terça-feira, 20 de março de 2012

CAFÉ SOCIAL E CULTURA



Café Social e cultura


Vincent van Gogh 
Café-terrasse


O café é consumido frequentemente ao lado (ou em vez de) café da manhã por muitos em casa. Muitas vezes, é servido no final de uma refeição, normalmente com uma sobremesa, e às vezes com hortelã depois do jantar, especialmente quando consumidos em uma festa de restaurante ou jantar.

Agressivamente promovido pelo Bureau Café Pan-Americano, o "coffee break" foi promovido em 1952. Até então desconhecido no local de trabalho, sua captação foi facilitada pela recente popularidade de ambos café e máquinas de venda automática, e tornou-se uma instituição do local de trabalho americano.

 Coffeehouses
Veja também: Café para uma história social do café, e especificamente para caffè tradições italianas

Mais conhecida como cafés ou cafés, estabelecimentos que servem café preparado ou outras bebidas quentes ter existido por mais de 500 anos.

Várias lendas que envolvem a introdução do café em Istambul em uma "Kiva Han" no final do século 15 circulam na tradição culinária, mas sem documentação.

Cafés em Meca logo se tornou uma preocupação como locais para encontros políticos para os imãs que proibiu-los, ea bebida, para os muçulmanos entre 1512 e 1524. Em 1530, o primeiro café foi inaugurado em Damasco, e não muito tempo depois, havia muitas casas de café no Cairo.

No século 17, o café apareceu pela primeira vez na Europa, fora do Império Otomano, e cafés foram estabelecidos e rapidamente se tornou popular. Os primeiros cafés da Europa Ocidental apareceu em Veneza, um resultado do tráfego entre La Serenissima e os otomanos, o primeiro é gravado em 1645.

O primeiro café na Inglaterra foi criado em Oxford em 1650 por um judeu chamado Jacob no edifício agora conhecido como "O Grand Café". A placa na parede ainda comemora este eo Café é agora um moderno bar de cocktails. Em 1675, havia mais de 3.000 cafés na Inglaterra. [133]

Em 1672, um armênio chamado Pascal estabeleceu uma barraca de café em Paris que acabou mal sucedida ea cidade teve que esperar até 1689 para seu primeiro café quando Procópio Cutò abriu o Café Procope. Este café existe ainda hoje e era um lugar importante reunião do Iluminismo francês, Voltaire, Rousseau, Denis Diderot e freqüentado, e é sem dúvida o berço da Encyclopédie, a primeira enciclopédia moderna.

A América teve o seu primeiro café em Boston, em 1676. Café, chá e cerveja foram servidos frequentemente juntos em estabelecimentos que funcionavam tanto como cafés e tabernas, um tal era o Dragão Verde em Boston, onde John Adams, James Otis e Paul Revere planejado a rebelião.

A máquina de café expresso moderna nasceu em Milão em 1945 por Achille Gaggia, e de lá se espalhou através de cafés e restaurantes em toda a Itália e no resto da Europa e América do Norte no início dos anos 1950. Um italiano chamado Pino Riservato abriu o bar café em primeiro lugar, o Bar Moka, no Soho, em 1952, e havia 400 bares tais sozinho em Londres em 1956.

Cappucino era particularmente popular entre os consumidores ingleses. Da mesma forma nos Estados Unidos, a mania se espalhou espresso. North Beach em San Francisco viu a abertura do Trieste Caffe em 1957, que viu os poetas da geração beat como Allen Ginsberg e Bob Kaufman ao lado confusos imigrantes italianos. Similares cafés tais existiu em Greenwich Village e em outros lugares.

O café Peet da primeira loja de chá e abriu em 1966 em Berkeley, CA pelo holandês nativo Alfred Peet. Ele optou por se concentrar em lotes de torrefação com mais frescas, feijão de melhor qualidade do que era norma na época. Ele era um treinador e fornecedor para os fundadores da Starbuck.

O internacional coffeehouse cadeia Starbucks começou como um modesto negócio de torrefacção e feijão de qualidade de venda de café em Seattle em 1971, por três estudantes universitários Jerry Baldwin, Gordon Bowker e Zev Siegl. A primeira loja abriu em 30 de março de 1971, seguido por um. Segundo e terceiro nos próximos dois anos Empresário Howard Schultz entrou na empresa em 1982 como Diretor de Operações de Varejo e Marketing, e empurrou para vender café expresso premade.

Os outros estavam relutantes, mas Schultz abriu Il Giornale em Seattle em abril de 1986. Ele comprou os outros proprietários em março de 1987 e empurrou com planos de expandir-de 1987 até o final de 1991, a cadeia (rebatizada de Il Giornale a Starbucks) expandiu para mais de 100 pontos de venda. Graças a empresa de nome 16.600 lojas em mais de 40 países do mundo.
 Proibição

O café foi inicialmente usado por razões espirituais. Pelo menos 1.100 anos atrás, os comerciantes trouxeram o café através do Mar Vermelho para a Arábia (atual Iêmen), onde dervixes muçulmanos começou a cultivar o arbusto em seus jardins. No início, os árabes fizeram vinho da polpa dos frutos de café fermentadas. Esta bebida era conhecida como qishr (kisher no uso moderno) e foi utilizado durante as cerimônias religiosas.

O consumo de café foi proibido pelos juristas e estudiosos (ulemás) de reunião em Meca, em 1511 como haram, mas a questão de saber se foi inebriante foi muito debatido ao longo dos próximos 30 anos até que a proibição acabou por ser revogada em meados do século 16. Use em rituais religiosos entre o Sufi ramo do Islã levou ao café que está sendo levado a julgamento em Meca: ele foi acusado de ser uma substância herético, e sua produção e consumo foram brevemente reprimida. Mais tarde, foi proibido na Turquia otomana sob um decreto pelo sultão Murad IV.

Café, considerado como uma bebida muçulmana, foi proibido por cristãos ortodoxos etíopes até tão tarde quanto 1889, é agora considerada uma bebida nacional da Etiópia para pessoas de todas as fés. Sua associação início na Europa com rebeldes atividades políticas levaram a Charles II proibindo cafés de janeiro de 1676 (embora o alvoroço criado obrigou o monarca a recuar dois dias antes da proibição deveu-se a entrar em vigor).

 Frederico, o Grande proibido na Alemanha em 1777 por razões nacionalistas e econômicas; preocupados com o preço de importação, ele tentou forçar o público de volta à cerveja consome. Na falta de produção de café colônias, a Alemanha teve de importar todo o seu café com um grande custo.

Um exemplo contemporâneo de proibição religiosa do café pode ser encontrada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A organização afirma que é tanto física quanto espiritualmente saudável de consumir café. Isto vem da doutrina Mórmon de saúde, dada em 1833 pelo fundador Joseph Smith em uma revelação chamado a Palavra de Sabedoria. Ele não se identifica pelo nome de café, mas inclui a afirmação de que "bebidas quentes não são para o ventre", que tem sido interpretado para proibir tanto café e chá.

Um grande número de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia também evitar bebidas com cafeína. Em seus ensinamentos, a Igreja incentiva os membros a evitar chá, café e outros estimulantes. A abstinência de café, tabaco e álcool por muitos adventistas tem proporcionado uma oportunidade quase única para estudos a serem realizados dentro desse grupo da população sobre os efeitos para a saúde de beber café, livre de fatores de confusão.

Um estudo foi capaz de mostrar uma associação fraca, mas estatisticamente significativa entre o consumo de café ea mortalidade por doença isquémica cardíaca, doença cardiovascular outro, todas as doenças cardiovasculares combinados, e todas as causas de morte.
Folclore e cultura

O povo Oromo que habitualmente plantar uma árvore de café sobre os túmulos de poderosos feiticeiros. Eles acreditavam que o primeiro cafeeiro surgiu das lágrimas que o deus do céu derramou sobre o cadáver de um feiticeiro morto.


 
Johann Sebastian Bach
foi inspirado para escrever
a Cantata do Café,
sobre a dependência da bebida.

 Bach compôs um salve, um ode, um reverendo à bebida. 


“Ah, como é doce o seu sabor. /
 Delicioso como milhares de beijos, / 
 mais doce que um moscatel. /
 Eu preciso de café” (…) 
“Paizinho, não sejas tão mau. / 
Se eu não beber meu café / 
as minhas curvas vão secar / 
as minhas pernas vão murchar / 
ninguém comigo irá casar”.

 
O literato Milton Ribeiro,
 em post sobre o assunto em seu blog,
 deixou a ressalva: “Bach aprendera muito bem,
 em sua vida familiar, que influenciar
os jovens não era assim tão fácil.


Belíssimo momento
inspirador da melhor arte
- o Café de Vincent


Nas quatro estações
pode chover canivete
- menos faltar café.


"O que é melhor,
frutificar muito no tempo certo
ou um só antes da hora?"


Quem pode acreditar
que esta pergunta incrível
veio de um pé de café?

Ad-*-
( Em 1981)

Quer saber como isto se deu?

É a histórinha mais linda
de tantas experenciadas
- vividas , pura verdade!

Após carnaval de 1981
ao voltar para a cidade
- quatro dias de meditação

Crianças gritavam
- fui ao parque buscar silêncio
- e eis no que deu.

Sentada no chão
entre café e eucalípto
- diante do carro-de-boi

....conto depois...





Li
Fonte:
http://www.coffee-add-shop.co.cc/home/coffee-social-and-culture
http://www.cafefacil.com.br/blog/bach-cantata-do-cafe-em-homenagem-ao-dia-internacional-da-mulher/
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: