ao solo, café.
As desvantagens da adubação foliar está apontando tratamentos mais ou fertilização para garantir uma oferta suficiente de nutrientes para a planta. Finalmente, de acordo com estudos com base no custo e apesar das vantagens acima mencionadas, parece que a utilização de adubação foliar na produção de café não é recomendado para comparar a eficácia entre a aplicação do solo e de pulverização foliar, com o custo elevado de fertilizantes foliares, esta é uma prática totalmente inútil em lugares onde os preços desses produtos são elevados.
Ocasionalmente, pode ser deficiente em boro, cálcio, magnésio, azoto, fósforo, potássio e zinco. Um exemplo é o caso do cálcio cuja deficiência é de grande importância na eficiência fotoquímica, tendo uma grande importância na estabilização de clorofila (Ramalho et al, 1995).
Mostrou também uma estreita relação entre a resistência dos pés de café para produzir menos sombra se as culturas têm níveis adequados de nitrogênio. A facilidade com que a transição ocorre a plantação de árvores de sombra para outra sem sombreado dependerá em grande medida da qualidade da fertilização de azoto (Fahl et al, 1994).  


Outros ensaios sobre o efeito da radiação directa em culturas de café mostra que os danos que ocorrem quando as plantas são sensíveis a sua cultura em tais condições, são mais baixos quando se obter a fertilização de azoto adequada (Nunes et al, 1993) .

    
PodaHá dois aspectos principais a serem levados em consideração em relação à poda do café: formação, antes de árvores para construir uma estrutura forte e bem equilibrado, com ramos de frutificação bons, e rejuvenescimento, segundo periódica dos ramos frutificação com a idade e parar de produzir.
O treinamento começa logo após as plantas de sementes clonal ou transplantadas para o campo. Café arábica com dois tipos de formação, tais como monocaules árvore árvores ou multi-haste. Um sistema misto permite uma única haste principal cresce a uma altura de 1,35 a 1,50 m, altura em que podar para evitar a extensão adicional para cima. Os ramos secundários e terciários que começam a partir da haste principal e ramos principais são podadas para fornecer o afastamento lateral e uniforme para que a luz atinge a área de produção.
O método mais utilizado para a formação geral de café na África e em todo o mundo é um dos sistemas-tronco múltiplas. Quase todos os países tem desenvolvido uma ou mais variações em dois padrões gerais.  


As árvores podem ser cortadas quando elas estão cerca de 30 cm de altura, uma vez mais a uma altura maior, de modo que não são de 3 a 4 hastes direitas de tamanho aproximadamente igual e força para formar a estrutura básica da árvore. Os outros dois sistemas gerais são para dobrar a extremidade superior do tronco para crescer ramos verticais e caule principal tem crescido o suficiente para manter a sua forma dobrada. São mantidas em dois, três ou quatro dos melhores ramos rectas, eo resto é cortado. 

 A ponta da guia principal pode ser cortado ou deixadas a crescer. na estufa é uma prática comum para semear as sementes perto as plantas a crescer alto e magro.

 As melhores árvores são produzidas se as plantas com cerca de seis pares de folhas são dobradas.

Tanto o sistema de treinamento a partir de um tronco único ou múltiplo precisa rejuvenescimento periódica de árvores para mantê-los condições de produção vigorosas.
A melhor época para podar as árvores de café é logo após a colheita, porque o trabalho é abundante e as plantas e depois ter tempo para se recuperar antes do próximo período de floração.


ColheitaA época de colheita varia de acordo com a proximidade do país produtor para os trópicos. Entre outubro e fevereiro são coletadas nos países perto do Trópico de Câncer, e de maio a julho, em mais próximo do que de Capricórnio, em ambos os casos coincidentes com o período chuvoso.
Cada ciclo de maturação fornece meio quilograma de café torrado, embora alguma variação pode ser de até dois quilogramas.
Quando os frutos atingem a maturidade, de 6 a 8 meses após a floração para o árabe, de 9 a 11 meses para o robusta, você pode começar a colheita do café. São utilizados dois métodos: a cobrança ou descascamento.    


   A coleção consiste em selecionar manualmente apenas cerejas maduras prontas. Este é o mais caro, exigindo várias vezes para os dias passam sem interrupção para o mato mesmo, mas você tem as melhores notas de café. A casca despojados é o ramo de cerejas. Este método pode ser mecanizada. É recolhido por esta técnica expedita uma mistura heterogénea de cerejas mais ou menos madura, ea fonte de cafés mais ácidas devido à fruta ainda verde. Onde há trabalho suficiente disponível e deseja selecionar um café de qualidade, as árvores são colhidas várias vezes, recolhendo apenas os frutos completamente maduros. Infelizmente arabica café Robusta e em certa medida, têm a desvantagem de jogar o fruto depois de ter amadurecido para além de um determinado ponto.
A época em que o café bagas amadurecem e estão prontas para a colheita varia de acordo com as condições climáticas e de solo, com práticas agrícolas e, claro, com as espécies. Onde há apenas um período seco mais ou menos bem definido, o café pode amadurecer como uma única cultura, se a estação das chuvas está relativamente bem distribuída, pode crescer de duas a três colheitas em intervalos durante o ano. A temporada pode variar de qualquer lugar de várias semanas a vários meses, mesmo em um ambiente ideal para o cultivo do café.
Os comerciais de grãos de café grau é profundamente influenciada pela forma como os benefícios são colhidos e os frutos. Enquanto os frutos são colhidos quando maduro, maior será o grau de grão. Idealmente, grãos de café devem ser colhidos quando vermelho profundo, com nenhum vestígio de restos verdes.
Os rendimentos variam entre países, entre 2400 e 21500 kg baga por hectare de café.
Seleção e de melhoramentoA seleção e de melhoramento de café continuou em dois canais principais: Uma delas foi a seleção de excelentes corridas locais em vários países onde o café é cultivado, o outro, a melhoria de café arábica e as outras espécies.
Até anos recentes, o café arábica tem sido considerado como uma cultura uniforme. Isso realmente mostra uma variação menos óbvio de árvore em árvore que o chá, cacau e café até de outras espécies, presumivelmente como resultado da sua origem para o plantio restrito de material cultivado. Grande parte do café arábica que agora existe no Novo Mundo teve a sua origem numa pequena remessa de Java para as Índias Ocidentais, mais ou menos em 1714. Um exame cuidadoso das árvores plantadas nas diversas áreas de cultivo de café revelou, no entanto, a existência de inúmeros tipos de locais. 


 As matrizes de seleção de destaque entre a multidão dos ecótipos existentes, forneceu o volume total do material de plantio, no Quênia, Tanganica, Índia, países da América Central, México, Colômbia e Brasil, entre outros. Algumas destas corridas foram nomeados variedade por um período de anos., Alguns, como o café Kilimanjaro, existem corridas isoladas, mas incluindo as misturas selecções locais e seus mutantes. Apesar do seu sucesso nessas localidades onde eles se originaram, muitos deles mostraram que constitui uma falha quando é importante para outras regiões que diferem em condições de solo e clima.
Embora as pesquisas sobre melhoramento e seleção de café na América tropical e África Oriental, têm-se centrado principalmente na seleção de variedades que têm aumentado a capacidade de produção também tem sido reconhecido que as seleções para si logo atingiu os limites pelas qualidades inerentes de material de plantio, os resultados favoráveis ​​foram obtidos em cruzamentos entre variedades de café arábica, como nos cruzamentos envolvendo outras espécies.


 Em áreas onde a ferrugem da folha vigente por Hemileia, fizeram um trabalho por muitos anos para combinar resistência genética à doença, com alto rendimento e qualidade de grãos. Variedades C. canephora, C. liberica, espécies estreitamente relacionadas com o primeiro e C. congensis foram selecionados ou estão sendo investigados no Extremo Oriente para a sua resistência às doenças.

 Em Java, C. liberica e seus híbridos com C. Árabe têm mostrado, em geral, são muito sensíveis e produzir grãos de qualidade muito baixa para competir com sucesso com café robusta e seus híbridos. Eles desenvolveram muitos bons clones de café robusta e continuará crescendo por algum tempo na Indonésia, mas os geneticistas têm obtido os seus melhores seleções de híbridos nos últimos anos. C. congensis e seus híbridos com C. Arábica são capazes de obter importância comercial no futuro, a sua resistência à doença Hemileia.
Deve haver algumas regras gerais relativas à seleção de variedades de café, desde o design. experiências actuais depende principalmente do objectivo particular pretendido, quer seja a resistência a doenças, os padrões de teste, a resistência, rendimentos mais elevados, ou uma combinação destes. No entanto, os fatores a considerar são a localização das parcelas experimentais, tendo em conta que são representativas do solo local ou regional e suas práticas de gestão, o tipo ea qualidade da sombra, a distribuição de chuva, e requisitos semelhantes.


 Por causa da experiência anterior, verificou-se em experiências como a melhoria essencial de café, o processo de selecção deve ser efectuada uma vez que as plantas são transplantadas no campo, o mesmo que os rendimentos primeiro para fins comparativos são tão importante quanto o quinto ano ou XV.
Um aspecto necessário em reprodutores e selecção de programas realizados em várias áreas de cultivo de café, tem sido o desenvolvimento dos métodos de propagação vegetativa através do qual o qual pode preservar a identidade de plantação de material de qualidade superior. Embora a inovação seja relativamente recente, em partes, propagação vegetativa foi utilizado em Java durante a segunda metade do século passado, com tentativas de controlar a infestação de nematóides nas raízes de mudas de café arábica. Variedades susceptíveis foram enxertados os cortar padrões obtidos a partir de sementes resistentes.



 Após a invasão da ferrugem da folha por Hemileia em 1880 - 1905, híbridos ocasionais permaneceu nas plantações abandonadas de C. Arábica, foram perpetuadas pelo mesmo método. 

 Mais tarde, as antigas plantações de C. liberica enxertado para obter melhor qualidade e variedades de maior resistência C.canephora. mudar durante o curso de café Robusta, vários investigadores encontrado no entanto, que a auto-esterilidade foi devido a surgir monoclonais plantações Grande robustos tipos indesejáveis. Também em Java se reuniram dados consideráveis ​​sobre o padrão de interação de gema, certas combinações são incompatíveis.
O café tem um hábito de crescimento dimórfico, com o resultado que normalmente só podem ser utilizados como gemas de ramos eretos ou ortotríficos, pois caso contrário os arbustos cairia seus ramos para o chão e seria inútil. Na forma usual de garfagem praticada nas plantações de café, as gemas são inseridas nas plantas com sementes, cortados a poucos centímetros acima do nível do solo ou brotos podados crescem nos troncos de árvores velhas.


 As plantas resultantes têm o hábito erguer o seu progenitor clone. Pouco depois de a Segunda Guerra Mundial desenvolveu um método de garfagem para ramos reprodutivos, em que os padrões obtidos a partir de sementes, em vez de corte perto do solo, foram deixadas a crescer até uma altura de 2,5 a 3 ou mais. 

 Gemas então inserido cerca de 2 a 2,5 m acima do solo, para desenvolver uma árvore de tipo salgueiro, mas pode ser facilmente escolher. Ensaios experimentais de campo com os dois tipos, eretos e com choro, provaram possuir área muito mais reprodutiva em linhas alternadas, e, portanto, aumentaram significativamente o rendimento em comparação com plantios de tipo comuns eretos.

 Os ramos eretos raízes facilmente como estacas de café ou camadas e um ou outro método é mais barato do que o enxerto, em áreas onde os padrões de resistência é essencial.
Criadores de café têm vindo a reconhecer a importância vital de testar ambos descendentes vegetativo e reprodutivo que são geradoras das raças que desenvolvem, em primeiro lugar, para garantir a compatibilidade com vários padrões quando são testados como pontes e resistência plantas com sementes, mudas, ou de camadas dos organismos que se desenvolvem no solo e, segundo, para determinar a variabilidade quando são polinizadas sob condições controladas, geralmente auto-polinização foi o caso do café arábica. A semente geradora de variedades selecionadas podem apresentar variações na árvore. árvore, enquanto os clones correspondentes podem, é claro, ser uniforme. 


 As mudas podem ainda ser mais conveniente na maioria dos casos devido à sua maior disponibilidade e menor custo de material de plantio, enquanto os seus rendimentos médios são maiores do que as variedades não-selecionados. Em muitos países sabe-se que apenas cerca de um quarto das árvores dizer, quase produção. 

 Isto significa que a seleção de sementes de árvores pendentes, sem recorrer a seleção clonal e melhoramento genético pode produzir um aumento imediato no rendimento médio.
Materiais de plantio melhorado não pode sozinho resolver o problema de aumentar a produção em muitas áreas. Deve dar maior atenção aos problemas de nutrição, a erosão do solo e medidas de cultivo outros. O rendimento médio baixo de muitos países, mesmo agora, não é exclusivamente o resultado do baixo rendimento variedades. A falta de chuvas, temperaturas muito baixas ou muito altas, a negligência continuada em relação à fertilidade do solo, a concorrência e poda de incompatibilidade de sombra, entre outros, ajudaram a manter o rendimento.  


O café tem um sistema de raízes razoavelmente fundo, mas as suas raízes são comestíveis nas camadas superiores do solo. É um grande consumidor de alimentos e não pode produzir rendimentos máximos das quais são capazes de, a menos que existam fornecimentos extensas e disponível de nutrientes essenciais da planta. Em circunstâncias ideais, uma árvore de café pode dar fruto, principalmente, madeira velha.

 Em condições menos favoráveis, podem produzir mais fruta em jovens ramos verdes, caso em que a árvore logo extintas suas reservas alimentares. Para manter saudável árvores ano após ano a produção requer rejuvenescimento contínuo através da poda. Se as culturas são capa muito pesado, então você deve executar uma reabilitação mais drástica, com a consequente perda da produção do ano seguinte. É bastante comum em áreas onde há menos de condições ideais que as árvores produzem em anos alternados, ou mesmo a cada dois anos, a menos que esta tendência pode ser contrariada pela poda adequada. Pragas e doençasMuitos esforços têm sido feitos para a introdução das práticas de gestão que incluem controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Pacotes tecnológicos atualmente disponíveis que minimizam os efeitos desses fatores limitantes na produção. Os efeitos de ervas daninhas são bem conhecidos para os agricultores, que são na sua maioria limitados a conduzir dois Paleos anuais. Com o aumento do custo e escassez de trabalho, procuramos o mais econômico e causa menos danos às condições ambientais.
A incidência de pragas no café varia muito, traças, escalas e nematóides atacam o sistema radicular, as lâminas e brocas, o tronco e os ramos e os cortadores de otários, lâminas e uma broca, uma fruta.
Estas pragas têm muitas escalas de variação. Por exemplo, a mosca minadora é mais comum na estação seca, enquanto as cochonilhas são radicais na estação chuvosa. A idade da planta tem a sua influência, as plantas jovens são possivelmente mais suscetíveis às escalas adultos. Outra relação é com as características varietais, assim, o árabe compacto são mais suscetíveis às escalas, pulgões, traças e nematóides, enquanto Canephora tem mostrado alguma tolerância a pragas sistema radicular.
A ameaça da broca vai exigir uma maior eficiência e modernização das plantações, tornando a cultura mais rentável, de modo que cobriria os custos incorridos pela planta controle.
Dentro do problema da doença, a mais importante pela gravidade das infecções são a ferrugem, Cercospora, preto listras, antracnose, Phoma, e outros como ojo de gallo e fiapos baixo que estão ligados às condições ambientais. Ele foi recentemente nomeado o ponto-de-rosa.
Deve notar-se que a utilização de produtos químicos nos controlos fitossanitários quebra o equilíbrio biológico do ambiente. Existem microorganismos e insetos benéficos que ajudam naturais de controle, tentando fazer uso mínimo de produtos químicos.

    
Pragas
BalançaEscala verde (Coccus viridis Green) escala de pontos (Lepidosaphes beckii) globosa escala (Saissetia hemisphaerica) cottony escala almofada (Icerya purchasi) cochonilha (Pseudococcus sp.).
Controlo: aplicar os seguintes produtos: Lebaycid: 2 ml / l de água; Dimecroa: 1 cc / l de água; Basudin: 1 cc / l de água.
Cortador ou rosquilloFeltia sp), Agrotis completo;. Laphyma frugiperda; Prodenia eridania e P. latisfalcia.
Controle: para a preparação de iscas envenenadas: mistura Afredo 60 kg, 15 L de água, 1 l de inseticida e 2 kg de melaço.
Bachacos (Atta sp.)
Controle: Uso aC Mirex (isco), um produto pronto para a aplicação em doses de 25 a 250 g por Bachaquero. Espalhe pelo caminho batido por bachacos.
SuportesDe preferência, atacar as raízes das árvores e também dos guamos, bananas, crotolarias, guandu e plantas daninhas. Insetos sugadores são menos móveis, vivendo em simbiose com as formigas. As mariposas podem causar a morte das árvores.
Controle: colocar pelotas fosfeto de alumínio, sob os nomes comerciais e Gastión Phostoxin. Os comprimidos são inseridos em furos 10 a 30 cm de profundidade, dependendo do tamanho das árvores e na proximidade das raízes são aplicadas de uma a quatro comprimidos.
Também pode ser aplicado insecticidas seguintes: Lebaycid CE 2,5 cc / l de água; nuvacron 60 CE 2,5 cc / l de água; Basudin 1 cc / l de água na base da planta ou ao meio circundante, Pry para promover a penetração do insecticida (aplicar 2 litros de solução por furo).
Produtos aplicados na bacia incluem: Furadan (5 g / poço) e Temik 1026 (20 g / poço).
NematóidesEles são dispersados ​​em todas as áreas de café em crescimento, a sua propagação está relacionada com a utilização de materiais infestadas. Algumas espécies de Meloidogyne têm sido citados como café patogénico (Carneiro et al, 1996; Zhang, 1995).
Controlo: em plantações de adultos deve ser o platoneo para a aplicação de nematicidas. Aplicações são feitas duas vezes por ano (Abril-Maio), com um dos nematicidas seguintes: Furadan 10 G, em doses de 5-15 g / poço e 10 Temick G, a uma taxa de 5-15 g / poço.
Mineiro (Perileucoptera coffeela Verde)
É a larva de uma mariposa que ataca pequena folha que faz galerias ou minas. A praga é muito mais prejudicial em pleno sol, em áreas inferiores a 1.000 metros e no verão.
A aplicação contínua de produtos de cobre têm produzido condições favoráveis ​​para ataques minador.
Controlo: Applications são feitos de 300 l / ha, utilizando um pulverizador de mochila, usando os seguintes produtos comerciais: Lebaycid 50% da CE, 0,8 a 1,2 L / ha; 4E Lorban. LE, 1,0 a 1,5 l / ha; Dimethoato CE 40%, 0,8 a 1,2 l / ha; Bidrin 50 S. LE, 1,0 a 1,5 l / ha; Cyolane ELE 250, 1,0 a 1,5 l / ha; Belmark cc 200-300 l / ha; Decis CE 2,5, 200 cc em 300 l / ha.
O granular insecticidas Furadan e Temik 5% para aplicação no solo na bacia, em doses de 20 a 40 g, têm sido bem sucedidas. As doses variam dependendo da idade da planta.

    
DoençasFerrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk & Br)
Esta doença é caracterizada por manchas nas folhas, que transformam amarelo, laranja, e abaixo eles não há um pó cor de laranja, que é o sintoma característico da doença.
Controle: para combater a doença através do controle químico, fazendo de três a cinco aplicações desde a entrada de chuva, com intervalos de 30 dias. Pulverizações são realizadas com os produtos que são baseados em 50% oxicloreto de cobre, a uma dose de 3 kg / ha, com um volume de 300 a 400 L de água. Também são utilizados fungicidas óxido cuproso base e outros, tais como calda bordalesa e Viçosa caldo.
Alguns testes de campo confirmam que as aplicações de fungicidas cúpricos, pode ter um efeito tônico sobre a colheita, as folhas giram verde escuro quando as plantas ainda estão na fase juvenil. No entanto uma aplicação excessiva de estes compostos podem ter efeitos depressivos sobre o crescimento das raízes das plantas jovens de café (Pavan et al, 1995). Também foi mostrado que a acumulação de cobre no solo, devido a aplicações contínuas, afecta profundamente o mesmo de modo que o processo de mineralização do material orgânico é reduzido e, consequentemente, aumenta o carbono orgânico, Ca, Mg e o pH do solo, diminuindo os níveis de Al e P (Pavan et al, 1994).
Você também pode controlar com aplicações no solo de produtos de cobre mais orgânicos e ditiocarbomatos, alternativo ou em misturas, também fungicidas: triadimefão PM (Bayleton) 25%, triadimenol (Bafidan), propiconazole (Tilt) e grânulos como Triadifon, Triadáimenol.
Cercospora (Cercospora coffeicola)É uma doença generalizada em todas as áreas que afetam folhas de café, sementes de plantas de todas as idades, com maior incidência em viveiros e plantações sem adubação. Em plantas afetadas causar desfolhamento e significativa diminuição e perda de qualidade do grão.




VARIEDADES DE CAFÉ
Os grãos de café, por fonte, geralmente têm características distintas, como o sabor (sabor critérios incluem termos como "citrus" ou "terra"), conteúdo, corpo e acidez. Estas dependem do ambiente local onde crescem plantas de café, seu método de processo e subespécies genéticos ou variedades. Assim, os cafés têm uma ampla gama de sabores e variedades mais valorizadas e prémios de preço mais raro alta.
Entre os cafés mais famosos Arábica são:

    
Armênia na Colômbia: é recolhido à mão.

    
Barahona, na República Dominicana: ácido café e com bom corpo.

    
Bucaramanga café produzido na Colômbia. É colhido pela mão.

    
Azul Mountain Coffee Jamaica: a região Blue Mountain, na Jamaica, que é uma cordilheira leste da Jamaica, 2257 m. É um dos cafés melhores e mais caros do mundo. Sabor ligeiramente ácido e aroma frutado esplêndido equilibrada.

    
Altura Cibao: Café produzido na República Dominicana.

    
Dijimmahm Etiópia: café muito puro, porque o tratamento do café é feita manualmente, sem química SIDA.

    
Exaltado na Colômbia: café produzido em Medellin. É colhido pela mão.

    
Harrar etíope: Harrar região da Etiópia, de excepcional qualidade e sabor característico, também chamado Moka Etiópia.

    
Alta Cultivada em Honduras e México: Bom café é caracterizado por um baixo nível de cafeína.

    
Huehuetenango na Guatemala: cresce a partir de 5.000 metros de altitude na região norte, região em que a Guatemala está crescendo mais remota.

    
Java: Ilha de Java, na Indonésia. Este café foi tão negociado que "java" se tornou uma gíria para se referir ao café.

    
Quénia: Um dos mais famosos cafés africanos. É caracterizada por seu sabor frutado, aroma grande, acidez excelente e de longa permanência de sabor na boca.

    
AA Quênia Quênia. O "AA" é uma classificação de qualidade no sistema de leilão de café no Quênia. Ele vem de qualquer um dos vários distritos. Conhecido entre os entusiastas de café para ter um sabor "picante".

    
Kona Hawaiian: cresce nas encostas do Hualalai no distrito de Kona, na Grande Ilha do Havaí.

    
Kopi Luwak (algália ou café) é o café feito com grãos de café que foram digeridos pela algália (Paradoxurus Hermaphroditus). Parece que ele passa através do tracto intestinal, os grãos são modificados quimicamente e perder alguma da sua amargura, acredita-se também que o civet predilecção para grãos de boa qualidade contribuem para o sabor do presente café.

    
Sumatra Lintong e Mandheling: Mandheling é nomeado para o Mandheling região em Padang Sumatra Ocidental, na Indonésia. Ao contrário do que possa parecer pelo nome, atualmente não há café no "Mandheling região" e "Mandheling de Sumatra" é usado como ferramenta de marketing pelos produtores de café da Indonésia. Enquanto isso, distrito Lintong é nomeado após o Lintong, localizado ao norte de Sumatra.

    
Minas Gerais no Brasil: Multa e suave.

    
Moka: café iemenita negociadas através do qual era o grande porto de Mocha. Acredita-se que o café mocha foi usada pela primeira vez em mistura com grãos de Java. Não deve ser confundido com o estilo de preparação (café com cacau).

    
Peaberry da Tanzânia: cresce no Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. "Peaberry" significa que os grãos de vir de um (frutos de café) de cereja em vez dos dois usual. Os Peaberries geralmente ocorrem com uma freqüência de 10% em qualquer cultura

    
Lavar bruto México: A café que é caracterizada por um baixo nível de cafeína.

    
Assalariados no Brasil: Tem um gosto bem marcado.

    
Santos do Brasil: Multa e suave.

    
SHB Guatemala e Costa Rica: Um dos melhores cafés do mundo. Seu grão é azul, brilhante e grande.

    
Sidamo, Etiópia: café muito puro, porque o processamento do café é feita manualmente, sem química aids.

    
Estritamente rígido feijão Guatemala: Considerado um dos melhores cafés do mundo. Seu grão é azul, brilhante e grande.

    
Suave Colômbia: Inclui café da Colômbia, Equador, Quênia e Tanzânia, que são lavados Arábica.

    
Tarrazu de Costa Rica Tarrazu vale nas montanhas nos arredores de San Jose, o café é o arquétipo do estado Minita.

    
Celebes Toraja Kalossi Cresce em altitudes elevadas da ilha de Celebes, no centro do arquipélago malaio, na Indonésia. Kalossi é uma pequena cidade no centro de Sulawesi, que serve como uma coleção de café e Toraja é uma zona montanhosa onde o café cresce. Celebes mostra um corpo rico, com acidez equilibrada (ligeiramente maior do que a de Sumatra) e é multidimensional no carácter.

    
Yirgacheffe etíope: a área da cidade Jirga Cheffe no Sidamo (agora Oromia) região da Etiópia
Muitas vezes, misturas de café são feitas para conseguir combinações equilibradas ou complexo, e existem muitas misturas populares. Uma das mais antigas misturas tradicionais é Mocha Java, combinando grãos de ambos os tipos. As notas de sabor particular de mocha chocolatey levou à bebida de chocolate com sabor popular, Café Moka, o que pode ter sido inventado em circunstâncias onde não há feijão Mocha estavam disponíveis. Hoje, a mistura de Moka-Java frequentemente realizados com outras variedades para proporcionar diversidade. Além das misturas no mercado, muitos cafés têm a sua própria assinatura "blend da casa".
Algumas variedades de grãos são tão conhecidos e exigiu que eles são muito mais caros do que outros. Cafés Jamaica Blue Mountain eo havaiano Kona são talvez os exemplos mais proeminentes. Estes grãos são muitas vezes misturada com outras variedades, mais baratos, e adiciona o termo de rotulagem "misto", como "Mistura Blue Mountain" ou "mistura Kona", mesmo se ele contém uma pequena quantidade de café referido.


Fonte:
http://www.bedri.es/Comer_y_beber/Cafe/Cultivo_del_cafeto.htm
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: