quarta-feira, 21 de março de 2012

HISTÓRIA DO CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO - NO BRASIL E NO MUNDO




"História do Café no Espirito Santo no Brasil e no Mundo"

(Pollyanna Demoner Zanotti /
 Edilberto Moreira de Sousa Neto)

O CAFÉ E SUAS ORIGENS.
Arbusto da família das Rubináceas, gênero coffea, do qualhá várias espécies e variedades.Do ponto de vista econômico, as espécies mais importantes são a coffea arábica, vinda do planalto da Etiópia e a coffearobusta, vinda da floresta equatorial da África.Da coffea arábica vem as principais variedades cultivadas na América Central e do sul.O ponto de partida, apesar de todas as espécies se originarem na África,foi na Arábia.

O cafeeiro 
foi introduzido no início do século XV
 e levado pelos retíopes, que invadiram o iêmem.

 Coffee arábica

O café
é a semente do cafeeiro, 
arbusto de tronco delgado,
chegando a alcançar cinco ou seis metros de altura.

Coffee Robusta

 Flor de café
As flores perfumadas,
 brancas como neve,
 se destacam no verde brilhante das folhagens.

Os frutinhos surgem ao cair das pétalas e são verdes no início. Em seguida vão crescendo e à medida que crescem, tomam coloração amarela,vermelha,bem viva e posteriormente, vermelha escura.É parecida a cerejas, na cor e na forma.A terra roxa ou massapê, o clima quente e úmido foram as principais condições encontradas pelo café, no Brasil.

É difícil imaginar as grandes modificações que o café provocou na vida econômica e hábitos do povo ao entrar no nosso país.Seca todo o humor frio, fortifica o fígado, alivia os hidrópicos por sua qualidade purificante,igualmente soberana contra sarna e a corrupção do sangue, refresca o coração e o bater vital dele, alivia aqueles que tem dores de estômago e que tem falta de apetite, é igualmente bom para as disposições frias,úmidas do cérebro.

Apesar de excelentes qualidades 
atribuídas à fruta exóticado Oriente, 
não foi fácil a aceitação do café em centros 
  civilizados europeus no século XVI.

A começar pela sua origem.Vindo da  Abissínia (Etiópia), no norte da África, terra de   muçulmanos, exatamente da região de Kafka, de onde vem onome, o café era tido como alimento vindo do lado herege do mundo,junto a  um“estimulante pecaminoso”,consumido por elementos pagãos que iam de contra a religião católica.

Além de razões religiosas,
 também era temido devido a  ameaça econômica,
 pois os mercadores de vinho viam no café 
um sério concorrente, passando a desacreditá-lo.

Frederico, o grande,
 para melhor controlar o comércio em desenvolvimento,
tornou o monopólio estatal,hoje comercializado
 somente pelo governo.
 

SUPOSIÇÕES SOBRE A ORIGEM DO CAFÉ.
Da descoberta da Etiópia – ao Brasil, o café levou em média cinco séculos.Graças a um pastor que notou diferenças no comportamento das ovelhas que comiam frutas vermelhas.Segundo a lenda, que em dado momento do século III depoisde cristo, um pastor de cabras, de nome kaldi, certa noite ficou   ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho.

Ao sair para as procurar, estas estavam saltitantes próximo a  um arbusto, onde mastigavam frutos, dando estes estranha energia que Kaldi nunca vira antes.Dizem que ele próprio experimentou os frutos, se enchendo também de energia.Kaldi  levou  essa  maravilhosa“dádiva  divina”ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo ser “obra do demônio”.

O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos foram esmagados na água para ver que tipo de  infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparadoos mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

Notícias dos maravilhosos poderes 
da bebida se espalharam de um  monastério 
a outro e aos poucos se espalhou por todo o mundo.
 

O livro “The Complete Book of Coffee” corrobora essa lenda,dando nomes aos personagens e explicando o surgimento do processo de torrefação e infusão do café para ser bebido.Este detalhe e muitos outros não são tratados neste artigo. No ano de 900, o valor medicinal do café era proclamado conforme registrado na  antiga enciclopédia  "Arab Scholar Avicenna ".


O britânico historiador Sir Henry Blount alega que os  espartanos bebiam café, mas não há indícios claros com relação aeste fato.Toda história do café começa na Etiópia Central, no Iêmem, hoje  Arábia, no século VI , quando a fruta era comida in natura. Na escola, Sir Henry, quando menino, ouviu também a lenda  de pastor de cabras ,observando que os animais ficavam agitados efelizes, quando comiam a fruta parecida com cereja e então passou a  experimentá-la

Da África foi em direção a Ásia. No século XIII, já era encontrado na  Arábia, no século XVI  começou a ser torrado e moído.Mas foram os pérsas os primeiros a fazerem a bebida.Diziam eles, que o café facilitava a digestão e aliviava o espírito.Enquanto isso, comerciantes europeus da Holanda,Alemanha e Itália certamente estavam exportando grãos e também  tentando introduzir a lavoura em suas colônias.Os holandeses foram os primeiros a iniciar o cultivo  comercial no Sri Lanka, em 1658, e então em Java, em 1699, e por volta de 1706, eles estavam exportando o primeiro café de  Java e estendendo a produção para outras partes da Indonésia.

Em 1714, os holandeses bem-sucedidos presentearam LuísXIV da França com um pé de café que cresceu numa estufa em  Versailles e quando deu frutos, as sementes foram espalhadas e as  mudas foram levadas para o cultivo na ilha de Réunion, na época  denominada de Ilha de Bourbon.A variedade de arbustos de café que se desenvolveu daquela  árvore em Paris se tornou conhecida como o café de Borbon e foi  a fonte original de grãos hoje conhecidos no Brasil, como Santos eno México como Oaxaca.


A ERRADICAÇÃO DO CAFÉ.
Mas sua verdadeira erradicação se deu em 1258, onde o  café viajou para a  Arábia, através do porto de Mocha, situada  no Mar  Vermelho.Espalhou juntamente com a cultura do Islam, pelo oriente  médio. No século XVI ,espalhou pela Europa, onde era  consumido por homens ricos, devido o controle do cultivo do  café pertencerem aos árabes, que mantinham o controle no  cultivo  desta  planta.Havia poucas árvores na Índia, que eram cultivadas por um  peregrino muçulmano, mas era exportada ainda pelo porto  de Mocha.

Depois do fim do domínio muçulmano na Europa e no  oriente, os franceses notaram que podiam obter café da Índia e  tentaram plantar no sul da França, mas as mudas não  agüentaram, devido a geadas. No século XVII, os holandeses levaram da Índia mudasde planta para o Ceilão e região a leste da Índia, onde o solo  vulcanizado de Java se mostrou perfeito para a espalhagem do  café.

O CAFÉ NA  EUROPA.
Entrou na cidade de  Veneza  primeiramente, grande mercado  de  especiarias e artigos de luxo, centro difusor de produtos finos distribuídos a cortes européias.  Depois, os países interessados e que dispunham de frotas,como no caso da Holanda, Inglaterra, França e Portugal, passarama trazê-lo da África, através de navegações que então aconteciam por oceanos Indico e Atlântico.

Em Londres, foi tão imensa sua aceitabilidade, que foi  originado na época os coffe-houses, sendo ponto de encontro de altos  comerciantes , banqueiros ,políticos e intelectuais.Se tem idéia de aproximadamente 3000 coffee-houses por volta de 1708, todas localizadas em Londres.

Prosseguiu na Itália, França e em Portugal, 
onde surgiram os mais famosos cafés do mundo...
 

 Vincent van Gogh 
Café Terrasse - 1887

É só lembrar o Café Procope,de Paris,
 ponto de reunião dos célebres revolucionários franceses.
 Na Alemanha, a moda do café teve tanta repercussão, que ocompositor Johann Sebastian Bach compôs, em 1732, a "Cantata do  Café" , em que exaltava as qualidades da bebida. No início do século XVIII, o produto já era aceito por muitas pessoas, fornecido por plantações do Haiti, colônia Francesa, que  estimulara o cultivo em grande escala. 

Embora muito divulgado,
o  produto não foi banalizado.
Guardou um forte apelo de bebida exótica, 
rara e cobiçada.

O PRIMEIRO COFEE-HOUSE.
Em 1650, o primeiro coffee-house abriu suas portas em  Oxford , Inglaterra , seu proprietário, um turco-judeu chamado Jacob. Na França, o primeiro coffee-house abriu em 1672. Por volta de 1843, havia uns milhares de coffee-houses, em praticamente toda a Europa e as colônias americanas.

Na América nessa época, somente umas pequenas quantidades  de grãos de café foram importadas para as  colônias.Foram introduzidos grãos por holandeses e Franceses, em  grande quantidade, e coffee-houses foram abertos em NovaYork ,Boston, Baltimore, Filadélfia, e em outras partes.

A maioria eram mais como tavernas do que os coffee-houses genuínos, que serviram não somente o café mas também o  chocolate, as cervejas inglesas e os vinhos.Alugavam também quartos aos  marinheiros e aos viajantes.

Um coffee-house famoso em Nova Inglaterra era o Green  Dragon, em Boston.Ele era popular com os oficiais britânicos, mas com o passar dos anos, veio ser o lugar de recolhimento de JohnAdams,Paul Revere e outros revolucionários.

História do Café no Espírito Santo no Brasil e no Mundo

 Apanhado geral sobre como o café chegou 
ao estado do Espírito Santo.



 
Flor de Café
Li
Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/21132678/
Historia-do-Cafe-no-Espirito-Santo-no-Brasil-e-no-Mundo
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: